Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gastroenterite: o que é e como tratar

A gastroenterite é uma inflamação no estômago que pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo chamadas de gastroenterite viral e gastroenterite bacteriana, respectivamente, pela ingestão substância de alguma substância tóxica ou efeito colateral de algum medicamento, sendo chamada gastroenterite aguda. 

Os sintomas clássicos da gastroenterite são diarreia, com ou sem sangue, e vômitos, sendo recomendada a ingestão de muitos líquidos para evitar a desidratação. Além disso, é recomendada seguir uma dieta adequada para gastroenterite, rica cereais não integrais, chás e frutas que possuem muita água, como a melancia e o melão.

Gastroenterite: o que é e como tratar

Sintomas de Gastroenterite

Se acha que pode estar com gastroenterite, selecione os seus sintomas para saber qual o risco:

  1. 1. Diarreia constante
    Sim
    Não
  2. 2. Fezes com sangue
    Sim
    Não
  3. 3. Dor abdominal ou cólicas frequentes
    Sim
    Não
  4. 4. Enjoos e vômitos
    Sim
    Não
  5. 5. Mal estar geral e cansaço
    Sim
    Não
  6. 6. Febre abaixo de 38º C
    Sim
    Não
  7. 7. Perda de apetite
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

A desidratação é uma das piores consequências da gastroenterite, que é especialmente grave e fatal em crianças e pessoas muito doentes ou idosos. Assim, é importante beber bastante água, sucos ou chás para repor a quantidade de líquido e minerais perdidos na crise de gastroenterite. Saiba quais são os sintomas de desidratação.

Como é feito o tratamento 

O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou soro caseiro, água e água de coco. Em alguns casos mais graves essa reposição hídrica pode ser feita diretamente na veia, no hospital, para mais rápida estabilização do paciente.

A alimentação deve ser leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia. É importante evitar frituras, café e alimentos que provocam gases para aliviar os sintomas da gastroenterite e melhorar a inflação. Saiba como é feita a dieta para gastroenterite.

O consumo de medicamentos para interromper o vômito e a diarreia só deve ser feito com a recomendação do gastroenterologista, pois isto pode piorar o quadro do paciente, já que alguns medicamentos podem provocar irritação no estômago. No entanto, existem alguns suplementos especiais chamados probióticos que ajudam a regular a flora bacteriana, sendo uma forma de acelerar a recuperação.

Assista o vídeo e veja como preparar o soro caseiro:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar