Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que faz o Bebê com 5 meses

O bebê com 5 meses já levanta os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem quer, reage quando alguém quer tirar o seu brinquedo, reconhece as expressões de medo, desagrado e zanga, e começa a demonstrar também os seus sentimentos através das expressões faciais. Além disso, já é capaz de levantar a cabeça e os ombros quando deitado e de apoiar-se com as mãos, tentando arrastar, rolar e brincar com os chocalhos ou brinquedos que estejam à mão. 

Nesta fase é muito importante brincar e conversar com o bebê, sendo muito importante incentivar e fortalecer a presença do pai, para que os dois comecem a criar uma ligação. 

O que faz o Bebê com 5 meses

Peso do bebê com 5 meses

Esta tabela indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente:

 MeninosMeninas
Peso6,95 g6,7 g
Estatura63 cm63 cm
Perímetro cefálico42 cm41 cm
Perímetro torácico41,5 cm40,5 cm
Ganho de peso mensal600 g600 g

Em geral, os bebês nessa fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 g por mês. Se o peso estiver muito acima do indicado, é possível que o bebê esteja com excesso de peso e nesse caso deve conversar com o pediatra.

Como é o sono do bebê

O sono do bebê com 5 meses dura entre 7 a 8 horas por noite, sem ele acordar. Um conselho que pode ser útil é manter o bebê acordado por mais tempo durante o dia para que ele consiga dormir melhor no período da noite, criando uma rotina e colocando o bebê para dormir às nove da noite, por exemplo.

Como é o desenvolvimento do bebê com 5 meses

O bebê com 5 meses já começa a aperfeiçoar a linguagem e usa as vogais A, E, U e as consoantes D e B, vocalizando para ele mesmo ou para os seus brinquedos. Nesta altura, corre uma modificação dos sons que o bebê emite e podem ocorrer gargalhadas.

Alguns bebês rejeitam as pessoas que eles não estão acostumados a ver e começam a perceber o seu próprio nome, respondendo quando lhe chamam e estando conscientes e atentos ao ambiente que os rodeia. 

Nesta fase, é comum já conseguir rolar de um lado para o outro e se apoiar nas mãos, gritar por companhia, balbuciando para interromper a conversa dos outros e chamar atenção para si. Além disso, começa a fase de experimentar os objetos e leva-los à boca, havendo alguns bebês que gostam também de colocar os pés na boca. 

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

1.3 milhões visualizações

Quais as brincadeiras mais adequadas

Um exemplo de uma brincadeira pode ser cobrir uma lanterna com um pedaço de plástico colorido, acendendo-a e fazendo com ela movimentos na parede ao mesmo tempo que se conversa com o bebê sobre as características da luz, como bonita, brilhante ou divertida. Através desta brincadeira, ao seguir o percurso da luz, o bebê estabelece ligações importantes no cérebro, ativando a visão e neurônios relacionados com os movimentos.

Uma alternativa à lanterna são cartões coloridos feitos com cartolina ou mesmo pintados com tinta guache, pois o bebê nesta idade tem um interesse especial pelas cores que faz parte dos desenvolvimento da sua inteligência.

Como deve ser a alimentação

A alimentação deve ser feita exclusivamente com leite materno, até aos 6 meses, preferencialmente. Quando se alimenta o bebê com leite em pó, pode-se manter o aleitamento artificial até aos 6 meses, porém deve-se oferecer água entre as mamadas, especialmente em tempos secos e no verão.

Porém se o médico orientar ou achar necessário, podem ser dados ao bebê alimentos com rico valor nutritivo como gema de ovo ou caldo de feijão, existindo também a possibilidade de introduzir alguns alimentos como fruta cozida ou crua triturada, papa sem glúten ou creme de legumes simples. Estas opções são especialmente importantes para bebês que demonstram não apreciar o leite, ou que não estejam se desenvolvendo como esperado. Veja exemplos de Papinhas para bebês de 4 a 6 meses.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem