O que você precisa saber?

6 sinais de distúrbios hormonais

Os problemas hormonais e desiquilíbrio hormonais são muito comuns e podem provocar vários sintomas como excesso de fome, irritabilidade, cansaço excessivo ou insônia.

Embora este tipo de problemas seja mais comum nas mulheres, devido a fases normais da vida como menopausa, menstruação ou gravidez, eles também podem afetar os homens, especialmente após os 50 anos devido à andropausa.

Veja como identificar os sinias de menopausa nas mulheres e andropausa nos homens.

6 sinais de distúrbios hormonais

Além disso, os níveis hormonais podem ainda variar devido aos padrões de sono, excesso de estresse ou dieta desiquilibrada, sendo importante estar atento a alguns sinais.

1. Dificuldade para pegar no sono

Este problema é mais comum em mulheres devido à redução do hormônio feminino progesterona. Este hormônio possui uma propriedade natural que ajuda o organismo a relaxar, facilitando pegar no sono durante a noite.

Assim, quando existe um desiquilíbrio hormonal que afete esse hormônio a mulher pode ter mais dificuldade para dormir e pode até sentir-se mais agitada e ansiosa durante o dia.

2. Excesso de fome

Os hormônios controlam muitas funções do organismo, sendo que uma delas é a sensação de fome. Por isso, quando alguns hormônios, como a grelina, estão mais altos que outros, como a oxintomodulina e a leptina, por exemplo, é possível sentir mais fome, mesmo depois de já ter almoçado ou jantado.

3. Má digestão e outros problemas digestivos

Embora não seja um sinal direto de alterações hormonais, os problemas digestivos, como excesso de gases e má digestão, podem indicar que se está comendo mais que o normal ou ingerindo muitos produtos industriais. E isso, normalmente acontece quando existe um desiquilíbrio dos hormônios da fome ou da progesterona e da testosterona, por exemplo.

Além disso, em caso de hipotireoidismo, também pode acontecer digestão mais lenta e sensação de estômago cheio por mais tempo, pois a diminuição dos hormônios da tireoide reduzem a velocidade do funcionamento de todo o corpo. 

4. Cansaço excessivo durante o dia

Os hormônios da tireoide controlam o metabolismo e, por isso, se existir uma redução na sua produção, o corpo começa a funcionar mais lentamente, diminuindo o ritmo cardíaco e até o funcionamento mental.

Assim, é possével ter-se menos energia e sentir mais cansaço durante o dia, além de dificuldade para pensar e se concentrar.

5. Ansiedade, irritabilidade ou depressão

Este é um dos sinais mais evidentes de alterações hormonais bruscas, especialmente na menopausa, quando as situações que antigamente eram normais começam a provocar sintomas de trsiteza, ansiedade ou irritabilidade excessiva.

6. Excesso de espinhas ou acne

O aumento do hormônio testosterona é responsável por causar excesso de oleosidade da pele e, por isso, tanto homens como mulheres podemapresentar excesso de espinhas ou acne persistente devido à oleosidade da pele, especialmente quando a testosterona está muito mais alta que os outros hormônios do organismo.

O que se deve fazer

Quando surge algum destes sinais é recomendado consultar um endocrinologista, um ginecologista, no caso das mulheres, ou um urolgista, no caso do homem para fazer exames de sangue e avaliar os níveis de hormônios e identificar se realmente existe algum desiquilíbrio hormonal ou se se está entrando numa fase da vida como a menopausa nas mulheres ou a andropausa nos homens.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...