Óleo essencial de lavanda: benefícios, como usar e como fazer em casa

Atualizado em junho 2023
Evidência científica

O óleo essencial de lavanda é extraído da planta medicinal Lavandula angustifolia, possuindo propriedades calmantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo por isso indicado para auxiliar no tratamento da ansiedade, insônia ou psoríase.

Esse óleo essencial, também conhecido como alfazema, pode ser usado para aromaterapia, aplicação sobre a pele ou para massagens, não devendo ser ingerido devido ao risco de efeitos colaterais.

O óleo essencial de lavanda pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, mas também pode ser feito em casa. Além do óleo, as flores da lavanda podem ser utilizadas para fazer chá, possuindo também vários benefícios. Veja como preparar o chá de lavanda.

Imagem ilustrativa número 1

7 benefícios do óleo de lavanda

Os principais benefícios do óleo essencial de lavanda são

1. Reduzir a ansiedade

O óleo essencial de lavanda é rico em monoterpenos, como o linalol e o acetato de linalil, com propriedades sedativas e calmantes que podem ajudar a reduzir a ansiedade, complementando o tratamento recomendado pelo médico.

Isto porque ao ser inalado, o óleo essencial de lavanda parece estimular o cérebro a produzir neurotransmissores, como a serotonina, promovendo um efeito calmante e relaxante.

Além disso, o óleo essencial de lavanda pode ser indicado para ajudar a reduzir a ansiedade antes de cirurgias ou procedimentos dentários, por exemplo.

2. Reduzir o estresse

Devido às suas propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, o óleo essencial de lavanda por ser usado para ajudar a reduzir o estresse.

3. Combater a depressão

O óleo essencial de lavanda também pode ajudar no tratamento da depressão, devidos suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas.

Esse óleo não substitui o tratamento médico com remédios, mas pode ser usado para complementar o tratamento da ansiedade, ajudando a relaxar, acalmar e melhorar a qualidade do sono.

4. Melhorar a qualidade do sono

O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a agitação, melhorar o relaxamento do corpo, além de acalmar, o que ajuda a combater a insônia e a melhorar a qualidade e a duração do sono.

Além disso, a aromaterapia com o óleo essencial de lavanda parece aumentar os níveis de melatonina no corpo, que é o hormônio responsável por regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia.

5. Estimular a cicatrização de aftas

O óleo essencial de lavanda possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir a dor, a inflamação, irritação e o tamanho das aftas.

6. Reduzir a dor da enxaqueca

O óleo essencial de lavanda pode ajudar a reduzir a dor de cabeça e a severidade da enxaqueca, devido suas propriedades analgésicas, e ajudar a aliviar a sensibilidade à luz, náuseas e vômitos causados pela enxaqueca.

Além disso, o óleo essencial de lavanda também parece prevenir a disseminação da dor de cabeça da enxaqueca para outras partes do cérebro, podendo ser usada para a enxaqueca aguda. No entanto, não deve ser usada para o tratamento da enxaqueca, pois pode aumentar o risco de recorrência da enxaqueca. 

7. Ajudar na cicatrização da pele

O óleo essencial de lavanda possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, que quando aplicado sobre a pele, pode ajudar a reduzir a inflamação e acelerar o processo de cicatrização, auxiliando no tratamento de feridas da pele, picadas de inseto, queimaduras, psoríase ou eczema, por exemplo. 

Como usar

O óleo essencial de lavanda pode ser usado para aromaterapia, massagens ou para aplicação direta sobre a pele.

1. Aromaterapia com óleo de lavanda

A aromaterapia com o óleo essencial de lavanda pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, depressão ou insônia, pois tem propriedades calmantes e sedativas.

Para fazer a aromaterapia com a lavanda deve-se inspirar profundamente o aroma do óleo essencial diretamente do frasco, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, antes de expirar. Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.

Outra forma de fazer a aromaterapia com o óleo essencial de lavanda é colocar 3 a 4 gotas do óleo essencial de lavanda em um pouco de água, no interior de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. Veja outras formas de fazer a aromaterapia.  

2. Massagem com o óleo de lavanda

O óleo essencial de lavanda também pode ser usado em massagens relaxantes devido ao seu aroma agradável e propriedades relaxantes e calmantes. Veja outros benefícios da massagem com óleos essenciais.

Para fazer a massagem, deve-se utilizar 10 gotas do óleo essencial de lavanda misturadas com 100 mL de um óleo vegetal, como óleo de coco ou óleo de amêndoas doces, por exemplo. Em seguida, aplicar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 10 minutos. 

3. Aplicação do óleo na pele

A aplicação do óleo essencial de lavanda sobre a pele pode ser feito para ajudar a melhorar a cicatrização da pele.

Para aplicar sobre a pele, deve-se misturar 1 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda em 2 colheres (de chá) de um óleo carreador, como óleo de coco, óleo de rícino ou óleo de amêndoas doces, por exemplo, e aplicar na área da pele afetada. 

Antes de usar o óleo essencial de lavanda sobre a pele, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de lavanda em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo. 

Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo essencial de lavanda.

Como fazer o óleo de lavanda em casa

Além de ser encontrado em lojas de produtos naturais, também é possível preparar o óleo essencial de lavanda em casa.

Ingredientes

  • Uma mão cheia de flores frescas ou secas de lavanda;
  • 1 xícara de óleo vegetal ou azeite de oliva.

Modo de preparo

Colocar as flores de lavanda em um frasco de vidro limpo e seco, e que tenha tampa. Adicionar o óleo vegetal ou o azeite, misturar bem e tampar o frasco. Deixar o frasco por 3 dias em um local com sol direto. 

Após esse período, coar o óleo usando uma peneira fina ou filtro de café. Em seguida, guardar o óleo essencial de lavanda em um frasco de vidro escuro e com tampa. Este óleo deve ser usado somente sobre a pele, não deve ser consumido.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são irritação na pele ou reação alérgica quando aplicado sobre a pele.

Além disso, o uso tópico frequente do óleo essencial de lavanda em meninos, pode causar ginecomastia pré-puberal, que é o crescimento de mamas na pré puberdade.

O óleo essencial de lavanda também pode causar sonolência excessiva náuseas, vômitos, dor de cabeça.

O óleo essencial de lavanda quando ingerido pode causar efeitos tóxicos, como dificuldade para respirar, confusão mental, diarreia, dor de estômago, visão embaçada, sensação de queimação ou dor na garganta. Por isso, esse óleo não deve ser consumido por via oral.

Quem não deve usar

O óleo essencial de lavanda não deve ser usado primeiro trimestre da gestação, uma vez que não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança nessa fase. No entanto, no 2º e 3º trimestres, ou na amamentação, pode ser usado, desde que tenha orientação médica.

No caso de crianças, o uso do óleo essencial de lavanda na aromaterapia parece ser seguro, no entanto, deve ser usado somente se tiver recomendação do pediatra. No entanto, o óleo não deve ser usado para massagens ou aplicação na pele, pois pode causar ginecomastia, especialmente em meninos.

O óleo essencial de lavanda também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à lavanda.

Além disso, o óleo essencial de lavanda também não deve ser ser consumido por via oral e nem aplicado puro sobre a pele.