10 principais sintomas de refluxo e o que fazer

Atualizado em abril 2024

O refluxo gastroesofágico pode causar alguns sintomas, como sensação de estômago cheio e pesado, sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta, dor no peito, tosse após a refeição, mal-estar geral, arrotos e gosto desagradável na boca.

Na presença de sinais e sintomas de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, confirmado o diagnóstico e iniciado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos e mudanças na alimentação.

O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode acontecer com mais frequência em pessoas que estão acima do peso e possuem alimentação pouco saudável. Veja mais sobre o refluxo e principais causas.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre os sintomas do refluxo:

Principais sintomas

Os principais sintomas de refluxo são:

  1. Azia;
  2. Sensação de estômago cheio e pesado;
  3. Sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta;
  4. Dor no peito;
  5. Tosse após a refeição;
  6. Mal-estar geral;
  7. Arroto;
  8. Sensação de bolo na garganta;
  9. Sensação que o alimento consumido voltou para a garganta;
  10. Gosto desagradável na boca.

Além disso, devido a irritação na garganta provocada pelo ácido do estômago, também é comum surgir pigarro na garganta. Veja outras causas do pigarro na garganta.

Nos bebês, o refluxo pode ser identificado pelas golfadas após a mamada, sono agitado, irritação, rouquidão e dificuldade para ganhar peso, por exemplo. Confira outros sintomas de refluxo em bebês.

Os sintomas do refluxo gastroesofágico podem surgir logo após ou algumas horas após a refeição, podendo piorar quando a pessoa deita ou se abaixa após comer.

Teste online de sintomas

Para saber quais as chances de ter refluxo gastroesofágico, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Queimação frequente subindo pelo peito até a garganta
  2. 2. Sensação frequente de alimentos voltando do estômago
  3. 3. Dificuldade para dormir, especialmente logo após as refeições
  4. 4. Azia ou dor na boca do estômago
  5. 5. Náusea
  6. 6. Gosto azedo na boca

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.

O que fazer

Em caso de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e orientado o tratamento. De forma geral, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos gordurosas e industrializados e bebidas alcoólicas e gaseificadas, dando preferência Às frutas e verduras. Além disso, é recomendado comer em menor quantidade e a cada 3 horas.

Além disso, pode ser também indicado pelo médico o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sinais e sintomas e evitar novas crises de refluxo, como é o caso dos medicamentos antiácidos, inibidores da produção de ácido, aceleradores do esvaziamento gástrico e protetores gástricos. Veja mais detalhes do tratamento para refluxo.

Qual médico consultar

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de refluxo é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação mais detalhada dos sintomas e dos hábitos alimentares e de vida da pessoa, além de também poder ser indicada a realização de exames.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Vídeos relacionados