Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para tratar a Intoxicação Alimentar

Comer os alimentos certos pode abreviar os sintomas de intoxicação alimentar, como enjoo, vômito, dor de barriga, diarreia e mal-estar. Assim, a alimentação adequada ajuda a acelerar a recuperação, aliviando o desconforto mais rapidamente.

Desta forma, quando se tem uma intoxicação alimentar é fundamental beber muitos líquidos, como água, água de côco ou chá, de 30 em 30 minutos e optar por caldos e sopas coadas e, à medida que o paciente vai se sentindo melhor, pode começar a comer alimentos cozidos ou grelhados, mingau e arroz, por exemplo.

O que comer para tratar a Intoxicação Alimentar

Cardápio para intoxicação alimentar

Esse cardápio indica o que se pode comer durante 3 dias durante uma intoxicação alimentar. A quantidade de comida ingerida não deve ser muito grande, para não ficar com a sensação de estômago cheio e nauseado, por isso um prato raso de sopa ou de caldo, pode já ser suficiente nos primeiros dias. 

 1º Dia2º Dia3º Dia
Café da manhãChá de camomila com açúcar e 2 torradasMingau de maisenaMingau de milho
AlmoçoCaldo de canja coadaCanja com cenoura e arrozCanja com cenoura e macarrão
Lanche Maçã cozidaChá com biscoito maisenaBanana cozida
JantarSopa de cenoura e batataSopa de abobrinha e batataSopa de cenoura, abobrinha e batata

Se após o almoço ou jantar sentir fome, pode-se comer maçã ou pera assada sem casca ou uma banana, porque estas são as frutas mais indicadas nessa fase. 

Após a intoxicação alimentar passar, pode-se voltar à alimentação habitual, mas evitando alimentos fibrosos, gordurosos e picantes, durante cerca de 3 a 5 dias.

Alimentos permitidos na intoxicação alimentar

Alguns bons alimentos para comer durante um episódio de intoxicação alimentar, para ajudar a recuperar mais rápido e diminuir os sintomas são, principalmente:

  • Chás com açúcar, como camomila, erva-doce, menta ou gengibre;
  • Mingau de maisena, feito com leite desnatado;
  • Pera e maçã cozida e sem casca;
  • Banana, in natura ou cozida no micro-ondas, por exemplo;
  • Cenoura ou abobrinha cozida em água, sal e uma folha de louro;
  • Sopa de legumes coada ou batida no liquidificador;
  • Canja de galinha desfiada;
  • Arroz branco ou batata cozida com frango cozido. 

Para curar a intoxicação alimentar deve-se começar bebendo muitos líquidos açucarados, como o chá e comer caldo ou sopa coada. Quando o paciente começa a tolerar bem os líquidos, pode comer pequenas quantidades de alimentos sólidos, como pão, torrada ou arroz com frango cozido.

Além disso, em caso de diarreia, o chá de folhas de goiabeira é uma boa opção, devendo-se tomar 2 xícaras desse chá ao longo do dia para ajudar a parar a diarreia.

Não se deve ingerir outros alimentos enquanto se sentir doente ou com vômitos. Deixe o estômago descansar por uma hora depois de vomitar, e depois tente beber pequenas quantidades de água. Beba água regularmente ou tome o soro caseiro. 

Saiba mais detalhes no vídeo a seguir:

Alimentos proibidos ou desaconselhados

Durante uma intoxicação alimentar, é importante evitar alimentos com muitas fibras, como cereais integrais, vegetais folhosos e frutas cruas com casca porque podem irritar a mucosa intestinal, que já esta sensível, podendo agravar a situação. 

Também são desaconselhados, todos os alimentos gordurosos, como frituras, embutidos, biscoito recheado ou bolos de confeitaria, devem ser evitados, além dos condimentos e sabores fortes. O ideal é temperar os alimentos apenas com sal e folhas de louro, que facilitam a digestão. Leite e seus derivados nem sempre são bem tolerados, por isso, fica à critério de cada um. 

O que tomar para cessar a diarreia 

Os remédios probióticos, como UL 250, são os mais indicados para tomar nos primeiros dias da diarreia porque ajudam a repor a flora intestinal, facilitando a cura. Estes não impedem a saída de fezes amolecidas, mas ajudam a tratar a diarreia de forma mais correta. Iogurte natural, kefir e leite fermentado também possui este mesmo benefício para saúde intestinal. Confira os nomes de alguns remédios probióticos.

Os remédios para cessar a diarreia, como Imosec, só são indicados após o 3º dia de diarreia intensa ou em caso de diarreia com sangue. Esse cuidado é importante porque quando a intoxicação é causada por algum agente infeccioso, a forma que o corpo tem de eliminá-lo é através da diarreia, e ao tomar um remédio que prende o intestino, o vírus ou bactéria permanecem no intestino, piorando a situação. 

Quando buscar ajuda médica

Quando há febre e a diarreia permanece forte deve-se buscar ajuda médica o quanto antes, para investigar a causa e iniciar o tratamento, que pode incluir soro na veia e antibióticos. O médico deve ser rapidamente consultado se estiver grávida, ou se a pessoa doente for um idoso ou bebê.

Veja quais as intoxicações mais comuns em: 3 doenças causadas por alimentos contaminados.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar