Sumax: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Sumax é um remédio indicado para o alívio rápido das crises de enxaqueca, pois contém succinato de sumatriptana na sua composição que age principalmente nos vasos sanguíneos cerebrais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos revestidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg, solução nasal ou injeção, podendo ainda estar associado ao naproxeno, vendido com o nome Sumax Pro.

O Sumax deve ser usado somente nas doses indicadas pelo neurologista devido ao risco de efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, sonolência ou, em alguns casos, arritmias.  

Homem jovem tomando um medicamento para dor de cabeça

Para que serve

O Sumax é indicado para o tratamento de crises de enxaqueca com ou sem aura em adultos e adolescentes a partir dos 18 anos de idade, aliviando rapidamente os seus sintomas. Entenda melhor o que é enxaqueca e os sintomas.

Este remédio age regulando o tamanho de vasos sanguíneos cerebrais e o funcionamento do nervo trigêmeo durante a crise de enxaqueca. 

Leia também: 13 remédios para enxaqueca tuasaude.com/remedio-para-enxaqueca

Como usar

A forma de usar o Sumax varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Sumax 50 ou 25 mg

O comprimido de Sumax 25 mg, 50 mg ou 100 mg deve ser ingerido com água e sem que seja partido ser partido ou mastigado.

A dose inicial recomendada para aliviar os sintomas da crise de enxaqueca em adultos, geralmente, é de 1 comprimido de Sumax 25 mg, 50 mg ou 100 mg, por via oral.

Essa dose é indicada pelo neurologista de acordo com o histórico de saúde de cada pessoa e risco de efeitos colaterais. 

Caso a resposta à dose inicial não seja completa ou a dor de cabeça retorne, pode-se tomar 1 comprimido de Sumax novamente, desde que com um intervalo mínimo de 2 horas da primeira dose, de acordo com a orientação do médico.

Deve-se respeitar a dose máxima diária de 200 mg.

2. Sumax Pro

O Sumax Pro tem na sua composição succinato de sumatriptana + naproxeno sódico na forma de comprimidos de 50/500 mg ou 85/500 mg.

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Sumax Pro, tomado dentro da primeira hora do surgimento dos sintomas da crise de enxaqueca.

Caso não ocorra melhora dos sintomas, pode-se tomar outro comprimido, com um intervalo mínimo de 2 horas após a 1ª dose.

O comprimido de Sumax Pro deve ser tomado inteiro, com um copo de água, antes, durante ou após uma refeição, e não se deve ultrapassar a dose de 2 comprimidos em 24 horas.

Leia também: 15 principais tratamentos para enxaqueca tuasaude.com/tratamento-para-enxaqueca

3. Sumax nasal

O Sumax spray nasal contém 10 mg de succinato de sumatriptana em 0,1 mL, que corresponde a 1 borrifada ou 1 dose.

Para usar o Sumax spray nasal, deve-se primeiro assoar o nariz e depois, usando dois dedos, tapar uma narina e com a outra mão posicionar o frasco do spray próximo a outra narina.

Em seguida, fechar a boca e introduzir cerca de 1 cm do aplicado do spray na narina.

Borrifar o spray apenas 1 vez, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Se a crise de enxaqueca não melhorar, pode-se aplicar outra dose, com um intervalo mínimo de 2 horas após a primeira dose.

Não usar mais do que 4 doses (4 borrifadas) e um período de 24 horas.

4. Sumax injetável

O Sumax injetável contém 6 mg de succinato de sumatriptana em 0,5 mL de solução, e deve ser aplicado sob a pele (via subcutânea) no lado externo da coxa ou do braço.

A dose recomendada para adultos é de 1 ampola de Sumax injetável (0,5 mL), em dose única, quando surgirem os sintomas da crise de enxaqueca.

Essa dose pode ser repetida, no mínimo 1 hora após a primeira dose, caso não ocorra melhora dos sintomas.

Não se deve ultrapassar a dose de 2 injeções em um período de 24 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais de Sumax são:

  • Sonolência ou tontura;
  • Alterações na sensibilidade, como formigamentos e sensação de calor ou frio excessivos;
  • Aumento transitório da pressão arterial;
  • Falta de ar;
  • Sensação de fraqueza;
  • Cansaço.

Estes sintomas tendem a ser transitórios, mas variam em intensidade. Caso sejam muito desconfortáveis, o ideal é interromper o uso do medicamento e, idealmente, consultar o médico que indicou o Sumax para uma avaliação.  

Embora seja raro, o Sumax também pode causar alterações em exames de sangue, arritmias cardíacas ou reações alérgicas sérias em algumas pessoas, por exemplo. Por isso, seu uso deve sempre ser orientado pode um médico. 

Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegica

Quando não é indicado

Sumax é contraindicado em caso de:

  • Dor de cabeça comum ou prevenção da enxaqueca;
  • Histórico de reações alérgicas à sumatriptana ou outro componente da fórmula de Sumax; 
  • Histórico de doenças cardiovasculares, como infarto, doença vascular periférica, coronariana, AVC ou pressão alta não controlada;
  • Problemas graves no fígado;
  • Uso de medicamentos que contém ergotamina ou seus derivados, alguns remédios para Parkinson ou que sejam semelhantes ao Sumax;
  • Crianças e adolescentes menores de 18 anos e idosos acima de 65 anos.

Este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Conheça os principais medicamentos que a grávida não deve tomar.

Além disso, Sumax é eliminado também pelo leite materno e, por isso, em alguns casos pode ser indicado evitar amamentar por até 12 horas após usar o medicamento para evitar a exposição do bebê.

Vídeos relacionados

Alimentos para aliviar a dor de cabeça

04:00 | 195.881 visualizações

Alimentos que causam ENXAQUECA

04:21 | 200.037 visualizações