A escarlatina é uma doença muito contagiosa, que geralmente surge em crianças entre os 5 e os 15 anos de idade e que se manifesta através de dor de garganta, febre alta, língua muito vermelha e vermelhidão e pele com aspecto de lixa com coceira.
Esta doença é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e é uma doença benigna muito comum na infância, sendo uma forma de amigdalite que se apresenta também com manchas na pele, e que precisa ser tratada com antibiótico.
Embora possa causar muito desconforto e ser extremamente contagiosa, a escarlatina normalmente não é uma infecção grave e pode ser facilmente tratada com antibióticos como penicilina ou amoxicilina. O tempo de tratamento indicado é de 10 dias, mas também é possível fazer uma injeção única de penicilina benzatina.

Principais sintomas
O sintoma mais característico da escarlatina é o aparecimento de uma dor de garganta com febre alta, mas outros sinais e sintomas que também são comuns incluem:
- Língua avermelhada, com coloração de framboesa;
- Placas esbranquiçadas na língua;
- Placas brancas na garganta;
- Vermelhidão nas bochechas;
- Falta de apetite;
- Cansaço excessivo;
- Dor na barriga.
Na pele podem ainda surgir várias manchas avermelhadas, com uma textura semelhante a várias cabeças de alfinete e seu aspecto pode, inclusive, parecer uma lixa. Após 2 ou 3 dias é comum que a pele comece a descascar.
O diagnóstico da escarlatina é feito a partir da avaliação do pediatra dos sinais e sintomas da doença, mas também podem ser pedidos exames laboratoriais para confirmar a infecção, que podem incluir um teste rápido para identificar a bactéria ou uma cultura microbiana a partir da saliva.
Como se pega escarlatina
A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de outra pessoa infectada.
A escarlatina, embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, podendo acontecer até 3 vezes na vida, pois existem 3 formas diferentes da bactéria que causam esta doença. As épocas onde as crianças são mais afetadas são na primavera e no verão.
Ambientes fechados favorecem a propagação da doença, como, por exemplo, creches, escolas, escritórios, cinemas e shoppings. No entanto, apesar de uma pessoa poder entrar em contato com a bactéria causadora da doença, isso não quer dizer que ela a desenvolva, pois isso vai depender do seu sistema imune. Assim, se um dos irmãos desenvolve a escarlatina o outro pode apenas sofrer de amigdalite.
Como é feito o tratamento
O tratamento da escarlatina é feito com antibióticos como a penicilina, azitromicina ou amoxicilina, que conseguem eliminar a bactéria do organismo. Porém, em caso de alergia à penicilina, o tratamento geralmente é feito usando o antibiótico eritromicina para diminuir o risco de reações alérgicas.
Geralmente, o tratamento dura entre 7 a 10 dias, porém após 2 a 3 dias é esperado que os sintomas aliviem ou desapareçam. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento e como aliviar os sintomas de escarlatina.