O tratamento para pneumonia normalmente envolve o uso de medicamentos como antibióticos ou antivirais, hidratação e repouso mas, nos casos mais graves, também pode ser indicado o uso de oxigênio, dispositivos para auxiliar na respiração ou cirurgia.
Este tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou pneumologista e é um pouco diferente para a pneumonia viral ou bacteriana, por exemplo. Especialmente nos casos mais graves, pode necessitar ser feito no hospital.
Leia também: 10 tratamentos para pneumonia viral (remédios e quanto tempo dura) tuasaude.com/tratamento-da-pneumonia-viralEm caso de suspeita de pneumonia, é recomendado consultar um pneumologista ou clínico geral. No entanto, se surgirem sintomas como falta de ar ou dificuldade para respirar, é indicado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado.
Principais tratamentos para pneumonia
As principais opções de tratamento para pneumonia são:
1. Medicamentos para pneumonia
Os medicamentos indicados para tratamento da pneumonia variam de acordo com o tipo de pneumonia, gravidade e sintomas associados e, especialmente quando é feito em casa, deve-se ter o cuidado de usá-los na dose e horários orientados do médico.
Os medicamentos mais indicados para pneumonia incluem:
- Antibióticos: são indicados principalmente em caso de suspeita de pneumonia bacteriana;
- Antivirais: medicamentos, como oseltamivir, podem ser indicados especialmente em caso de pneumonia viral causada pelo vírus influenza;
- Antitérmicos: como paracetamol ou dipirona, para o tratamento da febre;
- Broncodilatadores: podem ser indicados nos casos em que a pneumonia causa broncoespasmo, por exemplo.
O tratamento para pneumonia bacteriana com antibióticos normalmente demora de 5 a 7 dias mas, nos casos mais graves, é feito com a pessoa internada no hospital, podendo envolver o uso de medicamentos diretamente na veia e demorar até 21 dias. Conheça os principais antibióticos indicados para pneumonia bacteriana.
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO_TRAT_NAT]
2. Hidratação
Em caso de pneumonia, é importante beber bastantes líquidos para evitar a desidratação. No entanto, especialmente em pessoas internadas no hospital e que não toleram a ingestão de líquidos devido ao desconforto para respirar, pode ser indicado o uso de soro diretamente na veia.
3. Repouso
Fazer repouso é importante para permitir a recuperação adequada da pneumonia. Além disso, as atividades físicas devem ser reiniciadas gradualmente, na medida em que a pessoa tolerar, especialmente após pneumonias mais graves.
4. Cuidados com a alimentação
A ingestão de alimentos como sardinha e abacate, que são ricos em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, como ômega 3 e vitamina E, podem contribuir para reduzir a inflamação no organismo, favorecendo a recuperação da pneumonia.
Leia também: Alimentos para curar pneumonia: o que comer e cardápio tuasaude.com/o-que-comer-para-pneumonia5. Oxigenoterapia
A oxigenoterapia normalmente é indicada nos casos em que a pneumonia provoca sintomas como falta de ar ou esforço para respirar. Consiste no uso de oxigênio por meio de uma cânula nasal ou máscara, por exemplo, para favorecer as trocas gasosas.
Leia também: Oxigenoterapia: o que é, tipos, para que serve e cuidados tuasaude.com/oxigenoterapia6. Dispositivos de suporte ventilatório
A pneumonia pode dificultar o funcionamento dos pulmões, tornando necessário o uso de dispositivos de suporte ventilatório para respirar adequadamente em alguns casos, como os aparelhos de ventilação não-invasiva.
Leia também: Ventilação não-invasiva: o que é, para que serve e tipos tuasaude.com/ventilacao-nao-invasivaNo entanto, nos casos mais graves, pode ser indicada a internação em uma UTI e a intubação orotraqueal para garantir a respiração usando um ventilador, que é outra máquina que auxilia o pulmão durante o tratamento.
7. Cirurgia
Cirurgias, como a colocação de um dreno de tórax ou decorticação, podem ser indicadas especialmente em caso de complicações associadas à pneumonia. O derrame pleural e o acúmulo de pus no pulmão são dois exemplos dessas complicações.
8. Fisioterapia respiratória
A fisioterapia respiratória é importante especialmente nos casos mais graves de pneumonia, que podem gerar sequelas pulmonares e prejudicar o movimentos da respiração. Contribui para fortalecer músculos importantes para a respiração e auxilia na eliminação de secreções das vias aéreas.
Veja com a biomédica Marcela Lemos mais detalhes sobre tratamento da pneumonia:
PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer
08:37 | 100.965 visualizaçõesPosso sair de casa com pneumonia?
O ideal é que durante o tratamento da pneumonia a pessoa permaneça em repouso para garantir uma boa recuperação, principalmente se houver febre e tosse. O tempo de recuperação varia de acordo com a gravidade da doença.
Algumas pessoas podem continuar se sentindo cansadas durante aproximadamente um mês e, por isso, o descanso adequado é importante para garantir a melhora dos sintomas e a recuperação total.
Além disso, a transmissão da pneumonia é mais frequente quando é causada por um vírus, sendo também indicado o uso de máscaras, evitar tossir ou espirrar perto de outras pessoas e lavar as mãos com água e sabão, especialmente nestes casos.
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor, que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
Os sinais de piora são mais frequentes quando o tratamento não é iniciado logo e incluem o aumento da tosse com catarro, presença de sangue nas secreções, piora da febre e aumento da falta de ar. Nestes casos, pode ser indicado ficar internado no hospital e fazer o tratamento com medicamento diretamente na veia.
Leia também: 9 remédios caseiros para pneumonia (comprovados!) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pneumonia