Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bronquite Asmática: o que é, sintomas e tratamento

A bronquite asmática é um termo que não é aceite por toda a comunidade médica e que, por isso, nem sempre é considerada um diagnóstico, sendo muitas vezes chamada apenas de bronquite ou de asma. No entanto, esse termo, quando utilizado, se refere a uma situação de inflamação dos brônquios pulmonares que surge devido a uma alergia e que leva ao surgimento de sintomas como dificuldade para respirar e chiado ao respirar, por exemplo.

A bronquite asmática é uma doença que não se "pega", pois ela não é transmissível de uma pessoa para a outra. No entanto, existem vários casos em que estão presentes fatores genéticos que podem ser transmitidos de geração em geração, facilitando o surgimento da inflamação em pessoas dentro da mesma família.

Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória, mas pessoas que têm alguma tendência a ter outras alergias, como alergia alimentar ou alergia na pele também apresentam mais chances de desenvolver uma bronquite asmática.

Bronquite Asmática: o que é, sintomas e tratamento

Como saber se é bronquite asmática

Os principais sintomas da bronquite asmática podem ser:

  1. Dificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões;
  2. Sensação de peso no peito;
  3. Tosse noturna;
  4. Presença de pequena quantidade de catarro, semelhante a clara de ovo;
  5. Chiado ao respirar;
  6. Pontas dos dedos e boca ligeiramente arroxeados.

Estes sintomas podem surgir em qualquer momento e em qualquer idade e, por isso, é importante seguir o tratamento com o uso dos remédios receitados pelo médico. O diagnóstico da bronquite asmática pode ser feito pelo pneumonologista através da observação dos sintomas, auscultação dos pulmões ou através de testes mais específicos, como espirometria ou teste de alergia.

Bronquite asmática tem cura?

A bronquite asmática pode ter cura quando a alergia que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas indicadas pelo pneumologista ou alergologista.

No entanto, em muitos casos, como a alergia não pode ser curada, a bronquite asmática também não tem cura e, por isso, a pessoa precisa seguir o tratamento por toda a vida.

Brônquio inflamado e excesso de muco estão relacionados à Asma
Brônquio inflamado e excesso de muco estão relacionados à Asma

Como é feito o tratamento

O tratamento para bronquite asmática pode ser feito com o uso de medicamentos que desinflamam os brônquios pulmonares e que facilitam a passagem do ar, receitados pelo médico pneumologista. Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são o Ventilam e o Symbicort, que são uma espécie de "bombinha" que a pessoa deve levar para todos os lugares para onde for e usar sempre que sentir falta de ar. Além disso é recomendado tomar medicamentos anti-inflamatórios que devem ser inalados diariamente para prevenir as crises de sintomas.

Veja o passo a passo para usar a bombinha corretamente.

A fisioterapia também pode ser um recurso para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e o condicionamento físico da pessoa. Esta pode ser feita com exercícios respiratórios que fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar.

Veja como a alimentação pode ajudar no controle da doença:

O que comer para asma

154 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem