Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Shigelose

Shigelose ou Disenteria Bacteriana é uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Shigella, que dependendo da gravidade deve ser tratada com antibióticos. A prevenção da doença é feita com a correta lavagem das mãos e manuseio dos alimentos.

A doença se caracteriza por febre, dor abdominal, diarréia, enjôos, vômitos, dor de cabeça, sangue nas fezes, dor muscular e até mesmo convulsões, em algumas crianças.

O ser humano é infectado através da ingestão de água ou alimentos contaminados, em alguns casos as moscas são as responsáveis por contaminar os alimentos, devido carregarem em suas patas resíduos de fezes, com a presença da bactéria.

A bactéria ataca o intestino produzindo uma toxina que leva a destruição das células intestinais, diminuindo a absorção de água e desenvolvendo hemorragias nos vasos sanguíneos do local.

Um médico deve ser procurado o mais rápido possível, para a realização de um diagnóstico preciso que é feito através de exames de fezes que detectam a presença da bactéria no organismo.

O tratamento é feito através de antibióticos como a Penicilina, Quinolonas e Cefalospurina e com a ingestão de líquidos como o soro caseiro, evitando a desidratação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...