Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Salmonelose

A salmonelose é uma intoxicação alimentar causada por uma bactéria denominada Salmonella. É caracterizada por dores abdominais, diarréias, febre, calafrios, dores de cabeça, mal-estar e vômito, sintomas que podem persistir durante uma semana ou mais, podendo ser fatal especialmente em crianças pequenas e idosos.

A forma mais comum de transmissão desta doença par o homem é através da ingestão de alimentos contaminados, e os maus hábitos de higiene. A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção.

O diagnóstico desta doença é feito através de amostras fecais, e após diagnosticada o tratamento deve ser feito com antibióticos, antitérmicos, antiméticos e através da reposição de líquidos para a evitar a desidratação. A duração do tratamento depende dos órgãos atingidos da idade e condição de saúde dos pacientes.

A salmonelose pode ser evitada através do correto manuseio e confecção dos alimentos. Esta é uma infecção causada pela bactéria Salmonella, presente nas fezes humanas e de animais que podem ser encontradas em alimentos como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado, carnes e água contaminada.

Ao lavar corretamente este tipo de alimento a Salmonella é eliminada não havendo hipótese de contaminação. Veja como lavar os vegetais de maneira a eliminar esta bactéria.

Após a infecção com a bactéria, os sintomas da salmonelose surgem por volta de 6 horas até 4 dias após o consumo do alimento contaminado gerando desconforto gastrointestinal. Em alguns casos a salmonelose pode causar uma grande desidratação, sendo necessário a toma de soro. Não há necessidade de tratamento específico, somente nos casos extremos em que há uma complicação chamada septicemia, onde é necessária a toma de antibióticos.

Quando há esta complicação podem surgem também outros sintomas como dor nas articulações, dificuldade em urinar, inflamação nos olhos e artrite.

Para evitar a contaminação recomenda-se só comer carne bem passada, lavar as mãos antes de manusear e consumir os alimentos e evitar comer saladas e frutas com casca em lanchonetes e restaurantes, pois não se sabe os hábitos de higiene destes locais.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...