Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

HPV na mulher: o que é, sintomas e tratamento

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo papilomavírus humano, que afeta mulheres que tiveram contato íntimo sem o uso do preservativo com alguém que possuía o vírus. 

Após a mulher ser infectada pelo vírus do HPV, acontece a formação de pequenas verrugas semelhantes a uma pequena couve-flor, que podem provocar coceira, principalmente na região íntima. No entanto, as verrugas podem aparecer noutros locais como boca ou ânus, caso se tenha realizado sexo oral ou anal desprotegido com uma pessoa infetada.

Por se tratar de infecção viral, não existe um remédio que possa levar à cura, e por isso o tratamento é feito com o objetivo de retirar as verrugas com pomadas específicas ou sessões a laser.

HPV na mulher: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de HPV

A maior parte das mulheres não apresenta nenhum sintoma de HPV, isso porque as verrugas características desta infecção podem levar meses ou anos para aparecer, no entanto a contaminação dos parceiros íntimos pode acontecer, mesmo que não existam sinais da infecção.

Quando os sintomas de HPV estão presentes podem ser relatados:

  • Verrugas de vários tamanhos na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus;
  • Ardência no local das verrugas;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;
  • Formação de placas por pequenas verrugas unidas.

Caso exista a suspeita de HPV é recomendado procurar um ginecologista, para que as verrugas sejam avaliadas e possam ser retiradas, pois quando esta condição não é tratada pode favorecer o aparecimento de câncer de boca e de colo do útero.

Como se pega

A infeção por HPV é, normalmente, transmitida por via sexual, com ou sem penetração, o que significa que o vírus do HPV pode ser transmitido por sexo vaginal, oral ou anal desprotegido, e até mesmo pelo contato direto com a pele ou mucosa afetada. Embora seja menos frequente, o vírus também pode ser transmitido durante o parto, da mãe para o bebê. Saiba mais sobre como se pega o HPV.

Como confirmar o diagnóstico

O HPV é, frequentemente, diagnosticado no exame de citologia, conhecido como papanicolau, uma vez que os sintomas que a infecção provoca são raros. Além disso, o papanicolau também é realizado quando as verrugas do HPV estão localizadas no colo do útero e, por isso, não podem ser observadas a olho nú.

Outros exames que podem ser necessários para o diagnóstico do HPV são a colposcopia e a aplicação de ácido acético, por exemplo, que permitem todas as verrugas, mesmo que sejam muito pequenas. Confira todos os exames que podem ser usados para identificar o HPV.

HPV na mulher: o que é, sintomas e tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento para o HPV consiste em retirar as verrugas com o uso de pomadas específicas, como o imiquimode e podofilox, por exemplo, de acordo com a recomendação do ginecologista, pelo período de 6 meses a 2 anos, dependendo do tamanho das verrugas e da extensão das lesões.

Por se tratar de um vírus, o tratamento do HPV tem como objetivo apenas reduzir as verrugas e o desconforto da mulher, por isso para que o vírus seja eliminado do corpo, o ginecologista que acompanha o caso pode indicar uso de remédios para fortalecer o sistema imune como o interferon, além do uso de suplementos vitamínicos.

No entanto, na maioria das mulheres, o próprio organismo acaba eliminando o vírus ao fim de 1 a 2 anos. Nos casos em que o corpo não consegue eliminar o vírus, a infecção pode progredir para outra doença, como o câncer.

Para algumas mulheres, após a avaliação médica, poderá ser indicado o tratamento por cauterização, laser ou bisturi, em que as verrugas serão retiradas uma a uma. Veja como estes procedimentos são feitos.

Como prevenir o HPV

Uma das melhores formas de prevenir a infecção por HPV, pelo menos das formas mais graves do vírus é a vacinação com a vacina do HPV, que pode  ser feita, pelo SUS, em meninas entre os 9 e os 14 anos, ou pelo particular em meninas e mulheres entre 9 e 45 anos de idade.

Além disso, é importante que a mulher faça os exames ginecológicos e a citologia nos períodos indicados pelo ginecologista.

Caso a mulher tenha vários parceiros, é recomendado o uso do preservativo feminino na penetração e o preservativo masculino caso seja feito sexo oral ao homem infetado, reduzindo assim o risco de transmissão da infeção. Ainda assim, o uso do preservativo pode não ser completamente seguro, especialmente se estiver mal colocado, se romper ou se não cobrir totalmente o local da infeção. Veja mais sobre a camisinha feminina e como colocar corretamente.

Veja de forma simples como identificar, como é a transmissão e como tratar o HPV assistindo ao vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. HPV and Men - Fact Sheet. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv-and-men.htm>. Acesso em 01 Ago 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático sobre HPV - perguntas e respostas. 2017. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf>. Acesso em 18 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv#tratamento>. Acesso em 08 Jan 2020
  • PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/ AIDS DE SÃO PAULO SETOR DE ASSISTÊNCIA DO NÚCLEO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Diretrizes para o diagnóstico e tratamento do HPV na Rede Municipal especializada em DST/ AIDS. 2008. . Acesso em 14 Mar 2019
  • SNS24. Vírus do papiloma humano (HPV). Disponível em: <https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/virus-do-papiloma-humano-hpv/#sec-1>. Acesso em 20 Jan 2021
  • DGS. Perguntas e respostas sobre HPV. Disponível em: <https://www.saudereprodutiva.dgs.pt/paginas-intermedias/para-todos/pais-e-educadores/hpv-pais-e-educadores.aspx>. Acesso em 20 Jan 2021
  • APF. Vírus do Papiloma Humano - HPV. Disponível em: <http://www.apf.pt/infecoes-sexualmente-transmissiveis/virus-do-papiloma-humano-hpv>. Acesso em 20 Jan 2021
  • LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO. O que é o HPV?. Disponível em: <https://www.hpv.pt/o-que-e-o-hpv/>. Acesso em 20 Jan 2021
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem