Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Carvão vegetal ativado: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais 
  4. Contra-indicações

O carvão ativado é uma forma processada do carvão comum, tratado com oxigênio em altas temperaturas, aumentando a quantidade de poros, que são capazes de absorver toxinas ou substâncias químicas pelo sistema gastrointestinal, sendo por isso indicado nos casos de intoxicação por medicamentos ou alimentar, por exemplo.

Além disso, devido sua grande capacidade de adsorção de toxinas e químicos no corpo, o carvão vegetal ativado possui vários benefícios para a saúde, contribuindo para a diminuição dos gases intestinais e da dor abdominal, ou prevenção da ressaca.

No entanto, este remédio também compromete a absorção de certas vitaminas, minerais e medicamentos, por isso deve ser usado com moderação e em horários diferentes dos outros medicamentos, e somente com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O carvão vegetal ativado é indicado para:

1. Eliminar os gases intestinais

O carvão vegetal ativado tem a capacidade de adsorver os gases intestinais, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto intestinal.

2. Tratar a intoxicação

Como o carvão ativado tem um grande poder de adsorção, pode ser usado em situações de emergência nos casos de intoxicação por produtos químicos ou medicamentos, como carbamazepina, fenobarbital, quinina, teofilina e dapsona, por exemplo.

Além disso, esse remédio também pode ser indicado nos casos de intoxicação alimentar, uma vez que é capaz de se ligar à toxinas bacterianas.

3. Remover impurezas da água

Algumas impurezas da água podem ser removidas com carvão vegetal ativado, como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.

4. Ajudar a prevenir a ressaca

O carvão vegetal ativado impede a absorção de outros químicos que compõem as bebidas alcoólicas, como adoçantes artificiais, sulfitos e outras toxinas, por isso, ajuda pode ajudar a reduzir os sintomas da ressaca.

Além disso, o carvão vegetal ativado também pode ser usado em casos de enterite, colite e enterocolite, aerofagias e meteorismo. No entanto, ele não é capaz de absorver o álcool, derivados do petróleo, potássio, ferro, lítio e outros metais. 

Como tomar

O carvão vegetal ativado deve ser tomado por via oral, sendo que as doses normalmente recomendadas são de 4 a 6 comprimidos de 250 mg por dias, divididos em duas doses, tomadas no intervalo das refeições, sendo a dose máxima diária de 6 comprimidos por dia para adultos.

Já para crianças maiores de 2 anos, a dose recomendada é a metade da utilizada por adultos, ou seja, de 2 a 3 comprimidos por dia, divididos em duas doses, sendo a dose máxima diária de 3 comprimidos.

Para prevenção da ressaca, a dose recomendada para adultos é de 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta. 

Nos casos de intoxicação por produtos químicos e a pessoa não estiver consciente, o carvão vegetal ativado é usado na forma de lavagem gástrica, feita em hospitais, sendo que a dose deve ser calculada pelo médico, de acordo com o peso corporal.

Possíveis efeitos colaterais 

Os principais efeitos colaterais do carvão vegetal ativado incluem escurecimento das fezes, vômitos, diarreia e prisão de ventre, quando consumido em excesso. 

Além disso, o uso prolongado pode reduzir a absorção intestinal de medicamentos usados ao mesmo tempo, por isso, se for preciso tomar algum medicamento, este deve ser ingerido no mínimo 3 horas antes de tomar o carvão vegetal ativado. 

Quem não deve tomar

O carvão vegetal ativado não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, ou por pessoas com obstrução intestinal, problemas gastrointestinais ou que tenham ingerido substâncias corrosivas cáusticas ou hidrocarbonetos.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou que tenham realizado cirurgia no intestino recentemente ou quando há diminuição acentuada do trânsito intestinal.

A ingestão de carvão vegetal ativado na gravidez ou durante a amamentação só deve ser feito sob orientação médica.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A. Carverol (carvão vegetal ativado). Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/2680.pdf>. Acesso em 13 out 2022
  • VIANA, I.; et al. Activated charcoal toothpastes do not increase erosive tooth wear. J Dent. 103677, 109
Mostrar bibliografia completa
  • NOGUÉ-XARAU, S.; AMIGÓ-TANDÍN, M. Activated charcoal dose in acute drug poisoning. Emergencias. 32. 3; 210-211, 2020
  • COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO. Carvão ativado pó para intoxicação. 2008. Disponível em: <https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/files/ssaude/pdf/inftec-14carvao-ativado.pdf>. Acesso em 13 out 2022
  • ZELLNER, T.; et al. The Use of Activated Charcoal to Treat Intoxications. Dtsch Arztebl Int. 116. 18; 311-317, 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 3 chás mais poderosos para acabar com os gases

    10:14 | 1180773 visualizações
  • Como parar ARROTOS CONSTANTES

    07:04 | 207332 visualizações
  • Como não ter GASES PODRES e Como TRATAR REFLUXO!

    04:58 | 258746 visualizações
  • REMÉDIO CASEIRO para curar e nunca mais ter RESSACA

    01:25 | 152829 visualizações
  • Como eliminar os gases intestinais

    04:22 | 5634442 visualizações