A dor de cabeça na gravidez geralmente aparece no 1º trimestre de gestação, e pode ocorrer devido a várias causas, como alterações hormonais, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse e fome. Geralmente, a dor de cabeça na gravidez tende a diminuir ou a desaparecer porque os hormônios tendem a se estabilizar.
No entanto, a dor de cabeça na gravidez pode ser pressão alta se for constante e se aparecer acompanhada de dor no estômago e visão embaçada. Neste caso, a grávida deve ir imediatamente ao obstetra, pois estes sintomas podem indicar um problema de saúde chamado pré-eclâmpsia, que é caracterizado por pressão alta e retenção de líquidos, que leva ao inchaço do corpo e a perda de proteínas pela urina. Veja como tratar esta situação em: Tratamento para eclampsia.

O que tomar para aliviar a dor de cabeça na gravidez
O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito sob a indicação do médico, uma vez que doses excessivas ou alguns tipos de medicamentos podem afetar o fígado ou ser prejudicial para a mulher ou para o bebê.
Normalmente o obstetra indica o uso de algum medicamento quando as dores de cabeça são muito intensas, não passam com medidas naturais ou são acompanhadas por náuseas e vômitos por exemplo, sendo indicado, na maioria das vezes, o uso de Paracetamol.
Uma forma de aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário o uso de medicamentos são alguns chás, como por exemplo o chá de camomila, que deve ser consumido apenas 1 xícara por dia para que não prejudique o desenvolvimento do bebê. A melhor solução para aliviar a dor de cabela é colocar uma compressa fria na cabeça e ficar em um ambiente calmo. Conheça outras opções de remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez.
Como aliviar a dor de cabeça na gravidez
O que se pode fazer para aliviar a dor de cabeça na gravidez é:
- Descansar em um ambiente tranquilo, sem ruído e com as luzes apagadas;
- Aplicar uma compressa de água fria na nuca ou na testa;
- Em caso de dor de cabeça devido a congestão nasal, aplicar uma compressa de água morna em torno dos olhos e do nariz;
- Comer de 3 em 3 horas e em pouca quantidade;
- Fazer um atividade física regular;
- Tentar manter um horário regular de sono;
- Tomar banho de água morna ou fria ou lavar o rosto com água fria.
A acupuntura e a massagem também são ótimas soluções para aliviar as dores de cabeça na gravidez. Conheça os benefícios, cuidados necessários e as contraindicações da massagem na gestação.
Veja também esta técnica super simples ensinada pela nossa fisioterapeuta para aliviar a dor de cabeça: