Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Carvão vegetal ativado

O carvão vegetal ativado (Carbo activatus) é um remédio em forma de cápsulas ou comprimidos que atuam inibindo a absorção gastrintestinal, combatendo os gases e a dor abdominal, sendo útil também contra a ressaca.

Os comprimidos de carvão vegetal são pretos, sólidos e brilhantes e quando colocado no fogo, queimam lentamente sem nenhuma chama. Este remédio é feito a partir de matérias vegetais carbonizadas, como casca de coco e inclusive madeira, que impede que o intestino absorva tudo o que se encontra dentro dele, inclusive vitaminas, minerais e medicamentos.

Para que serve Carvão vegetal ativado

Indicações 

O carvão vegetal ativado é indicado quando se deseja que nada que esteja no trato gastrointestinal seja absorvido, como no caso de intoxicação alimentar, no tratamento da dor abdominal, inchaço e gases, enterite, colite e enterocolite, aerofagias e meteorismo, podendo também ser utilizado para prevenir a ressaca.

No entanto, ele não é capaz de absorver o álcool, derivados do petróleo, potássio, ferro lítio e outros metais. 

Preço 

O carvão vegetal ativado pode ser comprado em farmácias e lojas de produtos naturais e algumas marcas que o vendem são a Herbarium e a Bionatus. A embalagem com 45 cápsulas de carvão ativado custa em média 25 reais.

Como tomar

O modo de uso do carvão vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 para crianças.

Para prevenção da ressaca, o modo de uso consiste em tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta. 

Principais efeitos colaterais 

Os principais efeitos colaterais do carvão vegetal ativado incluem escurecimento das fezes, vômitos, diarreia e prisão de ventre quando consumido em excesso. O uso
prolongado pode reduzir a absorção intestinal de medicamentos usados ao mesmo tempo, por isso se for preciso tomar algum medicamento, este deve ser ingerido até 2 horas antes de tomar o carvão vegetal ativado. 

Quando não tomar

O carvão vegetal ativado é contraindicado para crianças com menos de 2 anos, em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em caso de obstrução intestinal, problemas gastrointestinais ou em pacientes que ingeriram substâncias corrosivas cáusticas ou hidrocarbonetos. Também não é indicado para pessoas que realizam cirurgia no intestino recentemente ou quando há diminuição acentuada do trânsito intestinal.

A ingestão de carvão vegetal ativado na gravidez ou durante a amamentação só deve ser feito sob orientação médica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...