10 principais sintomas de refluxo e o que fazer

fevereiro 2023

O refluxo gastroesofágico pode causar alguns sintomas, como sensação de estômago cheio e pesado, sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta, dor no peito, tosse após a refeição, mal-estar geral, arrotos e gosto desagradável na boca.

Na presença de sinais e sintomas de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, confirmado o diagnóstico e iniciado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos e mudanças na alimentação.

O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode acontecer com mais frequência em pessoas que estão acima do peso e possuem alimentação pouco saudável. Veja mais sobre o refluxo e principais causas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de refluxo são:

  1. Azia;
  2. Sensação de estômago cheio e pesado;
  3. Sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta;
  4. Dor no peito;
  5. Tosse após a refeição;
  6. Mal-estar geral;
  7. Arroto;
  8. Sensação de bolo na garganta;
  9. Sensação que o alimento consumido voltou para a garganta;
  10. Gosto desagradável na boca.

Nos bebês, o refluxo pode ser identificado pelas golfadas após a mamada, sono agitado, irritação, rouquidão e dificuldade para ganhar peso, por exemplo. Confira outros sintomas de refluxo em bebês.

Os sintomas do refluxo gastroesofágico podem surgir logo após ou algumas horas após a refeição, podendo piorar quando a pessoa deita ou se abaixa após comer.

O que fazer

Em caso de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e orientado o tratamento. De forma geral, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos gordurosas e industrializados e bebidas alcoólicas e gaseificadas, dando preferência Às frutas e verduras. Além disso, é recomendado comer em menor quantidade e a cada 3 horas.

Além disso, pode ser também indicado pelo médico o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sinais e sintomas e evitar novas crises de refluxo, como é o caso dos medicamentos antiácidos, inibidores da produção de ácido, aceleradores do esvaziamento gástrico e protetores gástricos. Veja mais detalhes do tratamento para refluxo.

Qual médico consultar

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de refluxo é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação mais detalhada dos sintomas e dos hábitos alimentares e de vida da pessoa, além de também poder ser indicada a realização de exames.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • GOLDMAN, Lee; SCHAFER, Andrew I.. Goldman-Cecil Medicina. 25.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 911-914.
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTROENTEROLOGIA. Doença de refluxo gastro-esofágico: normas de orientação clínica. 2012. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2015/11/NOC_drge.pdf>. Acesso em 17 fev 2023
Mostrar bibliografia completa
  • JUNIOR, Luiz João A. Doença do refluxo gastroesofágico. JBM. Vol 102. 6 ed; 31-36, 2014
  • PUCCINI, Flávia R. S.; BERRETIN-FELIX, Giédre. Refluxo gastroesofágico e deglutição em recém nascidos e lactentes: revisão integrativa da literatura. Rev. CEFAC. Vol 17. 5 ed; 1664-1673, 2015
  • WORLD GASTROENTEROLOGY ORGANISATION GLOBAL GUIDELINES. Global Perspective on Gastroesophageal Reflux Disease. 2015. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2015/07/2015-Gastroesophageal-Reflux-Disease-GERD.pdf>. Acesso em 17 fev 2023
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.