Roséola infantil: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em novembro 2023

Roséola é uma doença causada por vírus, principalmente herpes vírus humano tipos 6 e 7, echovírus 16 e adenovírus, que podem ser transmitidos através de gotículas de saliva.

A roséola infantil é uma doença infecciosa que causa sintomas como febre alta repentina, diminuição do apetite e  irritabilidade, que duram cerca de 3 a 4 dias, seguidas de aparecimento de pequenas manchas rosadas na pele da criança, principalmente no tronco, pescoço e braços, que podem ou não coçar.  

É importante consultar o pediatra em caso de suspeita de roséola infantil para que seja confirmado do diagnóstico e indicado o tratamento, que pode ser feito com medicamentos para aliviar os sintomas, como pomadas anti-histamínicas para aliviar a coceira ou Paracetamol para controlar a febre, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sintomas de roséola infantil são:

  • Febre alta, entre 38 e 40ºC, que dura 3 a 4 dias;
  • Manchas rosadas na pele, podendo ou não coçar;
  • Diminuição do apetite;
  • Gânglios inflamados;
  • Inflamação das pálpebras;
  • Irritabilidade;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Vermelhidão da garganta;
  • Diarreia.

Os sintomas de roséola podem durar cerca de 7 dias e as manchas rosadas na pele podem aparecer no tronco, pescoço e braços que podem durar entre 2 a 5 dias e podem desaparecer sem descamar ou alterar a cor da pele.

Como é feito o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de roséola infantil, é muito importante passar pela avaliação do pediatra, que irá avaliar os sintomas da criança e, se necessário, solicitar exames que podem confirmar a doença, pois existem diversas situações que causam febre e manchas avermelhadas no corpo da criança. Conheça outras causas de manchas vermelhas na pele do bebê.

Marque uma consulta com o pediatra mais próximo para avaliar a possibilidade de roséola infantil.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como acontece a transmissão

​A roséola infantil transmite-se pelo contato com a saliva de outra criança contaminada, através da fala, beijos, tosse, espirros ou brinquedos contaminados com saliva e pode ser transmitida mesmo antes das manchas da pele aparecerem. Os sintomas costumam surgir após 5 a 15 dias do contágio, período em que os vírus se instalam e se multiplicam. 

Esta infecção, normalmente, não é transmitida para os adultos porque a maioria das pessoas têm defesas para a roséola, mesmo que nunca tenha tido a doença, porém é possível que um adulto contraia a roséola, caso tenha o sistema imune enfraquecido. Além disso, é raro a grávida ficar contaminada com o vírus da roséola e desenvolver a doença na gestação, porém, mesmo que adquira a infecção, não existem complicações para o feto.

Como é feito o tratamento

A roséola infantil tem um evolução benigna, pois costuma evoluir para cura naturalmente. O tratamento é orientado pelo pediatra, e consiste em controlar os sintomas da doença, podendo ser indicado o uso de Paracetamol ou Dipirona para diminuir a febre e, assim, evitar convulsões febris.

Além dos remédios, algumas medidas que podem ajudar a controlar a febre são:

  • Vestir a criança com roupas leves;
  • Evitar mantas e cobertores, mesmo se for inverno;
  • Dar banhos na criança somente com água e temperatura ligeiramente morna;
  • Colocar um pano molhado em água fresca na testa da criança por alguns minutos e também nas axilas.

Ao seguir estas orientações, a febre deverá diminuir um pouco sem ter que se recorrer a medicamentos, mas é preciso verificar se a criança tem febre várias vezes ao dia. Enquanto a criança está doente é aconselhado que não frequente a creche nem esteja em contato com outras crianças.

Além disso, outra opção para ajudar a complementar o tratamento e diminuir a febre é o chá de freixo, pois tem propriedades antipiréticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando a aliviar os sintomas da roséola. No entanto, é importante que o chá de freixo seja indicado pelo pediatra.