Infecção por Shigella: sintomas, como acontece e tratamento

Atualizado em agosto 2023

A infecção por Shigella sp., chamada de shigelose ou disenteria bacteriana, é uma doença que causa sintomas como diarreia com sangue, dor de barriga, enjoos, vômitos e dor de cabeça.

De forma geral, essa infecção acontece por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes e, por isso, é mais frequente nas crianças que não lavam as mãos depois de brincar na grama ou na areia, por exemplo.

Normalmente, a shigelose desaparece naturalmente após 5 a 7 dias, mas se os sintomas se mantiverem ou piorarem é aconselhado ir no clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de infecção por Shigella sp. são:

  • Diarreia, que pode conter sangue;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor de barriga;
  • Cansaço excessivo;
  • Vontade de defecar constante.

Os sintomas de infecção por Shigella sp. costumam ter início cerca de 1 a 2 dias após a contaminação. No entanto, também existem pessoas que têm a infecção, mas não apresentam sintomas e, por isso, o organismo pode eliminar a bactéria sem saberem que alguma vez foram infectadas.

Os sintomas podem ser mais intensos em pessoas que possuem o sistema imune enfraquecido, como no caso de idosos, crianças ou doenças como HIV, câncer, lúpus ou esclerose múltipla, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

A confirmação da infecção por Shigella sp. é feito pelo médico a partir da realização de exames de fezes, como a coprocultura, que permite identificar a bactéria responsável pela infecção. No entanto, na maioria dos casos, a partir da avaliação inicial dos sintomas, o médico confirma apenas infecção intestinal, dando início ao tratamento genérico.

Porém, quando os sintomas são persistentes e não melhoram com o uso dos medicamentos indicados, pode ser indicada a realização da coprocultura para confirmar a shigelose e dar início a tratamento específico. Entenda como é feita a coprocultura.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a possibilidade de infecção por Shigella sp.:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como acontece a infecção

A infecção por Shigella sp. acontece por meio do consumo de água ou alimentos contaminados pela bactéria. Além disso, o contato com as fezes de pessoas infectadas pela bactéria também pode aumentar o risco de transmissão.

Tratamento para infecção por Shigella sp.

Na maior parte dos casos, a shigelose é tratada naturalmente pelo organismo, pois o sistema imune consegue eliminar a bactéria em cerca de 5 a 7 dias. Porém, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação são aconselhados alguns cuidados como:

  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ou soro, ou água de coco;
  • Manter o repouso em casa por pelo menos 1 ou 2 dias;
  • Evitar remédios para a diarreia, pois evitam que a bactéria seja eliminada;
  • Fazer uma alimentação leve, com poucas gorduras ou alimentos com açúcar. Veja o que pode comer numa infecção intestinal.

Quando os sintomas são muito intensos ou demoram para desaparecer, o médico pode receitar o uso de um antibiótico, como a Azitromicina, para ajudar o corpo a eliminar a bactéria e garantir a cura. Veja mais detalhes do tratamento para infecção intestinal.

Como prevenir

Para prevenir a infecção por Shigella sp., é importante ter alguns cuidados no dia a dia, como:

  • Lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer e após usar o banheiro;
  • Lavar os alimentos antes de consumir, principalmente frutas e legumes;
  • Evitar beber água de lagos, rios ou cachoeiras;
  • Evitar o contato íntimo com pessoas com diarreia.

Além disso, pessoas que estejam com esta infecção também devem evitar preparar comida para outras pessoas.