Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quantas horas o bebê precisa dormir - de 0 a 3 anos

O número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua idade e o seu crescimento, sendo que quando é recém-nascido, ele, geralmente, dorme cerca de 16 a 20 horas por dia, enquanto que quando tem 1 ano de idade, já dorme cerca de 10 horas por noite e faz duas sestas durante o dia, de 1 a 2 horas cada uma.

Apesar dos bebês dormirem a maior parte do tempo, até cerca dos 6 meses de idade, não dormem muitas horas seguidas, pois acordam ou têm que ser acordados para mamar. Porém, a partir desta idade, o bebê já consegue dormir quase toda a noite sem acordar para comer.

Número de horas de sono do bebê

O número de horas de sono do bebê por dia varia de acordo com a sua idade e crescimento. Veja na tabela seguinte o número de horas que o bebê precisa dormir.

IdadeNúmero de horas de sono por dia
Recém-nascido16 a 20 horas no total
1 mês16 a 18 horas no total
2 meses15 a 16 horas no total
4 meses9 a 12 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
6 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
9 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
1 ano10 a 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
2 anos11 horas por noite + uma sesta durante o dia de cerca de 2 horas
3 anos10 a 11 horas por noite + uma sesta de 2 horas durante o dia

Cada bebê é diferente, por isso, alguns podem dormir muito mais ou durante mais horas seguidas do que outros. O importante é ajudar a criar uma rotina de sono ao bebê, respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.

Como ajudar o bebê a dormir

Algumas dicas para ajudar o bebê a dormir incluem:

  • Criar uma rotina de sono, deixando as cortinas abertas e falando ou brincando com o bebê enquanto ele está acordado durante o dia e falando num tom mais baixo e suave à noite, para o bebê começar a diferenciar o dia da noite;
  • Deitar o bebê para dormir quando se observar algum sinal de cansaço, mas com ele ainda acordado para o habituar a adormecer na própria cama;
  • Diminuir as brincadeiras depois de jantar, evitando luzes muito fortes ou a televisão;
  • Dar um banho morno algumas horas antes do bebê ir dormir para o acalmar;
  • Ninar o bebê, ler ou cantar uma música num tom suave antes de deitar o bebê para ele perceber que está na hora de dormir;
  • Não demorar muito tempo para colocar o bebê para dormir, pois o bebê pode ficar mais agitado, sendo mais difícil de adormecer.

A partir dos 7 meses, é normal que o bebê fique agitado e tenha dificuldade para adormecer ou que acorde várias vezes durante a noite, pois quer praticar o que já aprendeu. Nestes casos, os pais podem deixar o bebê chorar até se acalmar e ir ao quarto dele em intervalos de tempo para tentar acalmá-lo, sem o alimentar ou tirá-lo do berço.

Outra opção é ficar perto do bebê até ele se sentir seguro e adormecer novamente. Qualquer que seja a opção dos pais, o importante é utilizarem sempre a mesma estratégia para o bebê se habituar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...