O tratamento para rugas por ser feito com o uso de cremes antirrugas e tratamentos estéticos, como microagulhamento, radiofrequência e peeling, por exemplo, porque estimulam a produção de células que garantem firmeza e sustentação da pele.
O tratamento antirrugas pode ser iniciado a partir dos 25 anos, com cremes e cuidados diários, enquanto que os tratamentos estéticos podem ser iniciados a partir dos 30-35 anos quando nota-se que a pele está mais flácida.
É importante que o dermatologista seja consultado para avaliar o melhor tratamento de acordo com a idade e tipo de pele de cada pessoa, eliminando completamente as rugas e as linhas de expressão.
Opções de tratamento
Algumas opções de tratamento para rugas são:
1. Creme antirrugas
Os cremes antirrugas podem começar a serem utilizados como prevenção ou quando começarem a aparecer as primeiras linhas de expressão, de forma que o uso pode iniciar por volta dos 25 anos.
Dessa forma, podem ser encontrados diversos tipos de cremes antirrugas, podendo variar de acordo com o tipo de pele e idade da pessoa, além de poderem ser específicos para a noite ou dia.
Os cremes devem ser aplicados depois de limpar bem a pele, removendo a maquiagem e impurezas, sendo importante que o dermatologista seja consultado para que seja indicado o cremes mais adequado para obter os melhores resultados.
Os cremes antirrugas devem conter compostos bioativos com propriedades reparadoras, antioxidantes, metabólicas e enzimáticas, como os peptídeos, vitamina C, vitamina E, manteiga de karité, coenzima Q10, retinol, ácido hialurônico, colágeno hidrolisado, entre outros, além de fatores de proteção solar.
2. Radiofrequência
A radiofrequência é um procedimento em que é utilizado um aparelho que estimula a produção de novas células de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, ajudando a reduzir as linhas de expressão e as rugas, podendo realizar sessões a cada 15 ou 30 dias, de acordo com a orientação do dermatologista ou esteticista. Entenda como funciona a radiofrequência.
3. Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento estético que consiste no uso de um pequeno aparelho com pequenas agulhas, conhecido como dermaroller, que realiza pequenos furinhos na pele, estimulando a formação de novas fibras de colágeno e favorecendo o aumento da penetração de cosméticos.
O microagulhamento pode ser realizado em casa, com pequenos aparelhos com agulhas de no máximo 0,5 mm de profundidade, cerca de 1 vez por semana ou à cada 15 dias. Veja mais detalhes sobre o microagulhamento no vídeo a seguir:
Como usar o DERMAROLLER em casa
04:37 | 1.056.042 visualizações4. Peeling com ácidos
O peeling com ácidos, ou peeling químico, é outro tratamento estético que pode ser realizado pelo dermatologista ou profissional capacitado e consiste na aplicação de ácidos sobre a pele, como o ácido glicólico ou o ácido retinoico, para promover a remoção da camada mais superficial da pele e estimular o crescimento de uma nova camada de pele, ajudando a combater as rugas e linhas de expressão.
Além disso, dependendo do ácido utilizado, é também possível promover a estimulação da produção de colágeno, combatendo a flacidez. Entenda como é feito o peeling com ácidos.
5. Preenchimento
O preenchimento das rugas com ácido hialurônico ou toxina botulínica (botox) é uma forma de tratar as rugas profundas e deve ser feito pelo dermatologista ou profissional especializado.
Tanto o preenchimento com ácido hialurônico quanto o botox possuem efeito passageiro, ou seja, devem ser retocados depois de alguns meses para manter o resultado.
6. Jato de plasma
O jato de plasma é um procedimento estética em que é feita a aplicação de plasma, que é um gás ionizado, diretamente nas rugas.
Assim, esse gás ativa a regeneração do tecido e estimula a produção de colágeno, contribuindo para o tratamento das rugas profundas, além de dar mais firmeza à pele. Conheça mais sobre o jato de plasma.
Leia também: Rejuvenescimento: o que é, tratamentos e cuidados diários tuasaude.com/rejuvenescimento7. Lifting facial
O lifting facial costuma ser a última opção de tratamento para ruga profundas, já que é um procedimento mais invasivo.
Assim, esse procedimento é recomendado quando não há melhora das rugas após a realização de outros procedimentos estéticos ou quando a pessoa deseja um efeito mais definitivo, sendo normalmente indicado para pessoas acima dos 45 anos.
O lifting facial é feito sob anestesia geral e consiste na realização de um corte que permita que o médico "puxe" a pele, de forma que a pele do rosto fica mais esticada, combatendo a flacidez e as rugas. Entenda como é feito o lifting facial.
8. Bioestimulador de colágeno
O bioestimulador de colágeno é uma substância, como o ácido poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio ou a policaprolactona, aplicada pelo dermatologista nas camadas mais profundas da pele, para promover a produção natural de colágeno pela pele.
Essas substâncias, geralmente, tem um efeito prolongado de 12 a 24 meses, e ajudam a deixar a pele mais firme e uniforme, com mais volume, sendo uma boa opção de tratamento para rugas e linhas de expressão. Entenda o que é bioestimulador de colágeno e como funciona.
9. Skinbooster
O skinbooster é uma boa opção de tratamento para rugas, por ser um procedimento realizado com injeções de ácido hialurônico, que aumentam a hidratação e estimulam a formação de colágeno na pele, ajudando a reduzir as rugas.
Leia também: Skinbooster: o que é, para que serve (e como é feito) tuasaude.com/skinbooster10. Fios de sustentação
Os fios de sustentação são estruturas finas que são aplicadas sob a pele, sendo um tratamento que ajuda a melhorar a estrutura e firmeza da pele e rejuvenescer a pele, tratando, assim, as rugas leves e linhas de expressão.
Como diminuir as rugas em casa
Algumas recomendações para diminuir as rugas em casa são:
- Manter a boa hidratação da pele de todo o corpo, incluindo do rosto;
- Beber cerca de 2 litros de água por dia;
- Dar preferência ao uso de sabonete líquido no rosto;
- Lavar o rosto com água mineral, água micelar ou água termal, porque estas não tem cloro, conhecido por ressecar a pele;
- Comer alimentos ricos em colágeno diariamente, como carne vermelha, coxa de frango e gelatina;
- Tomar um suplemento de colágeno hidrolisado diariamente, que ajuda a manter a sustentação da pele;
- Usar sempre um creme anti-idade no rosto com fator de proteção solar;
- Fazer a ginástica facial alongando os músculos importantes que fazem o efeito contrário das rugas;
- Usar chapéu e óculos de sol de qualidade sempre que estiver exposto ao sol ou à claridade para evitar a contração dos músculos ao redor dos olhos e da testa, evitando a formação de rugas nestas regiões.
Para manter a pele bonita, firme e hidratada é importante também ter um estilo de vida saudável, mantendo uma dieta saudável e cuidando da pele com os produtos mais indicados para cada tipo de pele.
Além disso, outros fatores que também ajudam a manter a pele bonita são não fumar, porque a fumaça do cigarro também provoca danos na pele, favorecendo a formação de rugas na parte superior da boca, conhecida popularmente como 'código de barras'.
Confira mais dicas sobre o que comer para manter a pele saudável assistindo ao vídeo a seguir: