O bebê com 5 meses já levanta os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem quer, reage quando alguém quer tirar o seu brinquedo, reconhece as expressões de medo, desagrado e zanga, e começa a demonstrar também os seus sentimentos através das expressões faciais. Além disso, já é capaz de levantar a cabeça e os ombros quando deitado e de apoiar-se com as mãos, tentando arrastar, rolar e brincar com os chocalhos ou brinquedos que estejam à mão.
Nesta fase é muito importante brincar e conversar com o bebê, sendo muito importante incentivar e fortalecer a presença do pai, para que os dois comecem a criar uma ligação.

Peso do bebê com 5 meses
Esta tabela indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico e ganho mensal esperado:
Meninos | Meninas | |
Peso | 6,6 a 8,4 kg | 6,1 a 7,8 kg |
Estatura | 64 a 68 cm | 61,5 a 66,5 cm |
Perímetro cefálico | 41,2 a 43,7 cm | 40 a 42,7 cm |
Ganho de peso mensal | 600 g | 600 g |
Se o peso estiver muito acima do indicado, é possível que o bebê esteja com excesso de peso e nesse caso deve conversar com o pediatra.
Como é o sono do bebê
O sono do bebê com 5 meses dura entre 7 a 8 horas por noite, sem ele acordar. Um conselho que pode ser útil é manter o bebê acordado por mais tempo durante o dia para que ele consiga dormir melhor no período da noite, criando uma rotina e colocando o bebê para dormir às nove da noite, por exemplo.
Como é o desenvolvimento do bebê com 5 meses
O bebê com 5 meses já começa a aperfeiçoar a linguagem e usa as vogais A, E, U e as consoantes D e B, vocalizando para ele mesmo ou para os seus brinquedos. Nesta altura, corre uma modificação dos sons que o bebê emite e podem ocorrer gargalhadas.
Alguns bebês rejeitam as pessoas que eles não estão acostumados a ver e começam a perceber o seu próprio nome, respondendo quando lhe chamam e estando conscientes e atentos ao ambiente que os rodeia.
Nesta fase, é comum já conseguir rolar de um lado para o outro e se apoiar nas mãos, gritar por companhia, balbuciando para interromper a conversa dos outros e chamar a atenção para si. Além disso, começa a fase de experimentar os objetos e leva-los à boca, havendo alguns bebês que gostam também de colocar os pés na boca.
Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:
Quais as brincadeiras mais adequadas
Um exemplo de uma brincadeira pode ser cobrir uma lanterna com um pedaço de plástico colorido, acendendo-a e fazendo com ela movimentos na parede ao mesmo tempo que se conversa com o bebê sobre as características da luz, como bonita, brilhante ou divertida. Através desta brincadeira, ao seguir o percurso da luz, o bebê estabelece ligações importantes no cérebro, ativando a visão e neurônios relacionados com os movimentos.
Uma alternativa à lanterna são cartões coloridos feitos com cartolina ou mesmo pintados com tinta guache, pois o bebê nesta idade tem um interesse especial pelas cores que faz parte dos desenvolvimento da sua inteligência.
Como deve ser a alimentação
A alimentação deve ser feita exclusivamente com leite materno, até aos 6 meses, preferencialmente. Quando se alimenta o bebê com leite em pó, pode-se manter o aleitamento artificial até aos 6 meses, porém deve-se oferecer água entre as mamadas, especialmente em tempos secos e no verão.
No entanto, se o médico orientar ou achar necessário, podem ser dados ao bebê alimentos com rico valor nutritivo como gema de ovo ou caldo de feijão, existindo também a possibilidade de introduzir alguns alimentos como fruta cozida ou crua triturada, papa sem glúten ou creme de legumes simples. Estas opções são especialmente importantes para bebês que demonstram não apreciar o leite, ou que não estejam se desenvolvendo como esperado. Veja exemplos de Papinhas para bebês de 4 a 6 meses.