17 sintomas de hipoglicemia (e o que fazer)

agosto 2022

A hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos, geralmente abaixo de 70 mg/dL.

Esta situação é mais comum em pessoas com diabetes, que usam medicamentos para diminuir os níveis de açúcar no sangue, especialmente quando são utilizados na dose errada ou fora do horário indicado. No entanto, também pode acontecer quando se fica muito tempo sem comer,quando se bebe álcool em excesso ou quando se faz atividade física muito intensa.

Algumas vezes, a hipoglicemia pode ser confundida com pressão baixa, no entanto, ambas as situações podem ser diferenciadas pelos sintomas e o momento em que surgem. Veja como diferenciar pressão baixa de hipoglicemia.

Principais sintomas de hipoglicemia

Os sinais e sintomas mais comuns de hipoglicemia são:

  1. Fome e fraqueza;
  2. Náuseas;
  3. Suor;
  4. Tonturas;
  5. Sonolência;
  6. Formigamento ou dormência nos lábios e na língua;
  7. Tremedeira;
  8. Calafrios;
  9. Irritabilidade e impaciência;
  10. Ansiedade e nervosismo;
  11. Alterações no humor;
  12. Confusão mental;
  13. Dor de cabeça;
  14. Palpitações cardíacas;
  15. Falta de coordenação nos movimentos;
  16. Convulsões;
  17. Desmaio.

Estes sintomas podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas com diabetes, quando é mais difícil manter o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Como confirmar se é hipoglicemia

Para saber se é hipoglicemia, é importante que seja feito um teste de glicemia, em que é medida a concentração de açúcar no sangue, podendo o exame ser feito em jejum ou não de acordo com a orientação do médico.

Esse exame pode ser feito através da coleta de uma amostra de sangue no laboratório ou através do glicosímetro, que é um aparelho portátil em que é feita a coleta de uma pequena amostra de sangue na ponta do dedo, sendo o resultado indicado em poucos segundos. De forma geral, é considerado hipoglicemia quando os níveis de açúcar são menores que 70 mg/dL. Conheça mais sobre os exames para avaliar a glicose no sangue.

O que fazer

Ao sentir os primeiros sintomas ou identificar alguém com sinais de hipoglicemia, deve-se sentar e oferecer alimentos ricos em açúcar ou carboidratos de fácil digestão, como 1 copo de suco de frutas, meio copo de água com 1 colher de sopa de açúcar ou 1 pão doce, por exemplo. Após 15 minutos, deve-se verificar se os sintomas melhoraram e, se possível, medir a glicemia. Se o resultado ainda estiver abaixo de 70 mg/dl ou se os sintomas persistirem, deve-se procurar o pronto socorro para obter ajuda médica.

Se nesse período, a pessoa desmaiar, deve-se chamar imediatamente ajuda médica e esfregar uma pasta de açúcar, feita com algumas gotas de água, no interior das bochechas e debaixo da língua. Esta técnica ajuda a garantir uma rápida absorção de açúcar e também evita o risco de engasgamento que pode surgir ao se dar água com açúcar. Veja o que fazer em caso de hipoglicemia.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • WEBMD. Hypoglycemia (Low Blood Sugar). Disponível em: <https://www.webmd.com/diabetes/hypoglycemia-overview#1>.
  • NIDDK-NIH. Low Blood Glucose (Hypoglycemia). Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/low-blood-glucose-hypoglycemia>. Acesso em 30 jul 2019
Mostrar bibliografia completa
  • MAYO CLINIC. Hypoglycemia. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hypoglycemia/symptoms-causes/syc-20373685>. Acesso em 30 jul 2019
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.