Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Shigelose e como tratar

A shigelose, também conhecida como disenteria bacteriana, é uma infecção do intestino provocada pela bactéria Shigella, que causa sintomas como diarreia, dor de barriga, enjoos, vômitos e dor de cabeça.

Geralmente, esta infecção acontece através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes e, por isso, é mais frequente nas crianças que não lavam as mãos depois de brincar na grama ou na areia, por exemplo.

Normalmente, a shigelose desaparece naturalmente após 5 a 7 dias, mas se os sintomas se mantiverem ou piorarem é aconselhado ir no clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário.

O que é a Shigelose e como tratar

Principais sinais e sintomas

Os primeiros sintomas de infecção com Shigella surgem 1 a 2 dias após a contaminação e incluem:

  • Diarreia, que pode conter sangue;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor de barriga;
  • Cansaço excessivo;
  • Vontade de defecar constante.

No entanto, também existem pessoas que têm a infecção, mas não apresentam sintomas e, por isso, o organismo pode eliminar a bactéria sem saberem que alguma vez foram infectadas.

Estes sintomas podem ser mais intensos em pessoas que têm os sistema imune enfraquecido, como no caso de idosos, crianças ou doenças como HIV, câncer, lúpus ou esclerose múltipla, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

A única forma de confirmar o diagnóstico de Shigelose consiste em fazer um exame de fezes para identificar, em laboratório, a presença da bactéria Shigella.

No entanto, na maioria dos casos, o médico apenas identifica que se está com uma infecção intestinal, indicando o tratamento genérico para esses casos. Apenas quando os sintomas não melhora após 3 dias é que o médico pode pedir o teste de fezes para confirmar a causa e iniciar um tratamento mais específico.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos, a shigelose é tratada naturalmente pelo organismo, pois o sistema imune consegue eliminar a bactéria em cerca de 5 a 7 dias. Porém, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação são aconselhados alguns cuidados como:

  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ou soro, ou água de coco;
  • Manter o repouso em casa por pelo menos 1 ou 2 dias;
  • Evitar remédios para a diarreia, pois evitam que a bactéria seja eliminada;
  • Fazer uma alimentação leve, com poucas gorduras ou alimentos com açúcar. Veja o que pode comer numa infecção intestinal.

Quando os sintomas são muito intensos ou demoram para desaparecer, o médico pode receitar o uso de um antibiótico, como a Azitromicina, para ajudar o corpo a eliminar a bactéria e garantir a cura.

Quando ir ao médico

Embora o tratamento possa ser feito em casa, é importante ir ao médico para iniciar um tratamento mais específico quando os sintomas pioram, não melhoram após 2 ou 3 dias ou quando surge sangue na diarreia.

Como prevenir a infecção com shigelose

A transmissão da shigelose ocorre quando se coloca na boca comida ou objetos contaminados com fezes e, dessa forma, para evitar pegar a infecção deve-se ter alguns cuidados no dia-a-dia, como:

  • Lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer ou depois de usar o banheiro;
  • Lavar os alimentos antes de consumir, principalmente frutas e legumes;
  • Evitar beber água de lagos, rios ou cachoeiras;
  • Evitar o contato íntimo com pessoas com diarreia.

Além disso, pessoas que estejam com esta infecção também devem evitar preparar comida para outras pessoas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...