12 sintomas da Chikungunya (e quanto tempo duram)

Atualizado em fevereiro 2024

Os sintomas mais comuns de Chikungunya são febre alta, inchaço e dor intensa nas articulações, aparecimento de manchas vermelhas na pele, dor muscular e cansaço excessivo que surgem após a picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo alphavírus.

Os sintomas da fase aguda da Chikungunya normalmente duram cerca de 14 dias, mas em alguns casos é possível que durem por mais de 3 meses, caracterizando a fase crônica da infecção com outros sintomas, como queda de cabelo, problemas do sono, dormência em algumas partes do corpo e visão turva, por exemplo.

Uma vez que não existe um tratamento específico para Chikungunya, é necessário que o corpo elimine o vírus, sendo apenas indicado tratamento para aliviar os sintomas. Além disso, como não existe vacina contra a doença, a forma mais confiável de prevenir a doença consiste em evitar a picada do mosquito. Confira algumas dicas para evitar a picada do mosquito.

Sintomas de Chikungunya foto
Sintomas de Chikungunya foto

Sintomas de Chikungunya

Os principais sintomas de Chikungunya são:

  1. Febre alta, superior a 39º C que surge de forma repentina, e calafrios;
  2. Dor intensa nas articulações e dor muscular;
  3. Inchaço nas articulações, nos mesmos locais em que se tem dor;
  4. Pequenas manchas vermelhas na pele que surgem no tronco e por todo o corpo incluindo a palma das mãos e plantas dos pés;
  5. Dor nas costas ou dor de garganta;
  6. Coceira por todo o corpo ou somente nas palmas das mãos e solas dos pés, podendo haver descamação destes locais;
  7. Dor de cabeça constante;
  8. Ínguas por todo corpo;
  9. Dor atrás dos olhos;
  10. Cansaço excessivo;
  11. Dor abdominal, diarreia, náuseas e vômitos;
  12. Vermelhidão nos olhos e aumento da sensibilidade à luz.

Nas mulheres, surgem especialmente manchas vermelhas no corpo, vômito, sangramentos e feridas na boca, enquanto que nos homens e nas pessoas com mais idade, o mais comum é surgir dor e inchaço nas articulações e febre que pode se prolongar por vários dias.

Esses sintomas podem surgir na fase aguda da Chikungunya, iniciando-se cerca de 3 a 7 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Saiba identificar o mosquito Aedes aegypti.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de Chikungunya crônica

Os principais sintomas de Chikungunya crônica são:

  • Dor nas articulações;
  • Queda de cabelo;
  • Sensação de dormência em algumas regiões do corpo;
  • Mãos frias e pontas dos dedos brancas ou arroxeadas, chamada de fenômeno de Raynaud;
  • Perturbações do sono;
  • Dificuldades de memória e de concentração;
  • Visão turva ou borrada;
  • Depressão.

A fase crônica da Chikungunya é caracterizada pela persistência dos sintomas por mais de 3 meses, principalmente da dor nas articulações, podendo durar até 6 anos.

Nesses casos, pode ser necessário uso de medicamentos para tratar estes e outros sintomas, além de sessões de fisioterapia para alívio da dor e melhora dos movimentos.

Sintomas de gravidade

Em casos raros a Chikungunya se manifesta sem febre e sem dor nas articulações, mas podem surgir as seguintes alterações que indicam que a doença é grave e a pessoa pode precisar de internamento hospitalar:

  • No sistema nervoso: convulsões, síndrome de Guillain-barré (caracterizada por perda da força nos músculos), perda dos movimentos com os braços ou as pernas, formigamentos;
  • Nos olhos: inflamação óptica, na íris ou na retina, que pode se tornar grave e comprometer a visão;
  • No coração: insuficiência cardíaca, arritmia e pericardite;
  • Na pele: escurecimento de certas áreas, aparecimento de bolhas ou úlceras semelhantes a aftas;
  • Nos rins: inflamações e insuficiência renal.
  • Outras complicações: sanguíneas, pneumonia, insuficiência respiratória, hepatite, pancreatite, insuficiência adrenal e aumento ou diminuição do hormônio antidiurético.

Estes sintomas são raros mas podem acontecer em algumas pessoas sendo causadas pelo próprio vírus, pela resposta do sistema imune da pessoa ou devido ao uso dos medicamentos.

Quanto tempo duram os sintomas

Na grande maioria dos casos, os sintomas da fase aguda da Chikungunya desaparecem após 14 dias ou até antes, caso seja iniciado o tratamento adequado com repouso e medicamentos para aliviar o desconforto.

No entanto, também existe relatos de vários pessoas em que alguns sintomas se mantiveram por mais de 3 meses, caracterizando uma fase crônica da doença.

Leia também: Dengue, Zika ou Chikungunya: qual a diferença? tuasaude.com/pode-nao-ser-dengue

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da Chikungunya é feito inicialmente pelo clínico geral ou infectologista através da avaliação dos sintomas e exames de sangue.

Para confirmar a infecção, o médico deve solicitar a realização de exame molecular, para verificar a presença do vírus na circulação, ou sorológico, para avaliar a presença de anticorpos produzidos pelo corpo contra a infecção. Veja mais detalhes sobre o diagnóstico da Chikungunya.

Como é feito o tratamento

O tratamento geralmente dura cerca de 15 dias e é feito com o uso de medicamentos analgésicos, como paracetamol, para aliviar a febre, o cansaço e a dor de cabeça.

Nos casos de dor extrema o médico pode indicar o uso de outros medicamentos mais fortes contra a dor e a inflamação. No entanto, não é recomendado tomar medicamentos sem prescrição médica, porque pode causar alterações graves, como a hepatite medicamentosa. Veja mais detalhes sobre o tratamento da Chikungunya.

Além dos remédios, outras dicas importantes são colocar compressas geladas nas articulações, para aliviar o inchaço e o desconforto, assim como beber líquidos e descansar, para permitir que o corpo consiga se recuperar mais facilmente.

Confira estas e outras dicas, no vídeo seguinte:

youtube image - CHIKUNGUNYA: Tratamento para aliviar a dor RÁPIDO! | Marcelle comenta #9

Chikungunya na gravidez

Os sintomas e a forma de tratamento durante a gravidez são os mesmos mas a doença pode passar para o bebê durante o parto, havendo risco de 50% do bebê ser contaminado, no entanto, muito raramente pode ocorrer aborto.

Chikungunya em bebês

Os sintomas de Chikungunya em bebês são principalmente febre alta, dor nas articulações, dor muscular, inchaço nas extremidades das mãos e dos pés ou fraqueza.

Em bebês os sintomas na pele podem ser mais graves, podendo surgir rash cutâneo e bolhas da pele que podem se romper, aumentando o risco de desidratação e infecções. Entenda o que é e sintomas de rash cutâneo.

Além disso, é possível observar sinais no bebê, como irritabilidade, choro frequente e persistente, ou não querer mamar. Apesar da falta de apetite da criança ela pode continuar sendo amamentada porque o vírus não passa pelo leite materno.

A febre Chikungunya em bebês recém-nascidos pode ser grave levando a complicações graves porque o sistema nervoso central pode ser afetado havendo possibilidade de convulsões, meningoencefalite, edema cerebral, hemorragia intracraniana. Também podem surgir hemorragias e comprometimento do coração com disfunção ventricular e pericardite.

Em crianças com menos de 2 anos, o médico pode decidir que a criança seja internada para receber o tratamento no hospital.