Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 passos para tratar uma Intoxicação Alimentar em casa

Uma intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados com microrganismos, originando sintomas como mal-estar, vômitos, enjoos e diarreia.

No caso de crianças, idosos ou grávidas, perante a presença de vômitos e diarreia é recomendado consultar o médico ou ir imediatamente ao pronto-socorro, pois estes grupos têm maiores chances de ficar desidratados mais rapidamente.

Em outros casos, a intoxicação alimentar pode ser tratada em casa, e o que se deve fazer inclui:

4 passos para tratar uma Intoxicação Alimentar em casa

1. Tomar carvão vegetal

No primeiro dia em que surgirem vômitos e diarreia, a pessoa deve tomar 1 cápsula de carvão vegetal, 2 vezes por dia, inibindo, por adsorção, as toxinas e micro-organismos no intestino, reduzindo os sintomas. Além disso, também ajuda a reduzir os gases intestinais.

2. Beber muito líquidos

É importante beber muitos líquidos, como água, chás, sucos de frutas naturais, água de coco, sais de reidratação oral, que se compram na farmácia, ou bebidas isotônicas, como a Gatorade, por exemplo, para repor os líquidos perdidos pelos vômitos e diarreia, acelerar a recuperação e evitar a desidratação.

Veja ótimas opções caseiras para ajudar a repor os líquidos perdidos e aliviar os sintomas.

3. Repousar

O repouso é fundamental para ajudar a tratar a intoxicação alimentar, pois o organismo necessita de poupar energia devido à perda de líquidos e nutrientes pelos vômitos e diarreia, ajudando também a prevenir a desidratação.

4. Fazer uma alimentação leve

Assim que os vômitos e a diarreia estiverem diminuindo ou passando, deve-se fazer uma alimentação leve, começando por comer uma canja de galinha, purê de batata, creme de legumes ou peixe cozido, por exemplo, de acordo com a tolerância da pessoa.

Além disso, é importante evitar alimentos processados, gordurosos e condimentados, preferindo as frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixe sempre cozidos. Saiba mais sobre o que comer para tratar a intoxicação alimentar.

Geralmente, a intoxicação alimentar passa em cerca de 2 a 3 dias apenas com estas medidas, não sendo necessário tomar nenhum remédio específico. No entanto, caso os sintomas persistam ou piorem, é importante consultar o médico.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem