Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê com 4 meses

O bebê com 4 meses sorri, balbucia e passa a ficar mais interessado em pessoas do que por objetos. Nesta fase, o bebê começa a brincar com as próprias mãos, consegue se apoiar nos cotovelos, e alguns, quando colocados de bruços, elevam a cabeça e os ombros. Além disso, começa a demonstrar alguma preferência por certos tipos de brinquedos, ri e emite gritinhos quando é estimulado. Para um bebê de 4 meses tudo acaba sendo brincadeira, inclusive os momentos de mamar, tomar banho ou passear.

Nesta fase é comum o bebê às vezes tossir, o que pode não ser provocado por doenças como gripe ou resfriado, mas sim por episódios de engasgo com saliva ou com alimentos, sendo por isso muito importante que os pais fiquem bem atentos a estas situações. 

Desenvolvimento do bebê com 4 meses

Peso do bebê com 4 meses

A tabela seguinte indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente, podendo o bebê ter mais ou menos peso. 

 

Meninos

Meninas

Peso

5,6 a 8,1 kg

5,2 a 7,5 kg

Estatura

61 a 67 cm

58 a 64 cm

Perímetro cefálico

39,5 a 43,5 cm

38,5 a 42,5 cm

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 g por mês. Se o peso estiver muito acima do que está indicado na tabela acima, é possível que esteja com excesso de peso e nesse caso deve procurar o pediatra.

Sono do bebê com 4 meses

O sono do bebê com 4 meses durante a noite começa a ficar regular, mais longo e sem interrupções, podendo durar de até 9 horas seguidas. Porém o padrão de sono é diferente para cada bebê, existindo os que dormem muito, os que dormem em sonecas e os que dormem pouco. Além disso, os bebês podem ter preferência por dormir acompanhados ou sozinho, isso faz parte da personalidade que está se desenvolvendo.

Em geral, o período em que o bebê está mais desperto é entre as 15 h e às 19 h, que é o horário ideal para as visitas. 

Desenvolvimento do bebê com 4 meses

O bebê com 4 meses brinca com os dedos, segura objetos pequenos, vira a cabeça em qualquer direção e quando deitado de barriga para baixo apoia-se nos cotovelos. Quando está de barriga para cima gosta de olhar as mãos e pés, trazendo-os para a direção do rosto, quando tem apoio para as costas, consegue ficar sentado por alguns segundos, já segue objetos com os olhos, virando a cabeça para acompanhá-los.

Adoram ficar no colo e tudo é uma brincadeira, gostam muito de ficar sem roupa, passear de carrinho, segurar um chocalho e fazer barulhos. Normalmente, o bebê com 4 meses tem a tendência de ser mais tranquilo com os pais e mais agitado e brincalhão com as outras pessoas da família.

Com esta idade já verbalizam alguns sons semelhantes a gargarejos, consegue emitir diferentes sons balbuciando vogais e pequenos gritinhos. 

Além disso, durante este período é importante estar atento às reações e ao estímulos, pois neste período já é possível identificar alguns problemas como problemas de audição por exemplo. Saiba como identificar se o bebê não escuta bem

Confira o vídeo para saber como ajudar no desenvolvimento do bebê:

Alimentação do bebê com 4 meses

A alimentação do bebê com 4 meses deve ser feita exclusivamente com o leite materno. Quando não for possível a amamentação, o pediatra fará a recomendação adequada de qual fórmula usar, de acordo com a necessidade e disponibilidade da família. 

O leite fornecido para o bebê, independente de qual seja, é o suficiente para nutrir e hidratar a criança até os 6 meses de vida. Desta forma, não é preciso oferecer, água, chás e sucos a criança. Veja os benefícios do aleitamento exclusivo até os 6 meses.

Em raras exceções, o pediatra poderá recomendar o início da introdução alimentar aos 4 meses. 

Como evitar acidentes nessa fase

Para evitar acidentes com o bebê aos 4 meses, os pais podem adotar estratégias para o manter seguro, como apenas permitir brinquedos para a faixa etária da criança e que tenham o símbolo do INMETRO, evitando assim os risco de asfixia e toxicidade, por exemplo. 

Outras medidas de segurança que pode se tomar são:

  • Não deixar o bebê sozinho em cima da cama, trocador, sofá, ou banho, para evitar o risco de queda;
  • Estar atento à tinta do berço e das paredes da casa para que não contenham chumbo, pois o bebê pode lamber e ingerir o produto tóxico;
  • Os chocalhos devem ser de borracha para que não quebrem facilmente e o bebê engula os objetos;
  • Usar protetores em todas as tomadas que estejam ao alcance do bebê;
  • Não deixar nenhum fio solto pela casa;
  • Não deixar objetos pequenos ao alcance da criança, como botões, bola de gude e grão de feijão.

Além disso, para evitar queimaduras solares no bebê, ou processos alérgicos na pele, o bebê de 4 meses não deve tomar sol e nem utilizar protetor solar, sendo aconselhável que isso ocorra apenas após o 6ª mês de vida. Entenda como escolher o protetor solar para o bebê de 6 meses

Bibliografia >

  • LAMARE, Rinaldo. A vida do bebê. 42.ed. Rio de Janeiro : Agir Editora LTDA., 2009. 283-337p.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem