Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 melhores remédios caseiros para terçol

Um excelente remédio caseiro para o terçol consiste em aplicar compressas mornas no olho durante 5 minutos, pois isso ajuda a aliviar a congestão da inflamação, facilitando a saída de pús e a redução da dor e da coceira. Porém, outros remédios, como a camomila, a babosa e, até, o shampoo de bebês, podem ser utilizados.

Geralmente, o terçol desaparece sozinho e não precisa de tratamento médico, no entanto, se não desaparecer em cerca de 8 dias ou se piorar ao longo do tempo, impedindo de abrir o olho, é recomendado consultar um oftalmologista.

1. Compressas mornas

5 melhores remédios caseiros para terçol

As compressas mornas para terçol ajudam a aliviar a dor e a inflamação e a drenar o pus do interior do terçol, caso esteja com infecção.

Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.

2. Lavagem com camomila e alecrim

5 melhores remédios caseiros para terçol

Outro ótimo remédio caseiro ótimo para terçol é lavar os olhos 2 a 3 vezes por dia com uma infusão de flor de camomila e alecrim, pois a camomila tem ação calmante, ajudando a aliviar a dor e o desconforto, e o alecrim é antibacteriano, ajudando a tratar a infecção, caso o terçol esteja com pus.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque os talos de alecrim e as flores de camomila na água fervente por 5 minutos, deixe amornar e depois lave os olhos com esta infusão.

3. Massagem com babosa

5 melhores remédios caseiros para terçol

A babosa é uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo capaz de reduzir o inchaço do terçol e evitar a infecção com bactérias. Este remédio pode ser utilizado antes de lavar o olho para aliviar a vermelhidão, a dor e o inchaço.

Ingredientes

Modo de preparo

Abra a folha de babosa pelo meio e retire o gel que está no interior. Depois esfregue um pouco do gel no local do terçol, fazendo uma leve massagem. Deixe o gel ficar no olho por cerca de 20 minutos e depois lave com um pouco de água morna ou com a infusão de camomila, por exemplo.

4. Lavagem com shampoo de bebê

5 melhores remédios caseiros para terçol

Um dos cuidados mais importantes no tratamento do terçol consiste em manter o olho bem lavado, para evitar uma infecção que pode aumentar o inchaço.

Assim, o shampoo de bebê é uma ótima escolha para lavar o olho, porque é capaz de deixar a pele bem lavada sem provocar queimação ou irritação do olho. Após a lavagem, pode-se aplicar uma compressa morna sobre o olho para aliviar o desconforto.

5. Compressa de cravos-da-índia

5 melhores remédios caseiros para terçol

O cravo-da-índia funciona como um analgésico que diminui a irritação do olho, além de eliminar as bactérias que podem piorar o terçol, levando ao acúmulo de pús e inchaço da pálpebra.

Ingredientes

Modo de preparo

Junte os ingredientes e deixe repousar por 5 minutos, depois coe e mergulhe um pano limpo ou compressa na mistura. Esprema o excesso de água e aplique sobre o olho afetado por 5 a 10 minutos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...