Salmonella: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

A Salmonella é um tipo de bactéria que pode ser transmitida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais, o que pode acontecer ao se comer um ovo mal cozinhado ou quando se lava mal as mãos antes de cozinhar, por exemplo.

Os sintomas da infecção por Salmonella, também conhecida como salmonelose, são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, incluindo vômitos, diarreia forte e febre. Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido.

A infecção intestinal causada pela Salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar para outros órgãos. Por isso, é sempre recomendado ir ao hospital ou consultar um clínico geral em caso de suspeita.

Principais sintomas

Os principais sintomas da infecção por Salmonella são:

  • Diarreia intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de barriga;
  • Mal-estar geral;
  • Pode haver febre e calafrios;
  • Pode haver sangue nas fezes.

Embora sejam mais frequentes nas primeiras 48h, os sintomas de infecção por Salmonella podem surgir até 10 dias após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por até 5 ou 7 dias. Também podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento que foi ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Como saber se é infecção por Salmonella

Se acha que pode estar com uma infecção causada pela Salmonella, por favor, selecione os sintomas que está sentindo:

  1. 1.Diarreia intensa
  2. 2.Fezes com sangue
  3. 3.Dor abdominal ou cólicas frequentes
  4. 4.Enjoos e vômitos
  5. 5.Mal estar geral e cansaço
  6. 6.Febre baixa
  7. 7.Perda de apetite
  8. 8.Nas últimas 24h comeu algum alimento que pudesse estar estragado?
  9. 9.Nas últimas 24h comeu fora de casa?

Como confirmar o diagnóstico

O médico mais indicado para confirmar o diagnóstico de infecção por Salmonella e orientar o tratamento é o gastroenterologista.

Geralmente, o médico suspeita de uma gastroenterite após avaliar os sintomas apresentados, no entanto a única forma de confirmar que se trata de uma gastroenterite causada por Salmonella é fazendo um exame de fezes, no qual uma amostra de fezes é enviada para o laboratório, de forma a identificar as bactérias presentes.

Além do exame de fezes, pode ainda ser aconselhado fazer uma análise microbiológica do vômito, caso tenha ocorrido e seja possível coletar, ou através da análise do alimento que foi consumido. Identificar a bactéria que está causando a gastroenterite ajuda o médico a adequar melhor o tratamento, permitindo selecionar o melhor antibiótico para eliminar a bactéria.

O que pode causar a infecção

A bactéria Salmonella pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo. Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.

A contaminação por Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal-passados.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos não é necessário qualquer tratamento específico para a infecção por Salmonella, já que o corpo consegue eliminar a bactéria através da diarreia e/ou dos vômitos. No entanto, como existe uma grande perda de líquidos é importante que se fique de repouso e se mantenha uma hidratação adequada, ingerindo água, soro caseiro, chás ou sucos naturais. Além disso, também é importante fazer uma alimentação leve. Veja como deve ser a dieta durante uma infecção intestinal.

Veja como fazer o soro caseiro para manter a hidratação em casa:

Nos casos mais graves, em que a bactéria se espalha pelo corpo e causa sintomas mais intensos, pode ser necessário iniciar o uso de um antibiótico ou até de internamento hospitalar. Por esse motivo, todos os casos suspeitos de infecção devem ser sempre avaliados por um médico.

Como prevenir a infecção por Salmonella

A salmonelose pode ser evitada através do correto manuseio e confecção dos alimentos. Para evitar a contaminação por Salmonella recomenda-se:

Comer carne bem passada;

  • Lavar as mãos antes de manusear ou consumir alimentos;
  • Evitar comer saladas e frutas com casca em locais de higiene duvidosa;
  • Lavar bem frutas e legumes antes de confeccionar ou consumir.

Veja como lavar os vegetais de maneira a eliminar esta bactéria.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Salmonella (Salmonelose): o que é, causas, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/Salmonella>. Acesso em 16 set 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

    10:06 | 63015 visualizações
  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2498127 visualizações