Desenvolvimento do bebê com 4 meses: peso, sono e alimentação

Atualizado em junho 2022

O bebê com 4 meses movimenta melhor as mãos, brincando e agarrando melhor os objetos e brinquedos. Nesta fase o bebê também já começa a ficar mais independente, interagindo mais com as pessoas.

Por volta dos 4 meses, o bebê já consegue fixar o olhar em objetos e pessoas, reconhecendo melhor os pais, ou responsáveis, e os familiares. Nesta fase o bebê também reconhece melhor a voz das pessoas, especialmente a da mãe, que normalmente acalma e gera prazer ao bebê.

A alimentação do bebê com 4 meses deve ser exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. No entanto, quando a mãe não consegue amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja utilizada a fórmula infantil, de acordo com as orientações do pediatra.

É importante lembrar que cada bebê tem seu próprio ritmo de crescimento, sono, fala e brincadeiras. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 2

Peso do bebê

A seguinte tabela mostra o intervalo de peso ideal do bebê com 4 meses, assim como outros parâmetros importantes como estatura e perímetro cefálico, segundo a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

5,6 a 8,8 kg

5 a 8,1 kg

Estatura

59,9 a 68 cm

57,8 a 66,2 cm

Perímetro cefálico

40,5 a 42,8 cm

39,3 a 41,8 cm

Aumento de peso mensal

600 g

600 g

Se o bebê apresentar valores acima ou abaixo dos indicados na tabela, é aconselhado consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Como é o sono do bebê

O sono do bebê com 4 meses ainda dorme cerca de 16 horas por dia, sendo que 6 horas durante o dia e 10 horas, normalmente seguidas, durante a noite. No entanto, alguns bebês podem acordar entre 2 a 3 vezes durante a noite, por algum incômodo, como fome ou a presença de xixi ou cocô na fralda.

Além disso, alguns bebês ainda não têm uma rotina regular de sono prolongado, podendo “trocar o dia pela noite”. Para isso, algumas recomendações que ajudam a criar uma rotina de sono noturno são:

  • Se acordar muito cedo, deixar o bebê um pouco mais no berço para que durma um pouco mais;
  • Manter pouca iluminação no quarto;
  • Evitar barulhos pela casa para não despertar o bebê.

Além disso, é importante também tentar manter a mesma rotina antes de dormir para que o bebê se acostume ao horário do sono, que deve durar em torno de 10 horas seguidas por noite. Saiba quanto tempo deve durar o sono do bebê.

Alimentação do bebê

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a alimentação do bebê com 4 meses seja feita exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser.

O leite materno contém todos os nutrientes e água que o bebê precisa para crescer e se desenvolver. Por isso, a recomendação é que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses e, quando possível, que o leite materno complemente a alimentação da criança até os 2 anos ou mais. Veja todos os benefícios do aleitamento exclusivo para o bebê.

No entanto, quando a mãe não pode amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, onde o pediatra deverá recomendar o tipo e a quantidade de fórmula.

O bebê que se alimenta com fórmula infantil também deve ingerir 700 ml de água filtrada ou fervida por dia, considerando a água usada no preparo da fórmula infantil e a água pura, que deve ser dada ao longo do dia, para evitar sobrecarregar os rins ou prisão de ventre.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 4 meses já tem melhor controle das mãos, brincando e agarrando melhor os objetos e os levando até a boca. Nesta fase o bebê também já começa a ficar mais independente, interagindo mais com as pessoas com um sorriso ou balbuciando alguns sons.

Aos 4 meses o bebê já consegue fixar o olhar em objetos e pessoas, reconhecendo melhor os pais, ou responsáveis, e os familiares e os acompanhando com os olhos e a cabeça. Nesta fase o bebê também reconhece melhor a voz das pessoas, especialmente a da mãe, que normalmente acalma e gera alegria na criança.

Além disso, durante este período é importante estar atento às reações do bebê aos estímulos, pois neste período já é possível identificar algumas situações, como dificuldades de audição, por exemplo. Saiba como identificar se o bebê escuta bem.

Quando vacinar o bebê

É importante que o bebê com 4 meses receba algumas vacinas que estão incluídas no calendário nacional de vacinação, como:

  • Segunda dose da VORH, contra o Rotavírus;
  • Segunda dose da Pentavalente/DTP, contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo b;
  • Segunda dose da VIP, contra Poliomielite.

Além disso, o bebê aos 4 meses também recebe a segunda dose da Pneumocócica 10, que protege contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo. Veja o calendário de vacinação para cada idade do bebê.

Brincadeiras do bebê com 4 meses

As brincadeiras com o bebê com 4 meses são fundamentais, pois estimulam a curiosidade, a sensibilidade e o desenvolvimento da visão e da audição da criança. Algumas brincadeiras simples para os bebês nesta idade são:

  • Levar o bebê para a porta ou a janela de casa para que ela possa ver as pessoas, os animais e os objetos se movimentando, falando os nomes e fazendo sons de cada um para a criança;
  • Colocar o bebê sentado em um tapete, apoiado por almofadas e mostrar livros ou brinquedos para ele, deixando-o segurar os objetos com as duas mãos, enquanto conversa e sorri para ele;
  • Com o bebê no colo, deixar ele de frente para o espelho, mostrando e explicando as partes do corpo, para ajudar ele a desenvolver a visão e perceber a própria imagem aos poucos.

Além disso, o bebê com 4 meses também pode passear em locais abertos como parques ou praças, porém os passeios devem ser feitos antes das 10:00 ou após às 16:00. No entanto, não é recomendado expor o bebê com 4 meses de vida diretamente ao sol da mesma forma que não se deve passar protetor ou bloqueador solar nesta fase, sendo indicado o uso de guarda-sol, bonés e roupas para proteção.