Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bronquite Crônica: causas, sintomas e tratamento

A bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios pulmonares, local por onde o ar passa dentro do pulmão, que persiste por mais de 3 meses, mesmo com o tratamento aparentemente adequado. Esse tipo de bronquite é mais comum nos fumantes e aumenta o risco de doenças como o enfisema pulmonar, por exemplo.

Os sintomas da bronquite crônica normalmente duram mais de 3 meses e o principal sintoma é a tosse com muco. A bronquite crônica tem cura quando as orientações do médico são respeitadas e a pessoa realiza o tratamento corretamente.

Bronquite Crônica: causas, sintomas e tratamento

Causas da bronquite crônica

A bronquite crônica é causada principalmente pela exposição prolongada à poluição, substâncias tóxicas ou que causam alergia. Além disso, fumantes crônicos tendem a desenvolver esse tipo de bronquite.

O diagnóstico da bronquite crônica é feito pelo pneumologista baseado na história clínica, hábitos de vida e sintomas apresentados pela pessoa, além de exames que avaliam o pulmão, como raio-X de tórax, espirometria e broncoscopia, que é um exame feito para avaliar as vias aéreas, identificando qualquer tipo de alteração. Entenda o que é e como é feita a broncoscopia.

Principais sintomas

O principal sintoma da bronquite crônica é a tosse com muco que dura pelo menos 3 meses. Outros sintomas da bronquite crônica são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Febre, quando está associada a infecção;
  • Chiado no peito ao respirar, chamado de sibilo;
  • Cansaço;
  • Inchaço dos membros inferiores;
  • Unhas e lábios podem apresentar-se arroxeados.

A bronquite crônica não é contagiosa, já que normalmente não acontece como consequência de infecções. Dessa forma, não há risco de contaminação quando se está próximo ao paciente portador da doença.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a bronquite crônica é feito, geralmente, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa. No caso de dificuldades respiratórias, por exemplo, o pneumologista pode recomendar o uso de broncodilatadores, como o Salbutamol, por exemplo.

Além disso, a fisioterapia é muito útil para o tratamento da bronquite crônica pois ela pode melhorar a troca gasosa, melhorar a capacidade respiratória e eliminar as secreções. Mas além disso é fundamental descobrir a sua causa e então eliminá-la para pode alcançar a cura da doença.

Bronquite crônica tem cura?

A bronquite crônica nem sempre tem cura, especialmente se a pessoa for portadora de alguma outra doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou se for fumante. No entanto, se a pessoa respeitar todas as orientações do médico, há boas chances de cura para a bronquite crônica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem