Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bronquite Asmática: o que é, sintomas e tratamento

A bronquite asmática é um termo que não é aceito por toda a comunidade médica e que, por isso, nem sempre é considerado um diagnóstico, sendo muitas vezes chamado apenas de bronquite ou de asma. No entanto, esse termo, quando utilizado, se refere a uma situação de inflamação dos brônquios pulmonares que surge devido a uma alergia ou infecção respiratória e que leva ao surgimento de sintomas como dificuldade para respirar e chiado ao respirar, por exemplo.

Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória e com infecções do trato respiratório, e a exposição a fumaça de cigarro, poluição e cheiros fortes podem piorar a crise de bronquite asmática.

Bronquite Asmática: o que é, sintomas e tratamento

Como saber se é bronquite asmática

Os principais sintomas da bronquite asmática podem ser:

  1. Dificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões;
  2. Sensação de peso no peito;
  3. Tosse persistente;
  4. Presença de pequena quantidade de catarro, semelhante a clara de ovo;
  5. Chiado ao respirar;
  6. Sensação de mal estar no corpo.

Estes sintomas podem surgir em qualquer momento e em qualquer idade e, por isso, é importante seguir o tratamento com o uso dos remédios receitados pelo médico. O diagnóstico da bronquite asmática pode ser feito pelo pneumonologista através da observação dos sintomas, auscultação dos pulmões ou através de testes mais específicos, como espirometria ou teste de alergia.

Bronquite asmática tem cura?

A bronquite asmática tem cura quando a alergia ou infecção que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas indicadas pelo pneumologista ou alergologista.

No entanto, a asma em si não tem cura e, em muitos casos, algumas alergias não podem ser curadas, assim a bronquite asmática também não pode ser curada e, por isso, a pessoa precisa seguir o tratamento por toda a vida. Saiba mais sobre a asma.

Brônquio inflamado e excesso de muco estão relacionados à Asma
Brônquio inflamado e excesso de muco estão relacionados à Asma

Como é feito o tratamento

O tratamento para bronquite asmática pode ser feito com o uso de medicamentos que desinflamam os brônquios pulmonares e que facilitam a passagem do ar, receitados pelo médico pneumologista. Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são as "bombinhas", com Salbutamol por exemplo, ou aerossóis com soro e medicação, como o Berotec, para reduzir a falta de ar. Além disso, pode ser feito uso de xaropes para alívio da tosse e até de antibióticos, como a Amoxicilina, se houver infecção por bactérias. Veja o passo a passo para usar a bombinha corretamente.

A fisioterapia também pode ser um recurso para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e o condicionamento físico da pessoa. Esta pode ser feita com exercícios respiratórios que fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar e ajudando a expelir o muco dos brônquios.

Veja como a alimentação pode ajudar no controle da doença:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem