Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Câncer de laringe

O câncer de laringe é um tipo de tumor que afeta a região da garganta, que apresenta como sintomas iniciais a rouquidão e a dificuldade para falar. Este tipo de câncer tem grandes chances de cura, quando seu tratamento é iniciado rapidamente, com radioterapia e quimioterapia, caso este tratamento não seja suficiente ou caso o câncer seja muito agressivo a cirurgia parece ser a solução mais eficaz.

Câncer de laringe

Sintomas do câncer de laringe

Os sintomas comuns de câncer de laringe podem ser:

  • Rouquidão;
  • Dificuldade para falar;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor e/ou dificuldade em engolir.

Qualquer pessoa com rouquidão durante quatro semanas deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista para se certificar se trata-se ou não de câncer na laringe.

Para se diagnosticar o câncer de laringe a avaliação do paciente deve incluir analise visual da pele do rosto, do couro cabeludo, dos ouvidos, do nariz, da boca e do colo além de apalpação do pescoço.

A confirmação do diagnóstico de câncer de laringe se faz com uma biópisia do tumor observado, para então se decidir o tratamento mais adequado.

Câncer de laringe tem cura?

O câncer de laringe tem cura em cerca de 90% das vezes, quando é diagnosticado numa fase inicial, mas quando este tipo de câncer só é diagnosticado numa fase tardia, o tumor pode estar muito grande ou já ter se espalhado pelo corpo, diminuindo suas chances de cura.

A maior parte dos pacientes são diagnosticados com o câncer de laringe numa fase intermediária, quando as chances de cura rondam os 60%. Mas segundo os cientistas, se o tratamento proposto for assertivo e o tumor for localizado numa única região, a cura pode vir em poucos meses.

Tratamento para câncer de laringe

O tratamento para o câncer de laringe é feito com radioterapia e/ou quimioterapia. Se estas não obtiverem sucesso, pode-se recorrer à cirurgia, embora esta seja mais radical, pois pode ser necessária a retirada de uma parte da laringe, impedindo o falar e o respirar normalmente, sendo necessário utilizar uma traqueostomia.

As piores consequências do tratamento para o câncer de laringe podem ser a perda da voz ou a perda da capacidade de engolir pela boca, o que obriga a uma alimentação adaptada. Porém o tipo de tratamento e a gravidade das consequências do tratamento eleito pelos médicos irá depender do tamanho, extensão e localização do tumor.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...