3 remédios caseiros para combater rugas naturalmente

Janeiro 2021

Uma ótima forma de combater rugas ou evitar o aparecimento de novas rugas é melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, aplicando diariamente uma máscara nutritiva, um tônico facial e um creme antirrugas, que podem ser feitos em casa com ingredientes naturais.

Esses produtos ajudam a manter a pele mais nutrida e livre de toxinas que causam o envelhecimento da pele e o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Outras recomendações para conter as rugas são lavar o rosto com água mineral, usar filtro solar todos os dias e deixar de fumar. 

Os ingredientes destes produtos podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. 

1. Máscara nutritiva antirrugas

3 remédios caseiros para combater rugas naturalmente

A máscara nutritiva antirrugas ajuda a aumentar a hidratação da pele, além de revitalizar e nutrir a pele, o que contribui para diminuir o aparecimento de rugas e melhorar o aspecto de envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de glicerina líquida;
  • 1 colher e meia de água de hamamélis;
  • 3 colheres de sopa de mel de abelhas;
  • 1 colher de sopa de água de rosas.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, depois aplicar a máscara no rosto e deixar atuar por 20 minutos. Lavar o rosto com água morna e, em seguida, usar um tônico para a pele.

2. Tônicos antirrugas

3 remédios caseiros para combater rugas naturalmente

Os tônicos para o rosto ajudam a regular o pH da pele que pode causar obstrução dos poros e envelhecimento, além de melhorar a ação do creme hidratante para a pele.

As receitas de tônicos de chá verde ou de rosas e babosa são indicadas para prevenir o aparecimento de rugas ou para suavizar rugas mais marcadas ou profundas, melhorando a aparência da pele. 

Tônico de chá verde

O tônico de chá verde ajuda a reduzir a inflamação, aumentar a elasticidade da pele e reduzir a obstrução de poros, além de deixar a pele com um brilho jovem.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o chá verde na água fervente e deixar descansar por 20 minutos. Com a ajuda de um pedacinho de algodão, espalhar o tônico no rosto 2 vezes ao dia e deixar secar sozinho.

Tônico de rosas e babosa

O tônico de rosas e babosa ajuda a deixar a pele do rosto mais macia e brilhante, melhorando o aspecto e a elasticidade da pele, o que ajuda a combater as rugas. Além disso, a babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, possui antioxidantes que combatem os radicais livres que causam danos às células e envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • Pétalas de rosa vermelhas frescas;
  • Gel da folha de babosa fresco.

Modo de preparo

Cortar uma folha de babosa, lavar e retirar o gel que tem dentro da folha. Lavar as pétalas de rosa vermelha fresca. Colocar tudo no liquidificador e bater, ou usar um mixer. Coar e armazenar em um frasco de vidro limpo e seco. Colocar um pouco do tônico em um algodão e aplicar no rosto limpo, de preferência à noite.

3. Creme antirrugas caseiro

3 remédios caseiros para combater rugas naturalmente

O creme antirrugas caseiro para o rosto ajuda na renovação de células da pele e combate a inflamação, melhorando a saúde da pele e revertendo os sinais de envelhecimento.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoa;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha derretida;
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité;
  • 15 gotas de óleo essencial de olíbano.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Mexer bem rápido até conseguir uma mistura firme. Colocar a mistura em um recipiente hermético limpo e seco, coberto com papel alumínio, e manter em ambiente fresco e seco

Aplicar generosamente no rosto à noite, após lavar o rosto, tendo cuidado para não entrar o creme nos olhos.

Confira outras receitas caseiras para combater rugas.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Wrinkle creams: Your guide to younger looking skin. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/in-depth/wrinkle-creams/art-20047463>. Acesso em 04 Jan 2021
Mais sobre este assunto: