6 remédios caseiros para intoxicação alimentar

Os remédios caseiros para intoxicação alimentar, como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarréia, além de ajudarem a evitar a desidratação.

A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por bactérias ou fungos e cujos sintomas aparecem poucas horas após o consumo do alimento. O tratamento da intoxicação alimentar deve ser feito para evitar piora dos sintomas e desidratação e deve incluir, além dos remédios caseiros, uma alimentação leve, repouso e aumento da ingestão de água.

Os remédios caseiros podem ser usados para aliviar os sintomas de intoxicação alimentar, mas se não ocorrer melhora em 2 dias, o aconselhado é consultar o médico para que possa ser iniciado tratamento com remédios, caso necessário. Saiba reconhecer os sintomas de intoxicação alimentar e como é feito o tratamento

1. Soro caseiro

O soro caseiro é uma ótima opção de remédio caseiro para intoxicação alimentar, pois é rico em sais minerais e açúcar, que mantém o funcionamento do organismo e evita a desidratação que pode ocorrer devido aos vômitos e à diarréia. 

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin de como preparar o soro caseiro:

2. Água de côco

A água de côco também é um bom remédio caseiro para a intoxicação alimentar, pois é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a hidratar o corpo, repondo os nutrientes e líquidos perdidos pelos vômitos e diarreia e ajudando o organismo a se recuperar mais rapidamente.

A água de côco pode ser consumida livremente, no entanto, para evitar o risco de vômito é aconselhado beber a água de côco gelada natural.

3. Chá de gengibre

6 remédios caseiros para intoxicação alimentar

O chá de gengibre é rico compostos fenólicos como o gingerol e o chogaol que tem ação antiemética, ajudando a reduzir as náuseas e os vômitos, além de melhorar os sintomas de azia e má digestão, sendo uma ótima opção para tratar esses sintomas causados pela intoxicação alimentar.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Descascar as fatias de gengibre e cortar em pedaços menores. Adicionar o gengibre em uma panela, adicionar a água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso deste chá.

4. Chá de hortelã-pimenta

6 remédios caseiros para intoxicação alimentar

O chá de hortelã-pimenta é uma boa opção de remédio caseiro para intoxicação alimentar pois possui óleos essenciais na sua composição, como mentol, mentona e limoneno, que têm ação analgésica e antiespasmódica, ajudando a relaxar os músculos intestinais, a reduzir a formação de gases, o que diminui as contrações que causam diarréia e cólica intestinal. 

Além disso, este chá por ter ação antiespasmódica, ajuda a aliviar os sintomas de náuseas e vômitos causados pela intoxicação alimentar.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia. 

5. Chá de funcho

6 remédios caseiros para intoxicação alimentar

O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir a cólica, os gases, a diarréia, as náuseas e os vômitos causados pela intoxicação alimentar.

Ingredientes

  • 1 colher de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação. 

6. Vinagre de maçã

6 remédios caseiros para intoxicação alimentar

O vinagre de maçã possui propriedades antivirais e antimicrobianas, além de ajudar a recompor a flora bacteriana do intestino, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para tratar a diarréia e a cólica intestinal causadas pela intoxicação alimentar.

Além disso, o vinagre de maçã também ajuda a aliviar as náuseas e a dor de estômago.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã em um copo de água e beber de estômago vazio, até 3 vezes por dia durante as primeiras 24 horas da intoxicação alimentar. Depois desse período, pode-se beber 1 copo desta mistura uma vez pela manhã e novamente à noite para evitar a diarreia.

É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SEMWAL, Ruchi Badoni; et al. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry. 117. 554-568, 2015
  • MCKAY, Diane L.; BLUMBERG, Jeffrey B. A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.). Phytother Res. 20. 8; 619-633, 2006
  • ANHEYER, Dennis; et al. Herbal Medicines for Gastrointestinal Disorders in Children and Adolescents: A Systematic Review. Pediatrics. 139. 6; e20170062, 2017
  • U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED). Fennel. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501793/>. Acesso em 01 Mar 2021
  • YAGNIK, Darshna; et al. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Scientific Reports volume 8, Article number: 1732 . 8. 1732; 1-12, 2018
  • TING, Xia; et al. Nutrients and bioactive components from vinegar: A fermented and functional food. Journal of Functional Foods. 64. 103681, 2020
Mais sobre este assunto: