Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como tomar Boswellia Serrata

Boswellia Serrata é um anti-inflamatório natural excelente para combater dores articulares devido a artrite reumatoide e para acelerar a recuperação depois de fazer exercícios porque contém propriedades que ajudam no combate ao processo inflamatório, até mesmo as inflamações crônicas como asma e osteoartrite. 

Esta planta medicinal também é conhecida com o nome Olíbano, é popularmente usada na medicina Ayurveda, comum na Índia. Ela pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação em forma de cápsulas, extrato ou óleo essencial. A parte do Olíbano utilizado para fins medicinais é a resina da árvore.

Para que serve e como tomar Boswellia Serrata
Para que serve e como tomar Boswellia Serrata

Quando é indicada

A boswellia serrata pode ser usada para tratar a dor articular, recuperação de lesões musculares após atividade física, combater a asma, colite, doença de Crohn, inchaço, artrite reumatoide, osteoartrite, feridas, furúnculos e para descer a menstruação atrasada desde que a mulher não esteja grávida.

Suas propriedades incluem a ação anti-inflamatória, adstringente, aromática, anti-séptica, estimulante, tônica e rejuvenescedora.

Como usar

Boswellia serrata deve ser tomado conforme a orientação do médico ou do fitoterapeuta, mas geralmente é indicado:

  • Em cápsulas: Tomar cerca de 300 mg, 3 vezes ao dia para o tratamento da asma, colite, edema, artrite reumatoide ou osteoartrite;
  • Em óleo essencial: pode ser usada como cataplasma para feridas, basta adicionar óleo essencial em uma compressa e aplicar sobre a região afetada.

Em forma de cápsulas, a dose recomendada de boswellia serrata varia entre 450 mg a 1,2 g por dia, sempre divididos em 3 doses diárias, que devem ser tomados a cada 8 horas mas o médico poderá indicar outra dosagem, se achar que é melhor para você.

Efeitos colaterais 

A boswellia serrata é geralmente bem tolerada tendo como único efeito colateral um ligeiro desconforto abdominal e diarreia, e caso estes se manifestem deve-se diminuir a dose tomada. No entanto não é recomendado tomar este suplemento alimentar sem o conhecimento do médico ou como substituto dos remédios indicados pelo médico.

Quando não usar

A boswellia serrata não deve ser usada durante a gravidez porque pode promover a contração uterina, que pode levar ao aborto. Também não foi estabelecida a segurança dessa planta em crianças e mulheres que estejam amamentando, por isso o mais seguro é não usar esta planta em crianças com menos de 12 anos e durante a lactação. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...