Desenvolvimento do bebê com 7 meses: peso, sono e alimentação

Revisão médica: Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
junho 2022

O bebê com 7 meses já consegue manter um bom contato com outras pessoas através do olhar e começa a entender o significado do “não”, através de gestos feitos pelos pais, ou cuidadores, com os dedos ou com a cabeça.

Se o bebê ainda não se sentou sozinho, nesta fase ele aprenderá a ficar sentado sem apoio e, se ainda não começou a engatinhar, poderá se arrastar e rolar para alcançar brinquedos ou objetos. Saiba como estimular o bebê a engatinhar.

Aos 7 meses, além do leite materno, ou fórmula infantil, a alimentação do bebê deve ser complementada com papas de frutas, que devem ser oferecidas nos lanches da manhã e da tarde, e papas “salgadas”, preparadas com cereais, proteínas e vegetais frescos, oferecidas no almoço e no jantar. Veja como deve ser a alimentação do bebê com 7 meses.

É importante ressaltar que cada bebê tem seu próprio ritmo de crescimento, sono e alimentação. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é aconselhado realizar uma consulta com o pediatra.

Peso do bebê com 7 meses

A tabela seguinte indica o intervalo de peso do bebê com 7 meses, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

6,7 a 10,2 kg

6 a 9,8 kg

Estatura

65 a 73,5 cm

62,8 a 72 cm

Perímetro cefálico

42,5 a 45,2 cm

41,5 a 44,2 cm

Ganho de peso mensal

450 g

450 g

Se o bebê apresenta valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para que seja avaliado o desenvolvimento da criança.

Sono do bebê

O bebê com 7 meses dorme em média 14 horas por dia, que são divididas em 9 a 11 horas seguidas por noite, e de 2 a 3 cochilos durante o dia, com duração entre 2 a 3 horas cada.

Aos 7 meses, os bebês costumam ser muito ativos e querem brincar e ficar com os pais, ou responsáveis, até na hora de dormir. No entanto, é importante estabelecer um horário regular para que o bebê tenha noites de sono tranquilas, pois são importantes para o crescimento, o ganho de peso e a imunidade da criança.

Muitos bebês conseguem dormir bem durante a noite toda, já outros podem ter um pouco de dificuldade para dormir longas horas ou ainda podem “trocar o dia pela noite”. Nestes casos, algumas sugestões para ajudar o bebê a ter boas noites de sono são:

  • Dar banho morno no bebê;
  • Contar uma história ou colocar uma música baixa e calma;
  • Manter o quarto do bebê com uma luz branda;
  • Diminuir os barulhos na casa na hora de dormir;
  • Fazer uma massagem.

Além disso, se o bebê acordar muito cedo, é importante avaliar se está tudo bem, conversando com voz baixa e calma com a criança. Se estiver tudo bem, é aconselhado ninar o bebê no berço para que ele durma um pouco mais.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 7 meses geralmente já consegue sentar sozinho e sem apoios e já engatinha, se arrasta ou rola em direção a algum objeto ou brinquedo. Além disso, o bebê também já começa a explorar mais as partes do próprio corpo, como nariz, orelhas e região genital.

Nesta fase o bebê mantém um bom contato com outras pessoas através do olhar e começa a entender o significado do “não”, através de gestos feitos pelos pais, ou cuidadores, com os dedos ou com a cabeça. Além disso, o bebé também começa a emitir mais sons, formando sílabas, como "dá-dá", "pá-pá" e “bababada”.

Aos 7 meses podem surgir mais dois dentes no bebê, podendo causar irritação, diminuição do sono, redução do apetite e, algumas vezes, febre na criança. Para melhorar esses desconfortos, os pais, ou responsáveis, podem massagear, com a ponta dos dedos, as gengivas do bebê, por exemplo. Veja outras dicas para aliviar o desconforto do nascimento dos dentes do bebê.

Alimentação do bebê

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação do bebê com 7 meses deve ser composta por papa de frutas frescas, que devem ser oferecidas nos lanches da manhã e da tarde, e 2 papas “salgadas”, feitas com vegetais frescos, cereais, tubérculos, leguminosas e proteínas, oferecidas no almoço e no jantar.

É importante lembrar que os alimentos devem complementar o leite materno, que deverá ser oferecido sob livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser, ou a fórmula infantil, Conheça outras recomendações para a alimentação do bebê com 7 meses.

O bebê aos 7 meses também precisa beber 800 ml de água ao longo do dia, considerando a água do leite materno, ou fórmula infantil, a água usada em sopas e caldos, e a água pura, que deve ser filtrada ou fervida. Saiba como dar água para o bebê com 7 meses.

Além disso, é importante também evitar alguns tipos de alimentos, como gelatina, chocolate, sal e açúcar, para evitar a formação de hábitos alimentares inadequados que poderão contribuir para doenças como diabetes ou obesidade. Veja outros alimentos que os bebês não devem comer.

Brincadeiras e brinquedos para o bebê

As brincadeiras e brinquedos para o bebê com 7 meses ajudam a estimular a curiosidade, a coordenação motora, a comunicação e a linguagem. Além disso, as brincadeiras também ajudam a criar um vínculo positivo entre a criança e os pais, ou responsáveis.

Uma boa opção de brincadeira para o bebê com 7 meses é deixar ele sentado em um tapete macio e colocar algumas caixas de papelão e tampas perto da criança. Explicar, mostrando, como tampar as caixas, e estimular o bebê a fazer o mesmo, deixando que ele tampe e destampe sozinho.

Além das brincadeiras, algumas brinquedos seguros para o bebê com 7 meses são:

  • Bichos de pano laváveis;
  • Brinquedos com material resistente, para não desmanchar ao ser mastigado;
  • Brinquedos com pelo menos 4 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento;
  • Cavalos ou cadeira de balanço, que podem ser usados por bebês que já sentam sem apoio e com cinto de segurança.

Além disso, é importante optar por brinquedos de acordo com as recomendações quanto à faixa etária, para evitar que o bebê se engasgue com peças pequenas, por exemplo. Veja o que fazer para desengasgar o bebê.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em junho de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Segurança dos brinquedos. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/prevencao-de-acidentes/seguranca-dos-brinquedos/>. Acesso em 18 nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Qual a quantidade de água que bebês e crianças precisam tomar?. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/qual-a-quantidade-de-agua-que-bebes-e-criancas-precisam-tomar/>. Acesso em 18 nov 2021
Mostrar bibliografia completa
  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 18 nov 2021
  • MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância. 2019. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/CartilhaCriancaFeliz_web.pdf>. Acesso em 18 nov 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção Básica: Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. 2014. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento_1ed.pdf>. Acesso em 18 nov 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA, COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. 2018. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/julho/12/Guia-Alimentar-Crianca-Versao-Consulta-Publica.pdf>. Acesso em 18 nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NUTROLOGIA. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 2018. . Acesso em 18 nov 2021
  • sociedade Brasileira de Pediatria. Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade. 1.ed. São Paulo, Brasil: Manole, 2010. 242-243.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Como fazer meu filho dormir melhor - Prevenção. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/como-fazer-meu-filho-dormir-melhor/>. Acesso em 18 nov 2021
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Atenção primária e puericultura: crescimento e desenvolvimento. 2017. Disponível em: <https://professor.ufrgs.br/danilo-blank/files/casanova_crescimento_e_desenvolvimento_2018.pdf>. Acesso em 18 nov 2021
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 2005230 visualizações