6 truques para acabar com a cólica menstrual rápido

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
novembro 2021

Para diminuir as cólicas menstruais, que normalmente causam dor intensa, desconforto ou mal-estar constante na mulher, boas dicas para fazer em casa incluem: colocar uma bolsa de água morna no abdômen, tomar o chá de gengibre com valeriana ou eliminar a cafeína da alimentação, por exemplo. Ao seguir essas dicas é possível ter um maior conforto durante o período menstrual, além de uma melhor qualidade de vida.

No entanto, caso as cólicas sejam muito dolorosas e frequentes, recomenda-se consultar um ginecologista para identificar se existe mais alguma causa, como endometriose, que precise ser tratada, ou iniciar o tratamento com medicamentos de farmácia, especialmente os anti-inflamatórios.

As dicas para diminuir as cólicas menstruais de forma natural incluem:

1. Compressas de água morna no abdômen

Esta é uma técnica bastante antiga, mas também muito eficaz que ajuda a relaxar os músculos da região abdominal e aliviar as dores da cólica.

Para fazer esta técnica basta colocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.

2. Tomar chá de gengibre com valeriana

Existem vários chás com propriedades que podem ajudam a aliviar as cólicas menstruais, no entanto, duas plantas que parecem ter um forte efeito para aliviar o desconforto são o gengibre e a valeriana, que podem ser associadas no mesmo chá para obter um efeito maior.

Para isso basta fazer um chá colocando 2 cm da raiz de gengibre com 1 colher (de chá) de raiz de valeriana em 250 mL de água fervente e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Depois deve-se coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Este chá junta o poder anti-inflamatório do gengibre com o efeito relaxante da valeriana, permitindo aliviar vários tipos de desconforto da menstruação, incluindo as cólicas. Além disso, por conter valeriana, este chá também pode ser uma excelente opção para mulheres que sofrem com crises de ansiedade durante a menstruação, por exemplo.

Confira outras opções de remédios caseiros para tratar as cólicas menstruais.

3. Utilizar pontos de reflexologia

A reflexologia é uma terapia natural que utiliza a pressão em alguns pontos do corpo para combater a dor e aliviar outros tipos de sintomas. Por ser uma prática natural, tem poucas contraindicações e, por isso, pode ser utilizada por qualquer mulher em casa.

Um dos pontos mais importantes para reduzir o desconforto causado pelas cólicas menstruais é o ponto "Mansion Cottage" que fica situado na linha logo acima da região pélvica, no local onde o abdômen se liga com as pernas, como mostra a imagem.

Para usar esse ponto basta fazer uma ligeira pressão sobre o local, utilizando a palma da mão ou um dedo, e, mantendo a pressão, fazer uma pequena massagem circular, por 5 a 10 minutos.

4. Fazer exercícios para as cólicas

Alguns exercícios que ajudam a diminuir as cólicas menstruais podem ser:

  • Exercício 1: deitar de barriga para cima e levar os joelhos ao peito, segurando as pernas com as mãos;
  • Exercício 2: deitada de barriga para cima, juntar os pés e puxá-los o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.

Além disso, fazer exercício físico regular libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercício físico regularmente como caminhadas, natação, yoga ou ciclismo, por exemplo, pode ajudar a prevenir ou reduzir as cólicas menstruais.

Veja outras posições e massagens que ajudam a aliviar as cólicas.

5. Não ingerir cafeína nem álcool

A cafeína presente no café, chás, bebidas energéticas e chocolates, assim como o álcool, são substâncias que parecem agravar a intensidade das cólicas na maior parte das mulheres. Por esse motivo, é importante retirar, ou pelo menos, diminuir o consumo desse tipo de alimentos na dieta, durante as crises.

6. Evitar comer doces e salgados

Os doces e os salgados causam inchaço e retenção de líquido, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por esta razão, é importante ter uma dieta equilibrada, procurando evitar o excesso de doces e salgados e comendo mais legumes e verduras, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas.

Veja mais dicas para reduzir os sintomas da TPM no vídeo a seguir:

O que fazer quando a cólica não passa

Nos casos em que a cólica não passa com as medidas caseiras, é recomendado que o ginecologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e seja indicado o melhor remédio para aliviar as cólicas. Os remédios para cólica possuem ação analgésica, anti-inflamatória ou anti-espasmódica, promovendo o alívio da dor e diminuindo as contrações uterinas.

Alguns exemplos de remédios para cólica são ibuprofeno, cetoprofeno, escopolamina e paracetamol, por exemplo, que são indicados pelo médico de acordo com a intensidade da cólica e presença ou não de sintomas associados. Conheça mais sobre os remédios para cólica.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • BEGUM, Monawara; DAS, Sumit; SHARMA, H. K.. Menstrual Disorders: Causes and Natural Remedies. Journal of Pharmaceutical, Chemical and Biological Sciences. Vol.4, n.2. 307-320, 2016
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 569-577.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 349035 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 169252 visualizações