Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Remédios caseiros para Reumatismo

Os remédios caseiros preparados com plantas com ação anti-inflamatória são uma ótima opção para aliviar a dor e o desconforto causado pelo reumatismo. No entanto, estes não excluem o tratamento que deve ser indicado pelo médico. Saiba como este tratamento pode ser feito em: Tratamento para reumatismo.

As melhores opções caseiras são:

1. Chá de urtiga

Um bom remédio caseiro para reumatismo é tomar diariamente o chá de urtiga porque ele atua nas glândulas supra-renais e nos rins, facilitando a eliminação do ácido úrico que está relacionado às doenças reumatológicas.

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas de urtiga picadas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque os 2 ingredientes no fogo e deixe ferver por 5 minutos. Apague, tape, coe e beba a seguir, diariamente.

7 Remédios caseiros para Reumatismo

2. Cataplasma com mostarda-negra

Um outro bom remédio caseiro para reumatismo é o cataplasma de mostarda-negra.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar a mostarda em pó com água morna até que se forme uma papa. Em seguida espalhar este cataplasma sobre uma gaze ou um pano limpo e deixar 15 minutos sobre a região afetada em caso de reumatismo. Depois lavar com cuidado e aplicar um hidratante na região para evitar irritação na pele.

3. Suco de beterraba com cenoura

Um bom remédio caseiro para reumatismo é tomar o suco de cenoura com beterraba preparado com água de coco porque ele ajuda a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue, sendo especialmente indicado para o tratamento de doenças como Gota, Artrite e Fibromialgia, que são conhecidas popularmente como reumatismo.

Ingredientes

  • 1/2 cenoura grande ou 1 pequena
  • 1/2 beterraba cozida
  • 1/2 pepino descascado e picado
  • 1 copo de água de coco

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, coe e beba logo em seguida para que não perca suas propriedades medicinais.

7 Remédios caseiros para Reumatismo

4. Suco de laranja com morango

Um excelente tratamento caseiro para reumatismo é o suco de laranja com banana e morangos porque a laranja e os morangos são ricos em vitamina C, que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a banana é alcalina e ajuda a neutralizar a acidez sanguínea. 

Ingredientes

  • 2 laranjas médias
  • ½ xícara (chá) de morangos 
  • ½ banana
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce e beba a seguir para aproveitar ao máximo as propriedades medicinais das frutas.

Uma boa forma de conseguir consumir este suco todo ano é congelar os morangos em pequenos sacos de congelação e guardá-los no congelador ou freezer, retirando somente a quantidade necessária para preparar 1 copo de cada vez.

5. Chá de harpago

Um bom tratamento natural para combater o reumatismo nos ossos é tomar o chá de harpago porque esta planta medicinal possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a controlar os sintomas do reumatismo.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) das raízes de harpago
  • ​1 xícara de água

Modo de preparo

Junte os ingredientes numa panela e deixe ferver por 15 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e beba a seguir. Deve-se beber diariamente 2 a 3 xícaras de chá de harpago durante o tratamento.

O consumo deste chá ajuda o paciente a viver melhor com o reumatismo, mas não cura a doença e, por isso, é importante seguir todas as orientações médicas sobre o tratamento do reumatismo, com o uso de medicamentos anti-reumáticos e fisioterapia.

6. Compressa de alecrim

Uma boa solução natural para reumatismo é utilizar compressas de alecrim porque ela ajuda a combater as dores e o incômodo causado pelo reumatismo.

Ingredientes

  • 1 punhado de folhas de alecrim
  • 1 gaze

Modo de preparo

Amasse as folhas de alecrim com o cabo de uma colher de pau e aplique as folhas esmagadas sobre a região dolorida. A seguir enrole a região com uma gaze limpa, pressionando o alecrim sobre a pele.

Deixe esse remédio atuar por 1 hora e troque a seguir. Repita este processo por pelo menos 3 vezes ao dia, durante 1 semana. Para ajudar a combater as dores, experimente também comer peixe 2 vezes por semana.

7. Chá de salgueiro

Um ótimo remédio natural para o reumatismo é o chá de salgueiro porque ele possui flavonoides e taninos que atuam como anti-inflamatório e anti-reumático sendo uma boa forma de aliviar as dores causadas pelo reumatismo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) das cascas de salgueiro picadas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar, coe e tome a seguir. Tome de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...