Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de infecção por Salmonella

Os sintomas da infecção por salmonella, também conhecida como salmonelose, normalmente são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, incluindo vômitos, diarreia forte e febre acima de 38ºC. Por isso, a única forma de saber que os sintomas estão sendo pela Salmonella é fazendo um exame às fezes no laboratório.

A salmonella é um tipo de bactéria que pode ser ingerida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais, o que pode acontecer ao se comer um ovo mal cozinhado ou quando se lava mal as mãos antes de cozinhar, por exemplo.

Sintomas de infecção por Salmonella

A infecção intestinal causada pela salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, causando a febre tifoide, que pode levar à morte. Veja como tratar a febre tifoide.

Como saber se tenho salmonella

Se acha que pode estar com uma gastroenterite causada pela salmonella, selecione os sintomas que está sentindo:

  1. 1. Diarreia constante
    Sim
    Não
  2. 2. Fezes com sangue
    Sim
    Não
  3. 3. Dor abdominal ou cólicas frequentes
    Sim
    Não
  4. 4. Enjoos e vômitos
    Sim
    Não
  5. 5. Mal estar geral e cansaço
    Sim
    Não
  6. 6. Febre abaixo de 38º C
    Sim
    Não
  7. 7. Perda de apetite
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

Esses sintomas podem surgir até 10 dias após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles também podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Como confirmar o diagnóstico

Os sintomas apresentados durante uma infecção por salmonella ajudam o médico a confirmar que se está com uma gastroenterite, no entanto, a única forma de confirmar que a infecção está sendo causada pela salmonella é fazer um exame de fezes, no qual uma amostra de fezes é enviada para o laboratório, de forma a identificar quais as bactérias que estão presentes.

Identificar a bactéria que está causando a gastroenterite ajuda o médico a adequar melhor o tratamento, permitindo selecionar o melhor antibiótico para eliminar a bactéria. Veja como é feito o tratamento de uma infecção intestinal, como a salmonelose.

Quando ir ao médico

Em geral, a intoxicação causada pela salmonella não precisa de internamento, mas se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, deve-se procurar o médico, pois é possível que a contaminação tenha sido pelas formas graves da doença.

Nestes casos, além de beber bastantes líquidos para manter a hidratação e controlar os sintomas da doença, o tratamento também inclui o uso de antibióticos.

É importante lembrar que crianças, mulheres grávidas e idosos são mais sensíveis à infecções intestinais, e devem ser levados ao médico logo que os sintomas forem identificados.

Veja como prevenir a Salmonelose e quais as suas complicações.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...