A bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios pulmonares que persiste por mais de 3 meses, mesmo com o tratamento adequado.
Este tipo de bronquite é mais comum nos fumantes e aumenta o risco de doenças como enfisema pulmonar, por exemplo.
Os sintomas da bronquite crônica normalmente duram mais de 3 meses e o principal sintoma é a tosse com muco. A bronquite crônica tem cura quando as orientações do médico são respeitadas e a pessoa realiza o tratamento corretamente.

Principais sintomas
Os principais sintomas de bronquite crônica são:
- Tosse com muco que dura pelo menos 3 meses;
- Dificuldade para respirar;
- Febre, especialmente se existir infecção associada;
- Chiado no peito ao respirar, chamado de sibilo;
- Cansaço;
- Inchaço dos membros inferiores;
- Unhas e lábios podem apresentar-se arroxeados.
A bronquite crônica não é contagiosa, já que normalmente não acontece como consequência de infecções. Dessa forma, não há risco de contaminação quando se está próximo ao paciente portador da doença.
Causas da bronquite crônica
A bronquite crônica é causada principalmente pela exposição prolongada à poluição, substâncias tóxicas ou que causam alergia. Além disso, fumantes crônicos tendem a desenvolver esse tipo de bronquite.
O diagnóstico da bronquite crônica é feito pelo pneumologista baseado na história clínica, hábitos de vida e sintomas apresentados pela pessoa, além de exames que avaliam o pulmão, como raio-X de tórax, espirometria e broncoscopia, que é um exame feito para avaliar as vias aéreas, identificando qualquer tipo de alteração. Entenda o que é e como é feita a broncoscopia.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a bronquite crônica é feito, geralmente, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa. No caso de dificuldades respiratórias, por exemplo, o pneumologista pode recomendar o uso de broncodilatadores, como o Salbutamol, por exemplo.
Além disso, a fisioterapia é muito útil para o tratamento da bronquite crônica pois ela pode melhorar a troca gasosa, melhorar a capacidade respiratória e eliminar as secreções. Mas além disso é fundamental descobrir a sua causa e então eliminá-la para pode alcançar a cura da doença.
Bronquite crônica tem cura?
A bronquite crônica nem sempre tem cura, especialmente se a pessoa for portadora de alguma outra doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou se for fumante. No entanto, se a pessoa respeitar todas as orientações do médico, há boas chances de cura para a bronquite crônica.