Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferentes tipos de dor de cabeça, sintomas e suas causas

Novembro 2019

Existem diferentes tipos de dor de cabeça que podem ocorrer por diversas causas e em diferentes regiões da cabeça. Alguns tipos de dor de cabeça podem ainda fazer-se acompanhar por outros sintomas, dependendo da causa que está na sua origem.

O tratamento depende do tipo de dor de cabeça e geralmente consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios ou medicamentos que resolvam a causa de dor de cabeça, como é o caso da sinusite, por exemplo.

1. Dor de cabeça tensional

Diferentes tipos de dor de cabeça, sintomas e suas causas

Este é um tipo de dor de cabeça causada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, que pode ser causado por uma má postura, estresse, ansiedade ou má posição durante o sono.

Os sintomas mais comuns da cefaleia tensional são dor leve a moderada, em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça, que afeta os dois lados na nuca ou na testa e sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo e à luz e ao ruído. A dor de cabeça tensional não causa náuseas nem piora com a atividade física. Saiba mais sobre cefaleia tensional.

O que fazer

Para aliviar a dor de cabeça tensional, deve-se tentar relaxar fazendo uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente ou fazer alguma atividade, por exemplo. Se isto não resultar, pode ser necessário tomar remédios analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, por exemplo.

2. Enxaqueca

Diferentes tipos de dor de cabeça, sintomas e suas causas

A enxaqueca caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar.

Este tipo de dor de cabeça pode ter uma intensidade moderada a severa e pode durar de alguns minutos a horas, podendo, em alguns casos, permanecer durante 72 horas. Geralmente incide mais sobre um lado da cabeça e os sintomas podem ser incapacitantes ou agravar-se, podendo prejudicar a visão e causar sensibilidade a certos cheiros e dificuldade de concentração. Saiba como reconhecer os sintomas da enxaqueca.

O que fazer

Os remédios mais usados para tratar a enxaqueca são analgésicos e anti-inflamatórios, como o paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, que ajudam a aliviar a dor em algumas pessoas e medicamentos que causam constrição dos vasos sanguíneos e bloqueiam a dor, como é o caso dos triptanos, como o Zomig, Naramig ou Sumax, por exemplo.

Para as pessoas que sentem enjoos e têm vômitos, podem tomar antieméticos como a metoclopramida, por exemplo. Veja outros remédios que são usados na enxaqueca e que podem mesmo ajudar a preveni-la.

3. Dor de cabeça associada a sinusite

Diferentes tipos de dor de cabeça, sintomas e suas causas

A sinusite caracteriza-se por uma inflamação dos seios nasais, que na maior parte das vezes causa dor de cabeça ou na face, que piora quando se baixa a cabeça ou a pessoa se deita.

Além da dor de cabeça causada pela sinusite, podem-se manifestar outros sintomas, como dor ao redor do nariz e em volta dos olhos, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito.

O que fazer

Para tratar a sinusite e aliviar a dor de cabeça, podem ser usados remédios anti-histamínicos, como a loratadina ou cetirizina, por exemplo, descongestionantes como a fenilefrina e analgésicos como o paracetamol, por exemplo.

Caso se desenvolva uma infecção, pode ser necessário tomar antibiótico. Saiba mais sobre como é feito o tratamento para a sinusite.

4. Cefaleia em salvas

Diferentes tipos de dor de cabeça, sintomas e suas causas

A cefaleia em salvas é uma doença rara, que se caracteriza por uma dor de cabeça muito forte e lancinante, mais forte que a enxaqueca, que atinge apenas um lado da face e o olho, e surge maior parte das vezes durante o sono, interrompendo-o na maior parte das vezes. A dor pode ser muito intensa e repetir-se várias vezes ao longo do dia

Outros sintomas que podem surgir durante uma crise são corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor. Veja mais sobre esta doença.

O que fazer

Geralmente a doença não tem cura e os tratamentos não são muito eficazes, nem solucionam as crises, apenas as atenuam ou diminuem a sua duração. Os remédios mais usados são anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos fortes, como os opioides e máscara de oxigênio a 100% nos momentos de crise.

Além destes tipos de dor de cabeça, ela também pode surgir devido a causas como alterações hormonais, hipertensão ou lesões na cabeça.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem