Sono do bebê: quantas horas precisa dormir por idade

O número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua idade e o seu crescimento, sendo que quando é recém-nascido, ele, geralmente, dorme cerca de 16 a 20 horas por dia, enquanto que quando tem 1 ano de idade, já dorme cerca de 10 horas por noite e faz duas sestas durante o dia, de 1 a 2 horas cada uma.

Apesar dos bebês dormirem a maior parte do tempo, até cerca dos 6 meses de idade, não dormem muitas horas seguidas, pois acordam ou têm que ser acordados para mamar. Porém, a partir desta idade, o bebê já consegue dormir quase toda a noite sem acordar para comer.

Sono do bebê: quantas horas precisa dormir por idade

Número de horas de sono do bebê

O número de horas de sono do bebê por dia varia de acordo com a sua idade e crescimento. Veja na tabela seguinte o número de horas que o bebê precisa dormir.

IdadeNúmero de horas de sono por dia
Recém-nascido16 a 20 horas no total
1 mês16 a 18 horas no total
2 meses15 a 16 horas no total
4 meses9 a 12 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
6 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada
9 meses11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
1 ano10 a 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada
2 anos11 horas por noite + uma sesta durante o dia de cerca de 2 horas
3 anos10 a 11 horas por noite + uma sesta de 2 horas durante o dia

Cada bebê é diferente, por isso, alguns podem dormir muito mais ou durante mais horas seguidas do que outros. O importante é ajudar a criar uma rotina de sono ao bebê, respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.

Como ajudar o bebê a dormir

Algumas dicas para ajudar o bebê a dormir incluem:

  • Criar uma rotina de sono, deixando as cortinas abertas e falando ou brincando com o bebê enquanto ele está acordado durante o dia e falando num tom mais baixo e suave à noite, para o bebê começar a diferenciar o dia da noite;
  • Deitar o bebê para dormir quando se observar algum sinal de cansaço, mas com ele ainda acordado para o habituar a adormecer na própria cama;
  • Diminuir as brincadeiras depois de jantar, evitando luzes muito fortes ou a televisão;
  • Dar um banho morno algumas horas antes do bebê ir dormir para o acalmar;
  • Ninar o bebê, ler ou cantar uma música num tom suave antes de deitar o bebê para ele perceber que está na hora de dormir;
  • Não demorar muito tempo para colocar o bebê para dormir, pois o bebê pode ficar mais agitado, sendo mais difícil de adormecer.

A partir dos 7 meses, é normal que o bebê fique agitado e tenha dificuldade para adormecer ou que acorde várias vezes durante a noite, pois quer praticar tudo o que foi aprendendo durante o dia. Nestes casos, os pais podem deixar o bebê chorar até se acalmar, podendo ir até ao quarto em intervalos de tempo para tentar acalmá-lo, mas sem o alimentar ou tirá-lo do berço.

Outra opção é ficar perto do bebê até ele se sentir seguro e adormecer novamente. Qualquer que seja a opção dos pais, o importante é utilizarem sempre a mesma estratégia para o bebê ir acostumando.

Confira ainda outras dicas da Dr.ª Clementina, psicóloga e especialista em sono do bebê:

Posso deixar o bebê chorar até acalmar?

Existem várias teorias sobre como treinar o sono do bebê. Uma muito comum consiste em deixar o bebê chorar até se acalmar, no entanto, esta é uma teoria controversa, já que existem alguns estudos que indicam que pode ser traumático para o bebê, que pode sentir-se abandonado, fazendo aumentar os níveis de estresse.

Porém, também existem outras pesquisas [1,2] que apoiam a ideia de que, após alguns dias, o bebê compreende que não vale a pena chorar durante a noite, aprendendo a pegar no sono sozinho. Segundo estes estudos, embora possa parecer uma atitude fria e cruel por parte dos pais, a técnica parece resultar sem causar qualquer trauma no bebê ou prejudicar suas relações com os pais.

Por estes motivos, não existe uma verdadeira contraindicação para esta estratégia, sendo que só deve ser adotada quando é um desejo dos pais e sempre com supervisão do pediatra. Pais que optem por adotar esta estratégia devem ter alguns cuidados como: evitar fazê-lo em bebês com menos de 6 meses de vida, introduzir a abordagem de forma gradual e sempre espreitar o quarto para confirmar que o motivo do choro não é uma situação de perigo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 03 Ago 2021
  • BILGIN, Ayten; WOLKE, Dieter. Parental use of ‘cry it out’ in infants: no adverse effects on attachment and behavioural development at 18 months. The Journal of Child Psychology and Psychiatry. 2020
  • THE AMERICAN JOURNAL OF NURSING. ‘Cry It Out’ Sleep Training Gets Support. 2020. Disponível em: <https://www.nursingcenter.com/wkhlrp/Handlers/articleContent.pdf?key=pdf_00000446-202006000-00007>. Acesso em 03 Ago 2021
Mais sobre este assunto: