Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Óleo de alho em cápsulas: para que serve e como tomar

O óleo de alho em cápsulas é um suplemento alimentar que serve para principalmente para reduzir o colesterol, mantendo um bom funcionamento do coração, mas também para fortalecer o sistema imune, devido presença da alicina e enxofre, que são os principais compostos bioativos do alho, por isso quanto maior concentração de alicina, mais eficiente será o suplemento no combate ao colesterol.

O alho em cápsulas como suplemento alimentar pode ser comprado em farmácias e lojas de produtos naturais ou através da internet, mas é importante verificar no rótulo a matéria prima porque o alho cru é mais potente que o alho cozido e o alho fresco é mais potente que o alho velho. A dose diária ideal para baixar o colesterol pode ser 20 mg de alicina que é o equivalente a 4g ou uma unidade de alho cru.

Óleo de alho em cápsulas: para que serve e como tomar

Para que serve o óleo de alho

O óleo de alho em cápsulas serve para:

  • Evitar doenças do coração e melhorar a saúde cardiovascular: contém alicina e outros compostos sulfurados que ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol "bom" (HDL), contribuindo para o bom funcionamento do coração;
  • Controlar a pressão arterial: já que parece ser capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, fortalecer as paredes vasculares e melhorar o fluxo de sangue. Além disso, os compostos do alho também parecem diminuir a agregação plaquetária, reduzindo o risco de trombos;
  • Prevenir o envelhecimento precoce: devido à ação antioxidante dos compostos sulfurado do alho, que reduzem o estresse oxidativo;
  • Fortalecer o sistema imunológico: os compostos do alho parecem ser capazes de regular a resposta imunitária do corpo, aumentando as células de defesa que permitem combater infecções;
  • Melhorar a memória e o aprendizado: o alho parece ser capaz de proteger as células cerebrais, podendo até ajudar na prevenção do Alzheimer;
  • Diminuir a osteoartrite: devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, o alho pode ser capaz de reduzir a inflamação articular.

Os estudos do efeitos das cápsulas de alho têm sido feitos principalmente em animais e, por esse motivo, são necessárias mais investigações científicas para determinar com maior segurança os benefícios para a saúde humana.

Como tomar óleo de alho

Existe alguma controvérsia nos estudos feitos sobre a dose recomendada, no entanto, é comum recomendar uma dose entre 600 a 1200 mg por dia, o que equivale entre 2 a 4 cápsulas, dependendo da concentração do suplemento, devendo ser ingeridas 2 vezes ao dia antes das refeições, como almoço e jantar.

Em qualquer caso, é importante ler o rótulo e seguir as indicações do médico ou nutricionista, que podem adequar a cada caso.

Possíveis efeitos colaterais

As cápsulas de óleo de alho, normalmente não provocam efeitos colaterais, no entanto, em alguns casos, pode provocar náuseas, diarreia, vômitos e mal-estar no estômago.  

Alguns estudos feitos em animais indicam que ingerir mais do que 25 gramas de alho cru ou mais de 400 mg/kg do óleo de alho pode resultar em toxicidade para as células dos testículos.

Contra indicações do óleo de alho

A ingestão de cápsulas de óleo de alho pode não estar indicada para mulheres que estão a amamentar porque pode alterar o sabor do leite materno, e crianças até 3 anos.  E não deve ser tomado com medicamento anticoagulantes sem o conhecimento do cardiologista.

Além disso, não devem ser usadas nos dias anteriores a algum tipo de cirurgia, já que podem aumentar o risco de hemorragia.

Assista o vídeo seguinte e saiba também como usufruir dos benefícios do alho natural:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem