Rouquidão: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão clínica: Dr. Flávio Sakae
Otorrinolaringologista
fevereiro 2023
  1. Sintomas
  2. Causas
  3. Diagnóstico
  4. Tratamento

A rouquidão é uma alteração da voz que indica um funcionamento anormal das cordas vocais, que normalmente é causada pelo uso excessivo da voz, inalação de ar frio ou pelo hábito de fumar, mas também pode indicar lesão nos nervos ou câncer de laringe.

Além de afetar a tonalidade ou altura da voz, a rouquidão também pode ser identificada por meio de outros sintomas, como perda de fôlego ou esforço excessivo para falar e dificuldade para entender a própria voz.

Em caso de rouquidão, é importante consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, especialmente se a rouquidão não melhora ou surgem sintomas como perda de peso ou engasgos. O tratamento depende da sua causa e pode envolver medidas como parar de fumar, medicamentos antialérgicos ou antiácidos e cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de rouquidão são:

  • Alteração na tonalidade ou timbre da voz;
  • Voz muito baixa ou fraca;
  • Esforço para falar;
  • Dificuldade para entender a própria voz; 
  • Perda do fôlego ao conversar.

Dependendo da causa, também podem estar presentes outros sintomas, como tosse, dor de garganta, sensação de queimação no pescoço, engasgos e dificuldade para engolir alimentos, sendo importante a sua identificação para indicar o tratamento mais adequado.

Rouquidão pode ser sintoma de COVID-19?

Embora a rouquidão não seja um sintoma muito frequente da COVID-19, algumas pessoas podem ter alterações na voz. É mais comum surgirem outros sintomas como tosse, perda do olfato ou paladar, por exemplo. Confira os principais sintomas de COVID-19.

O que causa rouquidão

As principais causas de rouquidão são:

1. Uso excessivo da voz

O uso excessivo da voz pode causar fadiga das cordas vocais, provocando rouquidão. É mais comum em pessoas que gritam, falam muito alto ou limpam a garganta com frequência.

2. Inalação de ar frio ou fumaça

A inalação de fumaça ou ar frio, por exemplo, pode provocar a contração de músculos da laringe e inflamação das cordas vocais, causando rouquidão, que normalmente é transitória. Veja mais sintomas de inflamação das cordas vocais.

3. Envelhecimento

A rouquidão é comum em pessoas mais velhas, especialmente após os 65 anos, devido a uma atrofia natural das cordas vocais, que é comum de surgir com o envelhecimento e que pode prejudicar a produção da voz. 

4. Tabagismo

O tabagismo também pode causar rouquidão, devido à irritação da laringe pela fumaça do cigarro. Além disso, quando em excesso, o tabaco pode levar ao aparecimento de  sintomas como tosse e cansaço, que podem ser indicativos de DPOC ou bronquite crônica. Conheça outras doenças causadas pelo cigarro.

5. Infecções respiratórias

É comum a rouquidão ser causada por infecções respiratórias, como gripes e resfriados, devido à irritação das cordas vocais. Neste caso, a rouquidão tende a surgir rapidamente e ser temporária, além de ser comum existirem outros sintomas como febre e tosse. Confira outros sintomas de infecções respiratórias.

6. Alergias

A rouquidão causada por alergias respiratórias tende a surgir após o contato com poeira, mofo ou pólen, por exemplo, e tende a desaparecer ao se evitar o contato com os possíveis causadores. Veja o que pode causar uma alergias respiratórias e o que fazer.

7. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico, quando muito frequente, pode causar rouquidão e outros sintomas como tosse e dor no peito. Nestes casos, é também comum sentir queimação na garganta, especialmente ao se deitar após as refeições. Veja os principais sintomas de refluxo gastroesofágico.

8. Nódulo nas cordas vocais

O desenvolvimento de nódulos nas cordas vocais pode afetar a produção da voz, causando rouquidão, especialmente em pessoas que fazem uso excessivo e frequente da voz, como professores e pessoas que cantam. Entenda melhor o que é o nódulo nas cordas vocais.

9. Cirurgias no tórax ou pescoço

Algumas cirurgias, especialmente as que envolvem o tórax ou pescoço, podem provocar rouquidão, caso tenham lesionado nervos importantes para a produção da voz. Neste caso, a rouquidão tende a surgir logo após a cirurgia e ser persistente.

10. Câncer de laringe

Embora seja raro, o câncer de laringe tende a prejudicar o funcionamento das cordas vocais, causando rouquidão. Além disso, normalmente também estão presentes outros sintomas, como engasgos, perda de peso e dificuldade para engolir. Conheça outros sintomas do câncer de laringe.

O que pode ser rouquidão e tosse?

Quando surge rouquidão e tosse junto geralmente é sinal de:

  • Inalação de fumaça;
  • Infecções respiratórias, como gripes e resfriados;
  • Tabagismo, especialmente em caso de bronquite crônica;
  • Alergias respiratórias;
  • Refluxo gastroesofágico.

Além disso, sintomas como tosse e rouquidão também podem ser indicativos de câncer de laringe, sendo importante consultar o otorrinolaringologista, especialmente pessoas mais velhas que fumam e em caso de sintomas como perda de peso ou engasgos.   

Como confirmar o diagnóstico

A rouquidão é inicialmente identificada pelas alterações na voz e o diagnóstico normalmente é confirmado pelo otorrinolaringologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas presentes, o histórico de saúde da pessoa e os seus hábitos.

Além disso, também podem ser indicados outros exames como a nasolaringoscopia, que permite observar o interior do nariz, faringe e laringe por meio de um aparelho, para identificar a causa da rouquidão.  

Como é feito o tratamento

O tratamento da rouquidão depende da sua causa, mas pode envolver:

1. Cuidados gerais

Alguns cuidados, como fazer repouso das cordas vocais, parar de fumar, proteger-se contra o frio e evitar ambientes com fumaça, podem ser indicados, especialmente quando a rouquidão é causada pela inalação de ar frio ou fumaça, por exemplo.

Além disso, para complementar o tratamento da rouquidão, também podem ser indicadas medidas como beber bastantes líquidos e evitar bebidas que irritam a garganta, como álcool ou café. Veja mais dicas para tratar a rouquidão.

2. Fonoaudiologia

Algumas vezes, podem ser recomendadas sessões de fonoaudiologia no tratamento da rouquidão, especialmente quando é persistente e não tem indicação de cirurgia, podendo ajudar na recuperação da voz.

Confira algumas dicas da fonoaudióloga sobre como tratar a rouquidão no vídeo:

3. Medicamentos

Dependendo da causa da rouquidão, podem ser indicados alguns medicamentos, como corticoides nasais e antialérgicos, em caso de alergias, e antiácidos, para refluxo gastroesofágico, por exemplo.

4. Injeção de botox

A injeção de botox também pode ser indicada em alguns casos de rouquidão, como quando existe paralisia das cordas vocais ou contração excessiva dos músculos da laringe. Entenda para que serve a injeção de botox.

5. Cirurgia

A cirurgia geralmente é indicada em caso de câncer de laringe, obstrução das vias aéreas e alterações nas cordas vocais que não melhoram com o tratamento com fonoaudiologia, por exemplo.

6. Remédios caseiros para rouquidão

Remédios caseiros, como chá de limão e mel ou xarope de mel com própolis, podem ser utilizados no tratamento da rouquidão para aliviar sintomas, como dor de garganta ou dor para engolir, caso existam, devido a propriedades antioxidantes e cicatrizantes. Conheça mais remédios caseiros para rouquidão.

No entanto, o uso de remédios caseiros não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Escrito por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra. Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Flávio Sakae - Otorrinolaringologista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • REID, Allison; HA, Jennifer F. Inhalational injury and the larynx: A review. Burns. Vol.45, n.6. 1266-1274, 2019
  • STATPEARLS. Acute Laryngitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534871/>. Acesso em 10 fev 2023
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Laryngeal Cancer. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526076/>. Acesso em 10 fev 2023
  • HOUSE, Steven A; FISHER, Eric L . Hoarseness in Adults. Am Fam Physician. Vol.96, n.11. 720-728, 2017
  • LECHIEN, Jerome R. et al. Features of Mild-to-Moderate COVID-19 Patients With Dysphonia. J Voice. Vol.36, n.2. 249–255, 2022
  • STATPEARLS. Gastroesophageal Reflux Disease. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441938/>. Acesso em 10 fev 2023
  • STATPEARLS. Functional Voice Disorders. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK563182/>. Acesso em 10 fev 2023
  • BORN, Hayley; RAMEAU, Anais. Hoarseness. Med Clin North Am. Vol.105, n.5. 917-938, 2021
  • REITER, Rudolf et al. Hoarseness—Causes and Treatments. Dtsch Arztebl Int. Vol.112, n.19. 329–237, 2015
  • STATPEARLS. Dysphonia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK565881/>. Acesso em 10 fev 2023
Revisão clínica:
Dr. Flávio Sakae
Otorrinolaringologista
Otorrinolaringologista formado pela USP, com CRM-SP 100700.

Tuasaude no Youtube

  • Como tratar a ROUQUIDÃO

    10:01 | 341549 visualizações