Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Dicas para tratar a rouquidão em casa

Existem vários tratamentos caseiros que podem ajudar a curar a rouquidão porque esta situação nem sempre é grave e tende a desaparecer em poucos dias com o repouso da voz e a devida hidratação da garganta.

As 7 dicas para tratar a rouquidão em casa são:

  1. Beber bastante água porque as cordas vocais precisam estar sempre bem limpas e hidratadas;
  2. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes porque isto irrita a região, piorando a rouquidão;
  3. Comer uma maçã com casca porque tem ação adstringente, limpando a boca, os dentes e a garganta e além disso ela melhora o funcionamento da articulação temporomandibular;
  4. Evitar falar muito alto ou muito baixo para não cansar a musculatura da garganta;
  5. Fazer gargarejos com água morna e sal pelo menos 1 vez ao dia, para retirar todas as impurezas da garganta;
  6. Repousar a voz, evitando falar muito;
  7. Fazer um relaxamento da região do pescoço, girando a cabeça lentamente em 360º.

Ao seguir todas estas recomendações é esperado que a rouquidão melhore ou desapareça.

Normalmente o médico só indica o uso de remédios corticóides ou antibióticos quando eles são fundamentais para solucionar a causa, e quando a causa é o mal uso da voz a fonoterapia pode ajudar.

Rouquidão constante

Em caso de rouquidão constante é recomendado ir ao médico pois pode ser algo mais sério que necessita de um tratamento específico, como por exemplo nódulos nas cordas vocais ou o câncer de laringe. Saiba mais em: Câncer de laringe.

A rouquidão constante pode estar relacionada a hábitos como fumar, beber ou estar em ambientes muito poluídos.

A rouquidão emocional pode ocorrer em períodos de maior estresse e ansiedade e neste caso tomar um chá calmante como valeriana e tentar resolver os problemas pode solucionar a rouquidão. Veja alguns remédios para acalmar em: Calmantes naturais.

O que causa rouquidão

As causas mais comuns da rouquidão são o mal uso da voz, e devido a gripes, resfriados ou catarro, mas a rouquidão também pode ser causada por:

  • Alterações hormonais, como as que ocorrem na adolescência;
  • Refluxo gastroesofágico que lesiona a laringe;
  • Alergias respiratórias;
  • Tosse seca persistente;
  • Hipotireoidismo;
  • Estresse, ansiedade;
  • Mal de Parkinson ou miastenia;
  • Cirurgia ao coração ou na região da garganta.

Outras causas também são o fato de ser fumante ou de consumir bebidas alcoólicas em excesso, e para que o tratamento seja realmente eficaz é importante descobrir e eliminar a causa.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico se a rouquidão permanecer por mais de 2 semanas ou se vier acompanhada de sintomas como tosse com sangue ou dificuldade para respirar. Bebês também devem ser levados ao pediatra logo que apresentem rouquidão.

O médico indicado é o clínico geral que poderá avaliar o estado de saúde geral do indivíduo e as causas comuns da rouquidão. Se ele achar que a rouquidão é específica poderá indicar o especialista que é o otorrinolaringologista.

Na consulta deve-se dizer ao médico a quanto tempo está rouco, quando percebeu a rouquidão e se existem outros sintomas associados. Quanto mais informações der ao médico, melhor será para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado.

Exames para rouquidão

Os exames para rouquidão são necessários para esclarecer a sua causa, principalmente se a rouquidão não é cura facilmente.

Na consulta o médico poderá ver a garganta através da laringoscopia, mas dependendo da suspeita, o médico poderá pedir exames como endoscopia, biópsia da laringe e eletromiografia laríngea, por exemplo.

Veja outras formas de tratar a rouquidão em casa:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...