Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Disenteria e o que fazer para tratar

A disenteria é qualquer diarréia que é acompanhada por sangue ou muco, que surge em associação com dor e cólicas abdominais, geralmente, provocada por uma infecção do intestino. Enquanto a diarréia comum é mais provocada por vírus ou alimentos estragados, a disenteria é causada, na maioria das vezes, por infecções mais graves por bactérias, como a Salmonela spp. ou Shigella spp., por exemplo, ou por amebas, como a Entamoeba histolytica

Geralmente, os microorganismos causadores de disenteria são disseminados pelas mãos, água ou alimentos contaminados com fezes ou resíduos fecais, por isso, este tipo de infecção é mais comum em locais com saneamento básico deficiente. Para saber mais sobre o que é e as causas da disenteria, confira Disenteria.

Os principais sintomas de disenteria são:

  • Diarréia constante com sangue ou muco;
  • Náuseas e vômitos, que pode conter sangue;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite.

Na disenteria, a diarréia pode ser intensa ou durar muitos dias, havendo maior risco de desidratação, que pode ser grave, por isso, pessoas com esses sintomas devem procurar rapidamente auxílio médico e beber no mínimo 2 litros de água e soro de rehidratação oral por dia.

Sintomas de Disenteria e o que fazer para tratar

O que fazer em caso de disenteria

Em caso de disenteria, é necessário passar pela consulta com o clínico geral ou ir a uma avaliação no pronto-socorro, já que a falta de tratamento, nesses casos, pode causar graves complicações como desidratação, desnutrição, abscesso no fígado ou megacólon tóxico, por exemplo. 

O tratamento para disenteria consiste em repor toda a água perdida através das fezes e dos vômitos, com líquidos como água, sucos, chás e água de coco, por exemplo, além do soro de rehidratação oral. Saiba como preparar e como tomar o soro caseiro.

A alimentação deve ser com alimentos leves, de fácil digestão e com muitos líquidos, como legumes cozidos, sopa de legumes, gelatina e frutas, por exemplo. 

Além disto, de acordo com a causa da disenteria, o médico poderá indicar medicamentos antimicrobianos, como Ciprofloxacino, Sulfametoxazol-Trimetoprim ou Metronidazol, por exemplo. O uso de remédios para suspender a diarréia, como a Loperamida, não é indicado e deve ser usado somente sob orientação médica. Confira mais opções de remédios e tratamentos naturais para a diarréia passar mais rápido.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...