Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a Dor de cabeça na Gravidez

​A dor de cabeça na gravidez geralmente aparece no 1º trimestre de gestação, e pode ocorrer devido a várias causas, como alterações hormonais, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse e fome. Geralmente, a dor de cabeça na gravidez tende a diminuir ou a desaparecer porque os hormônios tendem a se estabilizar.

No entanto, a dor de cabeça na gravidez pode ser pressão alta se for constante e se aparecer acompanhada de dor no estômago e visão embaçada. Neste caso, a grávida deve ir imediatamente ao obstetra, pois estes sintomas podem indicar um problema de saúde chamado pré-eclâmpsia, que é caracterizado por pressão alta e retenção de líquidos, que leva ao inchaço do corpo e a perda de proteínas pela urina. Veja como tratar esta situação em: Tratamento para eclampsia.

Como aliviar a dor de cabeça na gravidez

O que se pode fazer para aliviar a dor de cabeça na gravidez é:

  • Descansar em um ambiente tranquilo, sem ruído e com as luzes apagadas;
  • Aplicar uma compressa de água fria na nuca ou na testa;
  • Em caso de dor de cabeça devido a congestão nasal, aplicar uma compressa de água morna em torno dos olhos e do nariz;
  • Comer de 3 em 3 horas e em pouca quantidade;
  • Fazer um atividade física regular;
  • Tentar manter um horário regular de sono;
  • Tomar banho de água morna ou fria ou lavar o rosto com água fria.

A acupuntura e a massagem também são ótimas soluções para aliviar as dores de cabeça na gravidez. Conheça os benefícios, cuidados necessários e as contraindicações da massagem na gestação.

O que tomar para aliviar a dor de cabeça na gravidez

O remédio que se pode tomar para dor de cabeça na gravidez é o Paracetamol, mas sempre sob orientação do obstetra porque doses excessivas podem afetar o fígado, sendo prejudicial à saúde.

Alguns chás que podem aliviar a dor de cabeça na gravidez são chá de camomila, mas somente 1 xícara de chá por dia para não prejudicar o bebê.

Optar por soluções caseiras como colocar uma compressa fria na cabeça é sempre a melhor opção para combater a dor de cabeça na gravidez. Veja mais exemplos como este em: ​Remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez.

Veja também esta técnica super simples ensinada pela nossa fisioterapeuta para aliviar a dor de cabeça:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...