Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Rugas: o que são, tipos, causas, prevenção e tratamento

Dermatologista
janeiro 2023

As rugas são linhas ou vincos na pele que surgem ao redor dos lábios, testa, cantos dos olhos, pescoço ou mãos, por exemplo, devido ao envelhecimento natural do corpo, podendo começar a surgir por volta dos 30 anos de idade, quando as fibras elásticas e colágenas da pele diminuem em quantidade, deixando a pele mais fina e flácida. 

As primeiras rugas que aparecem são as rugas de expressão, que, após os 40 anos, aparecem mesmo com o rosto está estático ou parado, ao redor dos olhos e do queixo, e podem piorar ao longo dos anos até atingir grande parte do rosto, pescoço e colo.  

O tratamento das rugas é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de cremes antirrugas, procedimentos estéticos, como peelings, radiofrequência ou botox, ou até cirurgia plástica, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais tipos de rugas

Os principais tipos de rugas são:

  • Rugas finas ou tipo I: são discretas alterações que surgem com expressões faciais, não sendo ainda consideradas rugas, que podem começar a ser perceptíveis entre os 20 e 30 anos de idade, nas regiões da face que fazem expressões;
  • Linhas de expressão ou tipo II: surgem após os 30 ou 40 anos, à medida que o rosto se movimenta, em momentos de preocupação, sorrisos e expressões, e são mais comuns ao redor dos lábios, boca e testa;
  • Rugas profundas ou tipo III: são rugas fixas que aparecem mesmo com os rosto descansado, e são finas ou com pequenas ondulações,devido ao afinamento da pele, após os 50 anos de idade. São rugas que já não conseguem ser disfarçadas com a maquiagem e podem dar um aspecto abatido ou cansado ao rosto, que surgem principalmente ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas;
  • Rugas gravitacionais ou tipo IV: são rugas que ficam profundas após os 60 ou 70 anos, e são constantes devido à gravidade que puxa a pele fina para baixo. Aparecem comumente nos lados do queixo, no pescoço, diante das orelhas e já não são disfarçadas por cremes ou maquiagem. 

As rugas podem, ainda, ser formadas por linhas de expressão devido a algum movimento ou expressão facial mantida repetidamente pela pessoa, e, por isso, é importante evitar sobrecarregar os músculos da face, por excesso de tensão, alguma posição ao dormir, para tentar enxergar ou se proteger do sol, por exemplo.

Possíveis causas

As rugas são causadas por um afinamento da pele, diminuição da produção ou falta de colágeno ou produção mais lenta das células da pele, sendo mais comum de surgir com o envelhecimento natural do corpo.

No entanto, alguns fatores podem contribuir para o surgimento precoce ou piora das rugas, como:

  • Danos causados pelos raios UV solares;
  • Hábito de fumar;
  • Exposição frequente a poeira, fumaça ou fuligem;
  • Desidratação;
  • Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas;
  • Fatores genéticos.

Além disso, as contrações musculares causadas por expressões faciais, como franzir a testa, apertar os olhos ou sorrir, podem levar ao surgimento de linhas finas de expressão, que com o tempo e envelhecimento natural do corpo, podem causar rugas.

Como é feito o tratamento

O tratamento ideal para as rugas depende do estágio em que se encontram, havendo opções como peeling, sessões de radiofrequência ou creme de ácido glicólico, prescritos pelo dermatologista, para o tratamento de rugas de expressão, ou procedimentos a laser, aplicação de botox ou cirurgia plástica, por exemplo, para as rugas mais profundas. Veja os tratamento para rugas mais indicados

Alguns métodos caseiros ou naturais podem ser opções, como o uso de chás e cremes naturais. Confira a receita naturais contra rugas.

Como prevenir

As rugas são inevitáveis, pois surgem devido ao envelhecimento natural do corpo. Entretanto, seu início e gravidade podem variar, devido à genética da pessoa, mas, também, por hábitos de vida.

Assim, para evitar o aparecimento de rugas, deve-se:

1. Aplicar protetor solar diariamente

O protetor solar ajuda a prevenir os danos na pele causados pelos raios UV do sol e o surgimento precoce de rugas, e por isso, deve ser usado diariamente, pelo menos 15 minutos antes de sair de casa, e aplicado até mesmo em dias nublados. Além disso, deve ser reaplicado a cada duas horas, e imediatamente após suar ou atividades esportivas, como a natação, vôlei de praia ou corridas de rua, ou banhos de mar ou piscina, por exemplo.

O ideal é consultar o dermatologista que pode indicar o melhor tipo de protetor solar de acordo com o tipo de pele. Veja como escolher o melhor protetor solar.

2. Evitar a exposição excessiva ao sol

O sol é um dos maiores inimigos da pele, já que acelera o seu envelhecimento e é um fator de risco de câncer de pele.

Assim, é muito importante evitar as horas de maior intensidade dos raios solares, entre 11h e 16h, usar chapéu, óculos de sol e passar diariamente um protetor solar com um fator de proteção solar superior a 30, devendo-se repetir a aplicação a cada 2 horas, principalmente se a pessoa estiver na praia ou na piscina.

3. Retirar a maquiagem 

Após utilizar maquiagens, é importante retirá-la adequadamente, limpando o rosto com água e sabonete suave ou sabonete próprio para o rosto, uma vez que a maquiagem deixada na pele pode obstruir os poros, aumentar a desidratação da pele e diminuir a nutrição e a capacidade do corpo produzir colágeno, o que contribui para o desenvolvimento das rugas.

Além de lavar o rosto adequadamente para retirar a maquiagem, é importante utilizar soluções ou cremes demaquilantes, e passar um creme hidratante próprio para o rosto para hidratar a pele, que pode ser indicado pelo dermatologista de acordo com o tipo de pele.

Além disso, existem opções de cremes antirrugas que ajudam a hidratar a pele e evitar linhas de expressão, geralmente vendidas em farmácias ou lojas de cosméticos. Saiba escolher o melhor creme anti-rugas para a sua pele. 

4. Evitar fazer caretas

Fazer caretas, como ficar franzindo a testa, enviesando ou apertando os olhos, com frequência, pode criar rugas com o tempo ou piorar as existentes.

Além disso, andar pela rua sem óculos do sol, faz com que a pessoa esteja constantemente com os olhos semicerrados, o que contribui também para o aparecimento de rugas de expressão.

5. Fazer uma dieta equilibrada

Fazer uma dieta equilibrada, incluindo alimentos antioxidantes, como frutas, vegetais e frutos secos, por exemplo, ajudam a evitar os danos causados pelos radicais livres na pele, pois são ricos em vitamina A e C, por exemplo.

Além disso, a vitamina C presente nos alimentos ajuda a estimular a produção de colágeno, evitando o surgimento precoce de rugas, quando consumido regularmente. Veja a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.

6. Praticar exercícios regularmente

Praticar exercícios físicos regularmente promove uma melhor circulação sanguínea no corpo, o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, além de fortalecer o sistema imunológico, estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias e ter ação antioxidante, o que ajuda a evitar o surgimento precoce das rugas. Veja outros benefícios que o exercício tem para a saúde.

7. Beber bastante líquidos ao longo do dia

Beber pelo menos 2 litros de água, sucos ou chás durante o dia, ajuda a manter a hidratação do corpo, e a favorecer a eliminação do excesso de líquido e de toxinas acumuladas no organismo, que podem danificar as células e causar rugas.

8. Fazer reposição de colágeno

Fazer reposição de colágeno, através de alimentos, como gelatina, ou em cápsulas vendidas em farmácias, ajuda a promover o fortalecimento, aumentar a elasticidade e a hidratação da pele e, por isso, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Veja como tomar colágeno em cápsulas

9. Evitar fumar

O hábito de fumar pode causar rugas prematuras em torno da boca, conhecidas como de "código de barra", pelos anos de contração dos músculos labiais para segurá-lo. Além disso, os constituintes do cigarro aumentam a quantidade de radicais livres no corpo que podem danificar as células, além de também prejudicar a circulação sanguínea e as células cutâneas. 

Desta forma, deve-se evitar fumar ou ficar em ambientes com muita fumaça ou poluição. Veja algumas dicas para parar de fumar

10. Evitar bebidas alcoólicas

A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também contribui para a formação de rugas, pois provoca uma desidratação das células da pele, que com o tempo, pode danificar a pele e levar ao surgimento de rugas.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Leonardo Rotolo Araújo - Dermatologista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • MICHALAK, M.; et al. Bioactive Compounds for Skin Health: A Review. Nutrients. 13. 1; 203, 2021
  • ZHANG, S.; DUAN, E. Fighting against Skin Aging: The Way from Bench to Bedside. Cell Transplant. 27. 5; 729-738, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • RORTEAU, J.; et al. Functional integrity of aging skin, from cutaneous biology to anti-aging strategies. Med Sci (Paris). 36. 12; 1155-1162, 2021
  • BOISMAL; F.; et al. Skin aging: Pathophysiology and innovative therapies. Med Sci (Paris). 36. 12; 1163-1172, 2020
Revisão clínica:
Dr. Leonardo Rotolo Araújo
Dermatologista
Dermatologista, graduado pela Unisul, com CRM-RJ 100411-5 e membro da SBD e SBCD. Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 60445 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @depoisdosquinze

    14:28 | 68225 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 493886 visualizações