12 principais sintomas de bronquite (com teste online)

Atualizado em dezembro 2023

Os sintomas de bronquite são tosse persistente ou constante, com catarro mas que também pode ser seca, dificuldade para respirar, chiado no peito, sensação de aperto no peito, febre baixa ou mal estar geral.

Esses sintomas surgem devido a uma inflamação dos brônquios nos pulmões causada por gripes, resfriados ou alergias, resultando em uma maior produção de catarro, o que diminui o fluxo de ar nos pulmões, dificultando a respiração. Confira as principais causas de bronquite.

Na presença de sintomas de bronquite, deve-se consultar o pneumologista, clínico geral ou pediatra, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

12 sintomas de bronquite

Os principais sintomas de bronquite são:

  1. Tosse com catarro ou tosse seca;
  2. Catarro transparente, amarelado, verde ou com sangue, em alguns casos; 
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar que piora durante atividades leves ou esforço físico;
  5. Chiado no peito ao respirar;
  6. Desconforto, dor ou sensação de aperto no peito;
  7. Nariz escorrendo ou entupido;
  8. Dor de garganta;
  9. Febre baixa;
  10. Cansaço excessivo;
  11. Mal estar geral;
  12. Calafrios, em alguns casos.

Esses sintomas podem surgir tanto na bronquite aguda como na crônica, sendo que a tosse persistente é o mais comum, podendo durar de 10 a 20 dias na bronquite aguda e 3 meses ou mais no caso da bronquite crônica.

É importante consultar o pneumologista caso surjam os sintomas de bronquite para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado.

Teste online de sintomas de bronquite

Se acha que pode estar com bronquite, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir para saber o seu risco:

  1. 1. Tosse com catarro branco, amarelado ou ligeiramente esverdeado
  2. 2. Chiado no peito ao respirar
  3. 3. Sensação de falta de ar
  4. 4. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)
  5. 5. Cor azulada nas pontas dos dedos
  6. 6. Cansaço frequente
  7. 7. Inchaço nas pernas

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substitui a consulta com o pneumologista ou clínico geral.

Sintomas de crise de bronquite

Os sintomas de crise de bronquite são tosse, falta de ar, respiração ofegante, cansaço excessivo, dor no peito ou febre baixa. Em alguns casos, também podem surgir calafrios.

As crises de bronquite podem surgir devido a bronquite aguda ou por exacerbações da bronquite crônica, sendo importante consultar o médico imediatamente ou procurar o pronto-socorro mais próximo, principalmente se os sintomas forem intensos. Entenda o que é a bronquite crônica e os principais sintomas.

Sintomas de bronquite em bebê

O principal sintoma de bronquite em bebês e crianças é a tosse persistente ou constante, que pode ou não ter catarro.

Além disso, o bebê também pode apresentar nariz escorrendo, recusa alimentar, dificuldade para respirar, fraqueza, vômito, irritabilidade ou febre, em alguns casos. 

Esses sintomas podem variar de acordo com a causa da bronquite e a gravidade da doença, sendo recomendado consultar o pediatra para iniciar o tratamento mais adequado. Saiba identificar todos os sintomas de bronquite em bebê.

Sintomas de bronquite asmática

Os sintomas da bronquite asmática, também chamada de asma, são dificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões, tosse persistente ou chiado ao respirar, que podem ser mais intensos nos casos de crises. Veja outros sintomas da bronquite asmática.

A bronquite asmática pode ser causada por alergias a poeira, mofo, pólen, plantas, pelo de animais, infecções respiratórias ou hábito de fumar, por exemplo, sendo importante ir ao pronto-socorro sempre que surgirem sintomas de crise de bronquite asmática.

Como confirmar se é bronquite

Para confirmar a bronquite, é recomendado marcar uma consulta com um pneumologista, clínico geral ou pediatra, para uma avaliação dos sintomas e ausculta dos pulmões com o objetivo de identificar alguma alteração na respiração.

Marque uma consulta com um pneumologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pneumologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Geralmente, não são necessários exames adicionais quando os sinais vitais estão normais.

No entanto, no caso de idosos ou quando o médico suspeita de pneumonia, coqueluche ou bronquite crônica, por exemplo, podem ser solicitados exames, como raio X de tórax, exame de sangue ou teste de escarro. Veja como é feito o teste de escarro.

Quando marcar consulta

É importante marcar uma consulta com o pneumologista ou pediatra, sempre que surgirem sintomas de bronquite em bebês, crianças ou idosos.

Além disso, também consultar o médico nos casos de tosse que não melhora em 2 semanas, chiado no peito, falta de ar, tosse com sangue ou muco ou febre com temperatura maior ou igual a 38ºC. Veja outras causas de catarro com sangue.

O que causa sintomas de bronquite?

A bronquite pode ser causada por infecções virais, como gripes ou resfriados, hábito de fumar, estar em ambientes que tenham muita fumaça ou poeira, ou alergias a pólen ou perfume, por exemplo.

Embora seja menos comum, a bronquite também pode ser causada por bactérias como Streptococcus pneumonia ou Staphylococcus aureus

Como é feito o tratamento

O tratamento da bronquite é feito pelo pneumologista, clínico geral ou pediatra, e normalmente, envolve o uso de remédios para aliviar a tosse e aumentar a expectoração.

Assim, podem ser indicados pelo médico o uso de xaropes de acebrofilina, acetilcisteína ou ambroxol, por exemplo. Além disso, também podem ser indicados remédios broncodilatadores, corticoides ou antibióticos. Confira todos os xaropes e remédios para bronquite.

Tratamento caseiro para bronquite

O tratamento caseiro para bronquite pode ser feito com uma dieta rica em frutas, vegetais e castanhas, pois ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a duração e prevenindo as crises de bronquite. Veja como fazer a dieta para bronquite.

Além disso, alguns chás, como o chá de erva-doce, o chá de malva ou o chá de alho, podem ser usados como remédio caseiro pois ajudam a eliminar o catarro mais facilmente, aliviando a tosse. Saiba como preparar os remédios caseiros para bronquite.

Os tratamentos caseiros podem ser usados para complementar o tratamento médico, e não substitui os remédios e cuidados indicados pelo médico.

Vídeos relacionados