Remédios para dor de cabeça (de farmácia e naturais)

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
maio 2022

Alguns remédios para dor de cabeça, principalmente os anti-inflamatórios não esteróides ou analgésicos, como o ibuprofeno ou o paracetamol, podem ser usados nos casos de dor de cabeça leve a moderada, causada por fatores como febre, excesso de estresse ou cansaço, por exemplo. 

Além disso, no caso de dor de cabeça forte ou enxaqueca, existem opções de remédios que podem ser indicados pelo médico, como o sumatriptano ou o mesilato de diidroergotamina, pois promovem um estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais e o bloqueio da dor.

O tratamento da dor de cabeça deve sempre ser orientado pelo médico, que pode indicar o melhor remédio de forma individualizada de acordo com a idade, o tipo de dor de cabeça e sua gravidade. Confira os principais tipos de dor de cabeça

Remédios de farmácia

Os remédios de farmácia que geralmente são indicados pelo médico para aliviar a dor de cabeça são:

1. Analgésicos

Os analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina), são remédios indicados para dor de cabeça, pois que agem inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases. Veja como tomar corretamente o paracetamol ou a dipirona.

Esses remédios podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, e embora sejam vendidos sem necessidade de apresentar receita médica, o ideal é que sejam tomados com indicação do médico, pois são contraindicados para pessoas com problemas de fígado ou que tenham a função da medula óssea prejudicada.

Além disso, o paracetamol, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar gravemente o fígado, causar hepatite medicamentosa e colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa

2. Anti-inflamatórios não esteróides

Os anti-inflamatórios não esteróides, também conhecidos como AINES, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor de cabeça.

Alguns anti-inflamatórios que podem ser usados para a dor de cabeça leve a moderada são o ibuprofeno (Advil, Ibupril) ou o ácido acetilsalicílico (Aspirina), e devem ser tomados com indicação médica, pois não são indicados durante a gestação, amamentação ou por pessoas que tenham úlcera de estômago, gastrite, doenças nos rins, catapora ou suspeita de dengue.

Existem ainda alguns remédios que contêm associações de anti-inflamatórios não esteroidais ou analgésicos com cafeína, que agem aumentando o efeito analgésico, como Doril Enxaqueca, Cafiaspirina, Sonridor ou Tylenol DC, por exemplo.

3. Triptanos

Os triptanos, como sumatriptano (Sumax, Imigran), naratriptano (Naramig) ou zolmitriptano (Zomig), podem ser indicados pelo médico para dor de cabeça forte ou crises de enxaqueca. Veja outros remédios que podem ser indicados para o tratamento e prevenção da enxaqueca

Esses remédios agem no cérebro provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais e bloqueando a dor, e devem ser usados somente por adultos, sendo contra-indicados durante a gravidez, ou para pessoas que tenham pressão alta ou doença vascular cerebral, coronária ou de vasos sanguíneos periféricos.

4. Ergotamínicos

Os remédios ergotamínicos, como o mesilato de diidroergotamina, podem ser indicados pelo médico para aliviar a dor de cabeça forte ou as crises de enxaqueca em adultos, e geralmente são encontrados associados a analgésicos, como a dipirona, e cafeína. 

Alguns exemplos de remédios contendo o mesilato de diidroergotamina são o Cefaliv, Migraliv, Cefalium ou Enxak, e não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com um grave comprometimento das funções do fígado e do rim, pressão alta não controlada, doenças vasculares periféricas, história de infarto agudo do miocárdio, angina pectoris e outras doenças cardíacas isquêmicas.  

Além disso, o mesilato de diidroergotamina não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao ácido acetilsalicílico, paracetamol ou outros analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides.

Remédio para dor de cabeça na gravidez

Para mulheres grávidas, o remédio para dor de cabeça que geralmente é indicado é o paracetamol, que apesar de não prejudicar o bebê, o seu uso só deve ser feito se indicado pelo obstetra.

Durante a gestação, o melhor é recorrer a opções naturais e caseiras, em alternativa aos medicamentos, porque muitos deles podem passar para o bebê, podendo prejudicar o seu desenvolvimento. Veja um ótimo remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez

Opções de remédios naturais para dor de cabeça

Algumas opções de remédios naturais para dor de cabeça são tomar um chá de camomila ou chá de hortelã pimenta, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias ou analgésicas, sendo uma boa opção de remédio caseiro para dor de cabeça causadas pelo excesso de estresse ou ansiedade, por exemplo. Saiba como preparar os remédios caseiros para dor de cabeça

Além disso, uma forma de ajudar a aliviar a dor de cabeça é aplicar uma compressa fria na na testa ou na nuca, deixando atuar por 5 a 15 minutos, pois o frio contribui para a constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor de cabeça. Além disso,  fazer uma massagem na cabeça pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, diminuir a dor e promover o relaxamento. Veja o passo a passo de como fazer a massagem.  

No entanto, é importante ressaltar que o uso destes ou de qualquer outro remédio natural, não deve substituir os remédios indicados pelo médico, sendo apenas uma forma de ajudar a aliviar a dor mais rapidamente.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja quais os analgésicos naturais que podem ajudar no tratamento da dor de cabeça:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em maio de 2022.

Bibliografia

  • ROBBINS, M. S. Diagnosis and Management of Headache A Review. JAMA. 325. 18; 1874-85, 2021
  • AHMED, F. Headache disorders: differentiating and managing the common subtypes. Br J Pain. 6. 3; 124-132, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • RIZZOLI, P.; et al. Headache. The American Journal of Medicine. 131. 1; 17-24, 2018
  • INFARMED. Ibuprofeno. 2018. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=41943&tipo_doc=fi>. Acesso em 27 nov 2019
  • LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A.. Paracetamol. Disponível em: <https://www.bifarma.com.br/manual/paracetamol-500mg-com-4-comprimidos-teuto-manual.pdf>. Acesso em 27 nov 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos que causam ENXAQUECA

    04:21 | 172770 visualizações
  • Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS

    04:26 | 1176868 visualizações
  • Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios

    01:48 | 871727 visualizações
  • Alimentos para aliviar a dor de cabeça

    04:01 | 184274 visualizações