Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Salmonelose: principais sintomas e tratamento

A salmonelose é uma intoxicação alimentar causada por uma bactéria chamada Salmonella. A forma mais comum de transmissão desta doença para o homem é através da ingestão de alimentos contaminados, e os maus hábitos de higiene.

A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção. No entanto, na maioria das vezes não é necessário tratamento específico, controlando apenas os sintomas de vômito e diarreia, por exemplo. 

Salmonelose: principais sintomas e tratamento

Sintomas da Salmonelose

Os sintomas da salmonelose surgem entre 8 e 48 horas após o consumo do alimento contaminado ou contato com o animal infectado, resultando em desconforto gastrointestinal e outros sintomas, como :

  • Dores de barriga;
  • Diarréia;
  • Pode haver febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Náuseas e vômito;
  • Pode haver sangue nas fezes.

As infecções mais graves acontecem mais facilmente em pessoas idosas e em crianças, devido à sensibilidade do sistema imunológico e, por isso, há maior risco de apresentarem sintomas relacionados à desidratação. Veja como reconhecer a infecção por Salmonella.

Como acontece a contaminação

A salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella, que pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo. Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.

Dessa forma, a contaminação pela Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal-passado.

O diagnóstico desta doença é feito através da análise das fezes e, após a confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, podendo ser indicado o uso de antibióticos, antieméticos e reposição de líquidos para evitar a desidratação.

Tratamento da Salmonelose 

Em alguns casos a salmonelose pode causar uma grande desidratação, sendo necessário a reposição dos líquidos por meio do soro. Normalmente não há necessidade de realização de tratamento específico, apenas nos casos em que a bactéria atinge a corrente sanguínea, causando sintomas mais graves, sendo recomendado o uso de antibióticos.

A duração do tratamento depende dos órgãos atingidos da idade e condição de saúde dos pacientes, além da ocorrência de outros sintomas, como dor nas articulações, dificuldade em urinar, inflamação nos olhos e artrite.

Veja como preparar o soro caseiro neste vídeo:

Este soro caseiro deve ser ingerido como substituto da água, e sempre depois de um episódio de vômito ou diarreia para repor os líquidos e sais minerais.

Como prevenir

A salmonelose pode ser evitada através do correto manuseio e confecção dos alimentos. Para evitar a contaminação recomenda-se só comer carne bem passada, lavar as mãos antes de manusear e consumir os alimentos e evitar comer saladas e frutas com casca em lanchonetes e restaurantes, pois não se sabe os hábitos de higiene destes locais.

Ao lavar corretamente as frutas e vegetais a Salmonella é eliminada não havendo hipótese de contaminação. Veja como lavar os vegetais de maneira a eliminar esta bactéria.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem