Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Terçol é contagioso?

O terçol, na maioria dos casos, é uma inflamação da pálpebra que é acompanhada por uma infecção por bactérias do tipo staphylococcus. Isso significa que o terçol pode ser considerado contagioso, já que as bactérias presentes no local podem ser transmitidas, tantas para outras pessoas, como para o outro olho.

No entanto, o tipo de bactérias que causa o terçol também está presente naturalmente na pele de pessoas saudáveis, sem causar infecção. Assim, e embora, em alguns casos, possam causar um novo terçol em outra pessoa, as bactérias são equilibradas pela pele, não causando terçol. Porém, pessoas com resfriado ou que tenham o sistema imune mais enfraquecido podem desenvolver o terçol, ou até um outro tipo de infecção no olho, já que as bactérias têm maior chance para se desenvolver.

O recomendado é que, a pessoa que está com o terçol, lave sempre bem as mãos depois de tocar no local, tanto para evitar passar bactérias para outra pessoa, como evitar contaminar o outro olho.

Terçol é contagioso?

Como evitar pegar o terçol

Algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar desenvolver um terçol, e que também ajudam a evitar que a infecção passe para outras pessoas incluem:

  • Manter os olhos sempre limpos e livres de secreções ou remela;
  • Lavar o rosto diariamente, para eliminar secreções do olho e equilibrar a oleosidade da pele;
  • Evitar compartilhar objetos que possam entrar em contato com os olhos, como maquiagem, fronhas ou toalhas;
  • Evitar coçar ou levar as mãos aos olhos com frequência;
  • Sempre lavar as mãos antes de mexer no olho;

Além disso, também se deve evitar estourar o terçol, já que o pus liberado pode acabar infectando o olho e até se espalhar para outros locais do rosto.

Pessoas que usam lentes de contato deve, idealmente, parar o seu uso durante a presença do terçol, já que podem acabar contaminando a lente.

Veja mais sobre o que fazer para tratar o terçol

Por que acontece o terçol

O que determina se uma pessoa vai desenvolver este problema, ou não, é o acúmulo de secreção ao redor das glândulas da pálpebra. As pessoas que têm maior risco são:

  • Adolescentes, pela variação hormonal da idade;
  • Gestantes, pela alteração hormonal deste período;
  • Crianças, por coçar os olhos com as mãos sujas;
  • Pessoas que usam maquiagem diariamente, por facilitar o acúmulo de secreção.

Além disto, pessoas que não fazem uma higiene adequada dos olhos, deixando acumular muita secreção ou maquiagem, têm maior chance de desenvolver um terçol.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem