4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

maio 2022

Para tratar a intoxicação alimentar em casa, é importante repousar e beber bastante líquidos para evitar a desidratação e favorecer a eliminação das toxinas produzidas pelos microrganismos, além de ter uma alimentação leve e de fácil digestão para evitar a piora dos sintomas.

Além disso, outra dica é tomar carvão ativado, desde que orientado pelo médico, pois essa substância é capaz de se ligar às toxinas e facilitar a sua eliminação do organismo, combatendo os sintomas de intoxicação alimentar.

A intoxicação alimentar é uma situação que acontece devido a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados com toxinas de microrganismos, como bactérias ou fungos, em que os sintomas surgem após algumas horas do consumo do alimento contaminado, sendo principalmente notada diarreia, dor abdominal e cólica. Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.

1. Beber muitos líquidos

O consumo de muitos líquidos durante a intoxicação alimentar é bastante importante, pois evita a desidratação, repõe os líquidos perdidos por meio dos vômitos e da diarreia e faz com que a a recuperação aconteça de forma mais rápida. Além disso, o consumo de líquidos ajuda a promover a eliminação das toxinas produzidas pelos microrganismos e que são responsáveis pelos sintomas.

Assim, é importante que durante o dia seja tomado água, chás, suco de frutas naturais, água de coco, sais de reidratação oral, que pode ser encontrada na farmácia, ou bebidas isotônicas, por exemplo. Veja ótimas opções caseiras para ajudar a repor os líquidos perdidos e aliviar os sintomas.

2. Repousar

O repouso é fundamental para ajudar a tratar a intoxicação alimentar, pois o organismo necessita poupar energia devido à perda de líquidos e nutrientes pelos vômitos e diarreia, ajudando também a prevenir a desidratação.

3. Fazer uma alimentação leve

Assim que os vômitos e a diarreia estiverem diminuindo ou passando, deve-se fazer uma alimentação leve e de fácil digestão, para evitar a piora dos sintomas, começando por comer uma canja de galinha, purê de batata, creme de legumes ou peixe cozido, por exemplo, de acordo com a tolerância da pessoa.

Além disso, é importante evitar alimentos processados, gordurosos e condimentados, preferindo as frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixe sempre cozidos. Saiba o que comer em caso de intoxicação alimentar.

4. Tomar carvão vegetal

O carvão vegetal é um remédio que atua promovendo a absorção das toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Assim, na intoxicação alimentar, o carvão ativado consegue absorver as toxinas produzidas pelo microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas. Além disso, o carvão ativado também ajuda a reduzir os gases intestinais.

Para que o carvão vegetal tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias. Saiba mais sobre o carvão vegetal ativado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em maio de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em maio de 2020.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.