Como tratar o terçol em bebê

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
abril 2020

Para tratar o terçol no bebê ou na criança é recomendado colocar uma compressa morna no olho 3 a 4 vezes por dia para ajudar a aliviar os sintomas do terçol, diminuindo o desconforto sentido pela criança.

Normalmente, o terçol na criança cura sozinho após cerca de 5 dias e, por isso, não é necessário utilizar pomadas com antibióticos para tratar o problema. No entanto, caso os sintomas não melhorem após 1 semana é recomendado consultar o pediatra para iniciar um tratamento mais específico, que pode incluir pomadas antibióticas, por exemplo.

Já no caso de terçol no bebê com menos de 3 meses de idade é sempre aconselhado ir ao pediatra antes de iniciar qualquer tipo de tratamento em casa.

Como fazer as compressas mornas

Para fazer as compressas mornas, basta encher um copo com água morna filtrada e verificar a temperatura, de modo que não esteja muito quente para não queimar o olho do bebê. Caso a água esteja na temperatura adequada, deve-se mergulhar uma gaze limpa na água, tirar o excesso e colocar no olho com o terçol por cerca de 5 a 10 minutos.

As compressas mornas devem ser colocadas no olho do bebê ou criança cerca de 3 a 4 vezes ao dia, sendo uma ótima dica colocá-las quando o bebê estiver dormindo ou mamando.

Veja outra forma de fazer as compressas com plantas medicinais para acelerar a recuperação.

Como acelerar a recuperação do terçol

Durante o tratamento do terçol no bebê, é necessário ter alguns cuidados, como:

  • Não espremer ou estourar o terçol, pois pode piorar a infecção;
  • Utilizar uma gaze nova cada vez que fizer a compressa morna, pois a bactéria permanece na gaze, piorando a infecção;
  • Utilizar uma gaze nova para cada olho, no caso de existir terçol nos dois olhos, para evitar que a bactéria se alastre;
  • Lavar as mãos depois de fazer a compressa morna no bebê, para evitar pegar a bactéria;
  • Lavar as mãos do bebê várias vezes por dia, pois ele pode tocar no terçol e pegar a outra pessoa;
  • Limpar o olho com uma gaze morna quando o pus do terçol começar a sair para retirar todo o pus e limpar o olho do bebê.

O bebê com terçol pode ir para a creche ou, no caso da criança, para a escola, pois não existe risco de passar a inflamação para outras crianças. No entanto, é recomendado fazer compressa morna antes de ele sair de casa e quando voltar, para aliviar o desconforto.

Além disso, sempre que possível, deve-se pedir para que a professora, ou outro adulto responsável, fique atento para evitar que a criança fique brincando em caixas de areia ou parquinhos com terra, já que podem acabar colocando as mãos nos olhos e piorar a inflamação.

Quando ir ao pediatra

Embora o terçol pode ser tratado em casa na maior parte dos casos, é recomendado ir ao pediatra quando o terçol aparece em bebês com menos de 3 meses, demora mais de 8 dias para desaparecer ou quando surge febre acima de 38ºC.

Além disso, se o terçol voltar a surgir pouco tempo após ter desaparecido, também é aconselhado consultar o médico, já que pode indicar a presença de algum microrganismo que precisa ser eliminado com algum remédio específico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2020. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.