A salmonelose é uma intoxicação alimentar causada por uma bactéria chamada Salmonella. A forma mais comum de transmissão desta doença para o homem é através da ingestão de alimentos contaminados, e os maus hábitos de higiene.
A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção. No entanto, na maioria das vezes não é necessário tratamento específico, controlando apenas os sintomas de vômito e diarreia, por exemplo.

Sintomas da Salmonelose
Os sintomas da salmonelose surgem entre 8 e 48 horas após o consumo do alimento contaminado ou contato com o animal infectado, resultando em desconforto gastrointestinal e outros sintomas, como :
- Dores de barriga;
- Diarréia;
- Pode haver febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Náuseas e vômito;
- Pode haver sangue nas fezes.
As infecções mais graves acontecem mais facilmente em pessoas idosas e em crianças, devido à sensibilidade do sistema imunológico e, por isso, há maior risco de apresentarem sintomas relacionados à desidratação. Veja como reconhecer a infecção por Salmonella.
Como acontece a contaminação
A salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella, que pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo. Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.
Dessa forma, a contaminação pela Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal-passado.
O diagnóstico desta doença é feito através da análise das fezes e, após a confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, podendo ser indicado o uso de antibióticos, antieméticos e reposição de líquidos para evitar a desidratação.
Tratamento da Salmonelose
Em alguns casos a salmonelose pode causar uma grande desidratação, sendo necessário a reposição dos líquidos por meio do soro. Normalmente não há necessidade de realização de tratamento específico, apenas nos casos em que a bactéria atinge a corrente sanguínea, causando sintomas mais graves, sendo recomendado o uso de antibióticos.
A duração do tratamento depende dos órgãos atingidos da idade e condição de saúde dos pacientes, além da ocorrência de outros sintomas, como dor nas articulações, dificuldade em urinar, inflamação nos olhos e artrite.
Veja como preparar o soro caseiro neste vídeo:
Este soro caseiro deve ser ingerido como substituto da água, e sempre depois de um episódio de vômito ou diarreia para repor os líquidos e sais minerais.
Como prevenir
A salmonelose pode ser evitada através do correto manuseio e confecção dos alimentos. Para evitar a contaminação recomenda-se só comer carne bem passada, lavar as mãos antes de manusear e consumir os alimentos e evitar comer saladas e frutas com casca em lanchonetes e restaurantes, pois não se sabe os hábitos de higiene destes locais.
Ao lavar corretamente as frutas e vegetais a Salmonella é eliminada não havendo hipótese de contaminação. Veja como lavar os vegetais de maneira a eliminar esta bactéria.