Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

Fevereiro 2021

A mostarda é uma planta cuja semente é principalmente utilizada na preparação de condimentos para carnes, legumes e saladas, e que possui sabor intenso e picante. Além das sementes, as folhas da mostarda também podem ser consumidas, já que também são ricas em compostos sulfurados, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e vitamina K. Além disso, por ser rica em fibras, comer folhas de mostarda ajuda a aliviar o intestino preso, mas também é ótima para ajudar a baixar o colesterol e prevenir doenças degenerativas, por causa do seu alto conteúdo de antioxidantes. 

Além das sementes e das folhas possuírem uso no dia a dia, o óleo essencial da mostarda também pode ser usado como antifúngico nas unhas, repelente de insetos ou como ingrediente em cremes de massagem, por exemplo.

Apesar dos benefícios, o consumo do molho feito a partir das sementes de mostarda pode causar vômitos, irritação do estômago ou do intestino e dor abdominal e, por isso, deve ser evitadas por pessoas com problemas gastrointestinais.

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

Os principais benefícios do uso da mostarda no dia a dia são:

1. Previne o envelhecimento da pele

Devido à grande quantidade de vitamina E e A, que possuem efeito antioxidante, a mostarda é capaz de manter a pele mais firme e mais jovem, além de prevenir o envelhecimento precoce, já que atua combatendo a ação dos radicais livres nas células. Além disso, é rica em ômega 9, que aumenta a absorção da vitamina A e E, favorecendo o seu efeito sobre a pele.

2. Fortalece o sistema imunológico

A mostarda ajuda a fortalecer o sistema imune uma vez que contém vitamina A e vitamina E, que ajudam a manter o bom funcionamento das células do organismo, combatem os radicais livres e favorece a resposta do sistema imunológico quando há infecções, tornando o organismo mais protegido.

3. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

As sementes da mostarda são ricas em gorduras boas, como o ômega 3, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, também chamado de LDL, colesterol total e triglicerídeos. Além disso, devido à sua propriedade antioxidante, previne que a gordura fique acumulada dentro dos vasos e favorece a circulação do sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

4. Regula o intestino

A mostarda pode ajudar a regular o intestino uma vez que contém propriedades digestivas e laxantes, promovendo a saúde do intestino e seu bom funcionamento, além de ajudar no combate à prisão de ventre.

5. Ajuda na cicatrização de feridas

A mostarda também pode ajudar na cicatrização de feridas porque possui propriedade anti-inflamatória, ajudando a reduzir os sinais de inflamação no local, como inchaço e dor, o que favorece a cicatrização mais rápida. Além disso, por conter vitamina K, possui ação sobre a coagulação sanguínea, evitando que ocorram sangramentos e acelerando o processo de cicatrização.

Além disso, a mostarda possui efeito antimicrobiano, o que ajuda a prevenir a ocorrência de infecções no local da ferida, o que poderia acabar por atrasar a cicatrização.

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

Informação nutricional

A tabela a seguir indica a composição nutricional para 100 gramas de folhas e sementes de mostarda:

Composição

Quantidade por 100g de folhas de mostarda

Quantidade por 100g de sementes de mostarda

Energia

27 kcal

508 kcal

Proteínas

2,86 g

26,08 g

Lípidos

0,42 g

36,24 g

Carboidratos

4,67 g

28,09 g

Fibra alimentar

3,2 g

12,2 g

Cálcio

115 mg

266 mg

Magnésio

32 mg

370 mg
Ferro1,64 mg9,21 mg
Potássio384 mg738 mg
Zinco0,25 mg6,08 mg
Vitamina C70 mg7,1 mg
Vitamina A151 µg2 µg
Vitamina E2,01 mg5,07 mg
Vitamina K257,5 µg5,4 µg

Para obter todos os benefícios e nutrientes da mostarda, é importante que o consumo tanto das sementes quanto das folhas faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como usar no dia a dia

Na alimentação do dia a dia, a mostarda pode ser consumida em forma de semente, que podem ser usadas no preparo de molhos ou como temperos de carnes e assados. Além disso, as folhas de mostarda também podem ser consumidas no dia a dia refogadas ou como ingrediente. Algumas receitas com mostarda que podem ser incluídas no dia a dia para garantir os benefícios da mostarda são:

1. Folha de mostarda refogada

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

A folha da mostarda possui sabor mais intenso, no entanto é rica em vitaminas e minerais, podendo ser consumida refogada como acompanhamento de refeições.

Ingredientes:

  • 10 folhas de mostarda;
  • 1 cebola;
  • Sal e azeite a gosto.

