Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

5 remédios caseiros para HPV (e como preparar)

dezembro 2022

Alguns remédios caseiros para HPV, como o chá verde ou o suco de laranja com cenoura e beterraba, são ricos em substâncias antioxidantes e imunomoduladoras, como vitamina C ou polifenóis, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e a combater a infecção causada pelo papiloma vírus humano.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode não ter sintomas iniciais, sendo normalmente detectado em exames de rotina, mas que pode causar verrugas na região genital, anal ou na boca, e aumentar o risco de câncer de colo do útero, pênis ou boca, pescoço ou faringe.

Esses remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a fortalecer o sistema imunológico, no entanto, não substituem o acompanhamento médico e o tratamento indicado pelo ginecologista ou urologista, e devem ser usados com orientação médica. Veja como é feito o tratamento do HPV.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros para HPV

Alguns remédios caseiros para HPV são:

1. Chá verde

Alguns estudos [1,2] mostram que o chá verde, feito da planta Camellia sinensis, possui polifenol E (poly-E) e epigalocatequina-galato (EGCG), que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a melhorar a ação do sistema imunológico.

Além disso, um estudo feito laboratório [3], utilizando células do câncer de colo uterino, mostrou que essas substâncias do chá verde, podem ajudar a inibir a proliferação das células desse tipo de câncer causado pelo HPV. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.

O chá verde também pode ser utilizado na forma de extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica, pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

2. Chá de alho e limão

O chá de alho e limão tem propriedades antioxidantes, devido à alicina presente no alho, e a vitamina C do limão, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para HPV.

Ingredientes

  • 1 dente de alho descascado e picado;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • 100 a 200 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água com o alho picado. Retirar do fogo, deixar repousar por 5 a 10 minutos, e depois acrescentar o suco de limão. Coar e beber em seguida.

Para melhorar o sabor do chá, pode-se adicionar 1 colher de sobremesa de mel, por exemplo. No entanto, o mel não deve ser adicionado no caso de pessoas que tenham alergia ao pólen, mel ou própolis.

Outra opção para aproveitar os benefícios do alho para fortalecer o sistema imunológico é utilizar a cápsula de óleo de alho. Veja como usar a cápsula de óleo de alho.

3. Suco de laranja com cenoura e beterraba

O suco de laranja com cenoura e beterraba é uma boa opção de remédio caseiro para HPV, pois é rico em vitamina C, vitamina A e ácido fólico, com propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • Suco de 3 laranjas;
  • 1 cenoura descascada;
  • 1/2 beterraba crua descascada.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber logo a seguir, no intervalo entre as refeições. É importante que este suco seja consumido logo após o seu preparo para garantir uma maior quantidade de vitamina C presente nas frutas. Veja a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.

Para variar o sabor do suco, pode-se trocar a laranja por tangerina ou adicionar maçã no suco, por exemplo.

Todos os ingredientes devem ser preferencialmente orgânicos, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

4. Chá de equinácea

O chá de equinácea feito com a planta Echinacea spp, é rico em alcamidas, polissacarídeos, glicoproteínas e derivados do ácido cafeico, com ação imunomoduladora, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para auxiliar no tratamento HPV.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia

Esse chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham tuberculose, leucemia, doenças do colágeno, esclerose múltipla, ou doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lupus ou psoríase.

5. Pomada de barbatimão

Um estudo [4] realizado utilizando uma pomada preparada com o extrato do barbatimão, da espécie Abarema cochliacarpos, mostrou que essa pomada possui ação antiviral e cicatrizante, devido aos taninos na sua composição, causando uma desidratação nas células infectadas pelo vírus HPV, acelerando a cicatrização, diminuindo as verrugas e o seu reaparecimento.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que possam confirmar que o barbatimão realmente seja eficaz para auxiliar no tratamento do HPV.

Ingredientes

  • 12g de casca do caule do barbatimão em pó (cerca de 1 colher de sopa);
  • 250 mL de óleo de côco.

Modo de preparo

Adicionar o barbatimão em pó numa panela de barro ou cerâmica e adicionar o óleo de côco e levar ao fogo baixo durante 1 ou 2 minutos para uniformizar a mistura. Coar a seguir e guardar num recipiente de vidro limpo e seco, que possa ser mantido bem fechado. Passar a pomada na lesão, duas vezes por dia, conforme orientação médica. Essa pomada não substitui o tratamento das verrugas recomendado pelo médico.

É importante usar sempre uma balança de cozinha para medir a quantidade exata do barbatimão.

O barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

Assista ao vídeo a seguir e veja de forma simples como é feito o tratamento para o HPV:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • CAMILO DOS SANTOS, L. G. M.; et al. Monitoramento tecnológico do potencial uso dos extratos de Barbatimão. Cad. Prospec., Salvador. 11. 475-486, 2018
  • MANAYI, A.; et al. Echinacea purpurea: Pharmacology, phytochemistry and analysis methods. Pharmacogn Rev. 9. 17; 63-72, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pomada desenvolvida por pesquisadores da Ufal cura pacientes com HPV. 2013. Disponível em: <https://ufal.br/ufal/noticias/2013/03/pomada-desenvolvida-por-pesquisadores-da-ufal-cura-pacientes-com-hpv>. Acesso em 19 dez 2022
  • ZOU, C.; et al. Green Tea Compound in Chemoprevention of Cervical Cancer. Int J Gynecol Cancer. 20. 4; 617–624, 2010
  • ONO, A.; et al. The Preventive Effect of Dietary Antioxidants on Cervical Cancer Development. Medicina (Kaunas). 56. 11; 604, 2020
  • PASSARETTI, T.; et al. Eficácia do uso do Barbatimão (Stryphnodendron barbatiman) no processo de cicatrização em lesões: uma revisão de literatura. ABCS Health Sci. 41. 1; 51-54, 2016
  • THEISEN, L. L.; et al. Tannins from Hamamelis virginiana Bark Extract: Characterization and Improvement of the Antiviral Efficacy against Influenza A Virus and Human Papillomavirus. PLoS One. 9. 1; e88062, 2014
  • GUPTA, A. K.; et al. Sinecatechins 10% Ointment: A Green Tea Extract for the Treatment of External Genital Warts. Skin Therapy Letter. 20. 1; 2015
  • AHN, W-S.; et al. Protective effects of green tea extracts (polyphenon E and EGCG) on human cervical lesions. Eur J Cancer Prev. 12. 5; 383-90, 2003
  • SCHNEIDER, C.; SEGRE, T. Green Tea: Potential Health Benefits. Am Fam Physician. 79. 7; 591-594, 2009
  • SALARIA, D.; et al. Phytoconstituents of traditional Himalayan Herbs as potential inhibitors of Human Papillomavirus (HPV-18) for cervical cancer treatment: An In silico Approach. PLoS One. 17. 3; e0265420, 2022
  • PIYATHILAKE, C. J.; et al. Folate and vitamin B12 may play a critical role in lowering the HPV 16 methylation associated risk of developing higher grades of CIN. Cancer Prev Res (Phila). 7. 11; 1128–1137, 2014
  • MOUSAVI, Z. B.; et al. A clinical study of efficacy of garlic extract versus cryotherapy in the treatment of male genital wart. Dermatologica Sinica. 36. 4; 196-199, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • HPV - o que é e como se trata

    02:57 | 852014 visualizações