Ruído branco: o que é, benefícios e como usar

Ruído branco é um som consistente e suave que contém todas as frequências do som audível ao ouvido humano, tendo como benefícios ajudar a adormecer, reduzir o choro de bebês, permitir um sono mais tranquilo e duradouro ou melhorar o desempenho no trabalho, por exemplo.

Isso porque o ruído branco abafa qualquer outro som que possa perturbar o sono, a atenção e a concentração, como ruídos pela casa ou barulhos vindos de fora, como conversas, carros na rua ou latido de cachorros, por exemplo, tendo um som semelhante à estática da TV ou rádio, semelhante a um "shhhh".

Para criar o ruído branco, também conhecido como white noise, pode-se usar um ventilador, desde que o vento não fique voltado diretamente para a pessoa, comprar aparelhos eletrônicos de ruído branco ou utilizar aplicativos no celular.

Imagem ilustrativa número 1

10 benefícios do ruído branco

Os principais benefícios do ruído branco são:

  1. Ajudar a adormecer;
  2. Permitir um sono mais tranquilo e duradouro;
  3. Combater a insônia;
  4. Acalmar bebês;
  5. Reduzir o choro em bebês;
  6. Melhorar o desempenho no trabalho;
  7. Manter a concentração nos estudos;
  8. Reduzir o estresse e a ansiedade;
  9. Promover o relaxamento durante exercícios de meditação;
  10. Reduzir o impacto do zumbido no ouvido.

Além disso, o ruído branco pode ajudar a aliviar os sintomas do transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

O que o ruído branco causa no cérebro?

O ruído branco, por abafar e mascarar sons perturbadores, induz a atividade cerebral que dá origem a ondas cerebrais diferentes.

Por exemplo, o ruído branco pode ativar as ondas cerebrais beta e aumentar a liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e motivação, o que ajuda a aumentar o estado de alerta, foco e concentração.

Por outro lado, o ruído branco também pode ativar as ondas cerebrais alfa, relacionadas ao relaxamento ajudando a adormecer mais rapidamente e a ter um sono mais duradouro.

Leia também: Dopamina: o que é, para que serve e sinais de que está baixa tuasaude.com/dopamina

Ruído branco para o bebê

O ruído branco acalma o bebê porque o som se assemelha ao barulho que o bebê ouvia quando estava dentro da barriga da mãe, o lugar onde ele se sentia completamente seguro e calmo.

Desta forma, o ruído branco deixa o bebê mais calmo e seguro, permitindo um sono mais tranquilo e duradouro, de forma tranquila, a noite toda. 

Leia também: 14 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda tuasaude.com/como-fazer-o-bebe-dormir-a-noite-toda

Além disso, alguns estudos [1,2] mostraram que o ruído branco reduziu o nível de dor, a frequência cardíaca e respiratória, ajudou a promover o ganho de peso e aliviou a dor de procedimentos médicos em recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal.

Como usar

O ruído branco pode ser usado tanto para dormir quanto para aumentar a concentração.

1. Ruído branco para dormir

O ruído branco para dormir deve fazer parte de uma rotina saudável, sendo recomendado fazer a higiene do sono, dormindo todos os dias sempre no mesmo horário, manter o quarto a uma temperatura confortável e reduzir a iluminação do ambiente. Veja como fazer a higiene do sono.

Antes de apagar as luzes, deve-se ligar o ruído branco, que pode ficar ligado a noite toda ou somente durante um período da noite, já que existem dispositivos que se pode colocar o tempo que se quer para o ruído branco.

Leia também: 8 passos para dormir mais rápido e melhor tuasaude.com/como-dormir-mais-rapido

Para bebês, é importante que o aparelho com ruído branco fique longe do berço, a pelo menos 2 metros de distância e fora do alcance do bebê, tenha um volume mais baixo, menor do que 50 decibéis, e seja usado por um curto período de tempo, desligando o aparelho assim que o bebê dormir.

2. Ruído branco para concentração

O ruído branco para concentração pode ser usado durante o trabalho ou estudos, sendo recomendado que tenha um volume mais baixo de cerca de 45 decibéis, para evitar o estresse.

Leia também: 11 exercícios para memória e concentração tuasaude.com/exercicios-para-memoria

Como reproduzir o ruído branco

Existem várias formas de reproduzir o ruído branco, sendo as principais:

  • Aparelho eletrônico de ruído branco;
  • Ventilador, desde que o vento não fique voltado para a pessoa;
  • Aplicativos no celular;
  • Vídeos na internet;
  • Secador de cabelo;
  • Estática da televisão ou rádio.

Além do ruído branco que tem um som semelhante ao "shhh", outros ruídos, como o ruído rosa que reproduz sons da natureza, como chuva, ondas do mar ou cachoeira, por exemplo, também podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Leia também: Chás para dormir: 15 melhores opções para combater a insônia tuasaude.com/cha-para-insonia

Riscos do ruído branco

O ruído branco quando usado com intensidade e duração incorretas, pode causar alterações na audição, fala e aprendizado de crianças.

Além disso, o uso constante do ruído branco pode resultar em dificuldade da pessoa em bloquear sons indesejados, além de afetar a memória e concentração.

Vídeos relacionados