6 melhores remédios caseiros para terçol

Evidência científica

Os principais remédios caseiros para o terçol incluem o uso de babosa, camomila, soro fisiológico ou shampoo de bebê, além da aplicação de compressas mornas que ajudam a aliviar a inflamação e facilitam a saída das secreções.

O terçol é causado pelo bloqueio de glândulas que existem nas pálpebras, resultando no acúmulo das suas secreções e infecção. Pode causar sintomas como inchaço ou desconforto, devido à inflamação do local. Entenda melhor o que é terçol e os sintomas.

Na maioria das vezes o terçol desaparece sozinho e não precisa de tratamento médico. No entanto, se não desaparecer em cerca de 8 dias ou estiver piorando, é recomendado consultar um oftalmologista.

Mulher aplicando uma compressa sobre um dos olhos

Principais remédios caseiros

As principais opções de remédios caseiros para terçol incluem:

1. Compressas mornas

As compressas mornas para terçol ajudam a aliviar a dor e a inflamação e a drenar o pus do interior do terçol, caso esteja com infecção.

Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.

Leia também: Compressa quente ou fria: quando usar e como fazer tuasaude.com/quando-usar-compressa-quente-ou-fria

2. Lava-olhos com camomila e alecrim

Outro ótimo remédio caseiro ótimo para terçol é lavar os olhos 2 a 3 vezes por dia com uma infusão de flor de camomila e alecrim, pois a camomila tem ação calmante, ajudando a aliviar a dor e o desconforto, e o alecrim é antibacteriano, ajudando a tratar a infecção, que é na maioria das vezes é a causa do terçol.

Ingredientes

  • 5 talos de alecrim;
  • 60 g de flores de camomila;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar os talos de alecrim e as flores de camomila na água fervente por 5 minutos, deixar amornar e depois lavar os olhos com esta infusão.

3. Massagem com babosa

A babosa é uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo capaz de reduzir o inchaço do terçol e evitar a infecção com bactérias. Este remédio pode ser utilizado antes de lavar o olho para aliviar a vermelhidão, a dor e o inchaço.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa.

Modo de preparo

Abra a folha de babosa pelo meio e retire o gel que está no interior. Depois esfregue um pouco do gel no local do terçol com o olho fechado, fazendo uma leve massagem. Deixe o gel ficar no olho por cerca de 20 minutos e depois lave com um pouco de água morna ou com a infusão de camomila, por exemplo.

4. Lavagem com shampoo de bebê

Um dos cuidados mais importantes no tratamento do terçol consiste em manter o olho bem lavado, para evitar uma infecção que pode aumentar o inchaço. Conheça outras situações em que o olho pode ficar inchado.

Assim, o shampoo de bebê é uma ótima escolha para lavar o olho, porque é capaz de deixar a pele bem limpa sem provocar queimação ou irritação do olho. Após a lavagem, pode-se aplicar uma compressa morna sobre o olho para aliviar o desconforto.

5. Limpeza com soro fisiológico

Outra opção é limpar da pálpebra afetada pelo terçol com uma toalha macia molhada somente em soro fisiológico. Com os olhos fechados, deve-se passar a toalha levemente sobre as pálpebras e base dos cílios, de forma a remover secreções, evitando o seu acúmulo.

6. Compressa de cravos-da-índia

O cravo-da-índia funciona como um analgésico que diminui a irritação do olho, além de eliminar as bactérias que podem piorar o terçol, levando ao acúmulo de pus e inchaço da pálpebra.

Ingredientes

  • 6 cravos-da-índia;
  • Xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 5 minutos, depois coar e mergulhar um pano limpo ou compressa na mistura. Espremer o excesso de água e aplicar sobre o olho afetado por 5 a 10 minutos.

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 284.141 visualizações