Modo de preparo:

Cortar a cebola em pequenos pedaços e colocar em uma frigideira com azeite. Quando a cebola estiver mais transparente, colocar as folhas de mostarda cortadas em tiras e um pouco de sal e misturar com a cebola e o azeite, até que esteja bem refogado. Depois é só colocar em um recipiente e servir como acompanhamento nas refeições.

2. Omelete com mostarda

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

O omelete com folhas de mostarda é uma boa opção de café da manhã, jantar ou pós treino, já que é bastante rico nutricionalmente.

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • Folhas de mostarda;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Queijo, cebola, tomate e/ou frango opcionais.

Modo de preparo:

Para fazer o omelete basta bater com um garfo o ovo juntamente com as folhas de mostarda cortadas e sal e pimenta. Em seguida, colocar em uma frigideira e deixar dourar nos dois lados.

Além das folhas de mostarda, pode ser acrescentado uma fatia de queijo branco ou queijo fresco, frango desfiado, cebola e tomate, assim é possível tornar o omelete mais nutritivo.

3.  Molho de mostarda para sanduíche

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

O molho de mostarda é uma das formas mais comuns de usar mostarda e além de adicionar sabor, acrescenta valor nutricional ao sanduíche, hambúrguer ou cachorro quente. Esta é uma receita caseira e saudável.

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de sementes de mostarda;
  • 100 ml de vinho branco;
  • 1 pitada de sal;
  • Tempero a gosto com pimenta preta, estragão, páprica ou outro preferido.

Modo de preparo:

Colocar as sementes de mostarda e o vinho branco no liquidificador ou mixer, e misturar até obter uma pasta lisa. Em seguida adicionar, pimenta, estragão e páprica e misturar. Depois acrescentar 1 colher de sobremesa ao pão do sanduíche e colocar o recheio.

4.  Molho de mostarda e mel para salada 

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

Este molho de mostarda e mel é uma excelente opção para temperar saladas e como possui um sabor mais suave, combina com qualquer salada. 

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de sementes de mostarda;
  • 50 ml de vinho branco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 pitada de sal;
  • Tempero a gosto com pimenta preta, alho, estragão, páprica ou outro preferido.

Modo de preparo:

Colocar as sementes de mostarda e o vinho branco no liquidificador ou no mixer e misturar até obter uma pasta lisa. Em seguida, temperar, adicionar o mel e voltar a misturar. Depois, acrescentar 1 colher de sopa do molho à salada.

5. Frango com sementes de mostarda

Mostarda: 5 benefícios para a saúde e como usar

O frango com sementes de mostarda é uma ótima opção saudável para o almoço ou jantar.

Ingredientes:

  • 1 peito de frango;
  • 1 colher de chá de sementes de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola;
  • 2 cenouras;
  • 1 pitada de sal;
  • Especiarias a gosto.

Modo de preparo:

Cortar o peito de frango em cubos e juntar com 1 colher de sopa de azeite, o sal, as especiarias e sementes de mostarda. Cortar as cenouras e a cebola em rodelas e colocar em um  tabuleiro. Cobrir com a outra colher de azeite, uma pitada de sal e envolver. Colocar os cubos de frango em cima dos legumes e levar ao forno a 200º durante 20 minutos. Servir acompanhado de uma salada.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 20 Mar 2019
  • RAHMAN, Mahmudur et al. Brassicaceae Mustards: Traditional and Agronomic Uses in Australia and New Zealand. Molecules. 23. 231; 1-18, 2018
  • SAHU, Mamta et al. Mustard Is a Miracle Seed to Human Health. Ethnopharmacological Investigation of Indian Spices. 154-162, 2020
  • MADALENA, Lilian et al. Uma revisão sobre a mostarda (Brassica ssp.) e seu possível uso com alternativa para produção de biodiesel. Edição Especial: II Seminário de Engenharia de Energia na Agricultura Acta Iguazu. 6. 5; 23-34, 2017
  • SERQUIZ, R et al. Avaliação do potencial biotecnológico e farmacológico (determinação das atividades hemaglutinante e inibidora de proteases) de sementes de mostarda. Revista da Saúde e Biotecnologia. 1. 1; 31-47, 2017
  • DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE. Condimento, semente de mostarda, moida. Disponível em: <https://tabnut.dis.epm.br/alimento/02024/condimento-semente-de-mostarda-moida>. Acesso em 17 Fev 2021
  • MOSTARDA, CRUA. Departamento de informática em saúde. Disponível em: <https://tabnut.dis.epm.br/index.php/alimento/11270/mostarda-crua>. Acesso em 17 Fev 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem