Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Garra do diabo (harpago): para que serve e como usar

A garra-do-diabo, também conhecida por harpago, é uma planta medicinal muito utilizada para tratar reumatismo, artroses e dores na região lombar da coluna vertebral, pois possui propriedades antirreumáticas, anti-inflamatórias e analgésicas.

O seu nome científico é Harpagophytum procumbens e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, sendo importante utilizar sob orientação do médico ou fitoterapeuta.

Garra do diabo (harpago): para que serve e como usar

Para que serve

A garra do diabo possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antirreumáticas e, por isso, o seu uso pode ser interessante para ajudar no tratamento de algumas situações, como por exemplo:

  • Reumatismo;
  • Osteoartrite;
  • Artrite reumatoide;
  • Tendinite;
  • Bursite;
  • Epicondilite;
  • Dor na coluna e na região lombar;
  • Fibromialgia.

Além disso, alguns estudos sugerem que a garra do diabo também poderia ajudar no tratamento de alterações gastrointestinais, como dispepsia, além de poder também ter ação no caso de infecções urinárias, febre e nas dores pós-parto.

Apesar de possuir propriedades antirreumáticas e anti-inflamatórias e poder ser utilizada em diversas situações, o uso da garra do diabo não substitui o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento.

Como usar

A garra do diabo é normalmente usada para fazer chás e emplastros, sendo principalmente utilizadas as raízes. Além disso, é possível também encontrar a garra do diabo em fórmula de cápsula, podendo a dosagem variar de acordo com a idade da pessoa e objetivo do uso.

Para preparar o chá de garra-do-diabo, basta colocar 1 colher (de chá) das raízes secas numa panela, juntamente com 1 xícara de água. Deixar ferver por 15 minutos em fogo baixo, esfriar, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

O uso da garra de diabo deve ser recomendado pelo médico, sendo importante fazer uso das quantidades recomendadas por dia para evitar o surgimento de efeitos colaterais, como irritação da mucosa gastrointestinal, diarreia, náuseas, sintomas de má digestão, dor de cabeça e perda do paladar e do apetite.

Além disso, o uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de hipersensibilidade à planta, presença de úlceras estomacais ou duodenal, obstrução das vias biliares e gastrite, além de também não ser recomendado para crianças e mulheres grávidas e lactentes sem orientação médica.

Bibliografia >

  • Monografia da espécie Harpagophytum procumbens DC. ex Meissn. (“garra-do-diabo”). Monografia, 2015. Ministério da saúde e ANVISA.
  • GRUNWALD, JORG; JANICKE, CHRISTOF. A farmácia verde. Espanha: Editora Everest, 2009. 346-347.
  • MYRALIS PHARMA. Bioflan - Harpagophytum procumbens. 2014. Disponível em: <http://media.netfarma.com.br/bulas/Bioflan-30-P00029MYL00.pdf>. Acesso em 12 Jun 2019
  • BVS. Quais as evidências para o uso de Garra do Diabo na Atenção Primária à Saúde?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/quais-as-evidencias-para-o-uso-de-garra-do-diabo-na-atencao-primaria-a-saude/>. Acesso em 17 Dez 2020
  • MENGHINI, Luigi; RECINELLA, Lucia; LEONE, Sheila; CHIAVAROLI, Annalisa; et al. Devil's claw (Harpagophytum procumbens) and chronic inflammatory diseases: A concise overview on preclinical and clinical data. Phytother Res. Vol 33. 9 ed; 2152-2162, 2019
  • BRIEN, Sarah; LEWITH, George T.; MCGREFOR, Gerry. Devil's Claw (Harpagophytum procumbens) as a Treatment for Osteoarthritis: A Review of Efficacy and Safety. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. Vol 12. 10 ed; 2007
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem