Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Poejo: Para que serve e Propriedades

O Poejo é uma planta medicinal, também conhecida como hortelãzinho, muito utilizada como digestivo e no combate às gripes e resfriados. 

Esta planta é muito aromática, sendo frequentemente encontrado em locais húmidos, à beira de rios ou riachos. O poejo possui aroma intenso e penetrante, por ser adstringente, contrai os tecidos e tende a secar as mucosas, quando em contato com a boca pode produzir sensação de aspereza.

O seu nome científico é Mentha Pulegium e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres ou farmácias de manipulação.

Poejo: Para que serve e Propriedades
Poejo: Para que serve e Propriedades

Para que serve 

O poejo serve para combater a gripe e o resfriado, tosse, falta de apetite, má digestão, azia, gases, cólicas intestinais, coriza, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, menstruação atrasada.

Modo de uso 

As partes utilizadas são suas folhas, talos e flores.

  • Chá de poejo: Colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

O poejo pode ser usado na culinária para temperar pratos salgados, como pratos de peixe, açorda, infusão, licor, azeite aromatizado, em pratos de carnes, e também pratos doces, como pudim, torta, compota e na salada de fruta. 

As folhas esmagadas podem ser usadas para aplicar em feridas porque atua como refrescante e antisséptico. As folhas esmagadas atuam como repelente natural afastando moscas, mosquitos, formigas e traças. 

Propriedades 

As propriedades do poejo incluem sua ação digestiva, estimulante, tônica estomacal, sudorífera, adstringente, emenagoga, febrífuga, expectorante, carminativa e vermífuga.  

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais incluem aborto e parada respiratória, quando consumida em excesso.

Quando não deve ser usado

O poejo está contraindicado para crianças menores de 12 anos e grávidas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...