Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Refluxo em adultos e bebês

Os sintomas de refluxo podem surgir minutos ou poucas horas após a alimentação, podendo ser caracterizado pela queimação no estômago, arroto, azia e sensação de peso no estômago, por exemplo.

O refluxo corresponde ao retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à laringe e boca, levando à inflamação constante da parede do esôfago. Essa situação pode acontecer tanto em adultos quanto em crianças, sendo o principal sinal de refluxo em bebê as golfadas após mamar.

Sintomas de Refluxo em adultos e bebês

Como saber se é refluxo

Além da sensação de peso no estômago e queimação, outros sinais e sintomas podem surgir, sendo os principais:

  • Queimação no estômago que pode subir até à garganta;
  • Dor em queimação no estômago, peito e/ou garganta;
  • Sensação de peso no estômago;
  • Arroto;
  • Azia;
  • Indigestão;
  • Tosse seca frequente após comer;
  • Dificuldade para engolir os alimentos;
  • Laringite;
  • Crises de asma.

Os sintomas tendem a piorar quando dobra-se o corpo para baixo para pegar algo do chão, por exemplo, ou quando a pessoa permanece na posição horizontal após a refeição, como ocorre na hora de dormir. O refluxo constante pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, chamada de esofagite, que, se não for tratada corretamente, pode até levar ao câncer. Entenda o que é esofagite e o que fazer para tratar

Sintomas de refluxo em bebês

O refluxo em bebês também provoca retorno do conteúdo dos alimentos do estômago em direção à boca, por isso, alguns dos sinais e sintomas que podem indicar esta situação são vômitos constantes, sono agitado, dificuldade para mamar e ganhar peso e rouquidão devido à inflamação da laringe.

Além disso, o bebê pode desenvolver otites de repetição devido à inflamações frequentes das vias aéreas ou até pneumonia aspirativa, devido à entrada de alimentos nos pulmões. Saiba reconhecer os sinais e sintomas de refluxo em bebês.

O que fazer se tiver refluxo

Em caso de suspeita de refluxo, é necessário procurar atendimento do médico clínico geral, gastroenterologista ou pediatra, que poderão avaliar os sintomas, o exame físico e, se necessário, solicitar exames como teste o pH gástrico ou endoscopia digestiva, por exemplo.

O tratamento é feito com medicamentos para bloquear a acidez do estômago, como Omeprazol ou Ranitidina. Também é muito importante fazer alterações na dieta, evitando-se alimentos que facilitam o refluxo, como gorduras, frituras, molho de tomate, hortelã, café e pimenta, além de ser indicado evitar refeições volumosas, bebidas alcoólicas ou deitar logo após comer. Veja como combater o refluxo

Veja, também, no vídeo a seguir algumas dicas para se livrar do refluxo naturalmente:

Refluxo - Tratamento Natural

1032 mil visualizações

Bibliografia >

  • PUCCINI, Flávia R. S.; BERRETIN-FELIX, Giédre. Refluxo gastroesofágico e deglutição em recém nascidos e lactentes: revisão integrativa da literatura. Rev. CEFAC. Vol 17. 5 ed; 1664-1673, 2015
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTROENTEROLOGIA. Doença de refluxo gastro-esofágico: normas de orientação clínica. 2012. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2015/11/NOC_drge.pdf>. Acesso em 02 Out 2019
  • JUNIOR, Luiz João A. Doença do refluxo gastroesofágico. JBM. Vol 102. 6 ed; 31-36, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem