Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Dor de Cabeça

A dor de cabeça é um sintoma muito comum, que pode ser provocada por fatores como febre, excesso de estresse ou cansaço, por exemplo, que pode ser aliviada facilmente com analgésicos e anti-inflamatórios.

Embora estes remédios possam ser a solução para acabar com a dor de cabeça, é recomendado consultar um clínico geral quando a dor demora mais de 3 dias para passar, quando é muito frequente ou quando surgem outros sintomas, como cansaço excessivo, dor em outros locais do corpo, aumento da febre ou confusão, por exemplo.

Remédios para Dor de Cabeça

Remédios de farmácia

Os remédios de farmácia que geralmente são indicados para aliviar a dor de cabeça são:

  • Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina);
  • Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril) ou o ácido acetilsalicílico (Aspirina).

Além disso, existem ainda medicamentos que contêm associações de analgésicos e anti-inflamatórios com cafeína, que age potenciando o efeito analgésico, de que é exemplo o Doril ou Tylenol DC, por exemplo.

No caso da dor de cabeça evoluir para enxaqueca, o médico pode recomendar o uso de remédios da família dos triptanos ou com ergotamina, como o Zomig, Naramig, Suma ou Cefaliv, por exemplo. Saiba quais os remédios que podem ser indicados para tratar a enxaqueca.

Remédios caseiros 

Algumas medidas como aplicar uma compressa fria na cabeça, tomar um café forte ou fazer uma massagem relaxante, podem auxiliar no tratamento da dor de cabeça ou ser uma boa alternativa para pessoas que não podem tomar medicamentos.

A compressa fria deve ser aplicada na testa ou na nuca, deixando atuar por 5 a 15 minutos. O frio contribui para a constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor de cabeça.

A massagem na cabeça ajuda a aliviar a dor, pois  melhora a circulação sanguínea, diminuindo a dor e ajudando ainda a relaxar. A massagem deve ser realizada com as pontas do dedo, massageando a testa, nuca e parte lateral da cabeça. Veja o passo a passo de como fazer a massagem.

Remédio para dor de cabeça na gravidez

Para mulheres grávidas, o remédio para dor de cabeça que geralmente é indicado é o paracetamol, que apesar de não prejudicar o bebê, o seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra.

Durante a gestação, o melhor é recorrer a opções naturais e caseiras, em alternativa aos medicamentos, porque muitos deles podem passar para o bebê, podendo prejudicar o seu desenvolvimento.

Veja um ótimo remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja quais os analgésicos naturais que podem ajudar no tratamento da dor de cabeça:

Bibliografia >

  • INFARMED. Ibuprofeno. 2018. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=41943&tipo_doc=fi>. Acesso em 27 Nov 2019
  • LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A.. Paracetamol. Disponível em: <https://www.bifarma.com.br/manual/paracetamol-500mg-com-4-comprimidos-teuto-manual.pdf>. Acesso em 27 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem