Tansulosina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em setembro 2021

A tansulosina é um remédio indicado para o tratamento dos sintomas urinários em homens associados à hiperplasia prostática benigna, pois ajuda a relaxar a musculatura da bexiga e da próstata, melhorando assim o fluxo urinário e tornando mais fácil urinar.

Este remédio deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou cápsulas de 0,4 mg, com o nome comercial Secotex, na forma de genérico como cloridrato de tansulosina, ou nomes similares Tansudart, Tamsulom ou Stub, por exemplo.

A tansulosina também pode ser encontrada associada a outra substância, a dutasterida, indicada para diminuir o volume da próstata e aliviar sintomas causados pelo seu aumento, como retenção urinária, e deve ser usado com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A tansulosina é indicada para o tratamento dos sintomas urinários causados pela hiperplasia prostática benigna em homens com próstata aumentada. Saiba identificar os sintomas urinários da hiperplasia prostática benigna.

Esse remédio age relaxando os músculos da bexiga e da próstata, facilitando o fluxo da urina, o que torna mais fácil urinar.

Como tomar

A tansulosina deve ser tomada por via oral, uma vez ao dia e sempre no mesmo horário, após o café da manhã, e pelo tempo de tratamento indicado pelo médico.

A dose recomendada é de 1 cápsula ou comprimido de 0,4 mg, 1 vez por dia. Caso a pessoa se esqueça de tomar a dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tansulosina são tontura, náusea, vômito, dor de cabeça, dor no peito, palpitação, pressão sanguínea baixa, sonolência, insônia, fraqueza, ejaculação anormal ou diminuição da quantidade de sêmen, diminuição do interesse sexual ou sintomas de rinite como nariz escorrendo ou entupido, dor no rosto, dor de garganta ou tosse.

Além disso, a tansulosina pode causar ereção do pênis dolorosa que pode durar 4 horas ou mais, sendo importante procurar ajuda médica caso a pessoa apresente esse efeito colateral.

É aconselhado também procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à tansulosina como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

A tansulosina não deve ser usada por crianças com menos de 16 anos, por mulheres ou por pessoas que tenham insuficiência hepática grave, hipotensão ortostática ou que tenham alergia à tansulosina ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que estejam em tratamento com cetoconazol ou outros remédios que tenham ação semelhante à tansulosina, como alfuzosina, doxazosina, prazosina, silodosina ou terazosina, por exemplo.