Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os remédios para tratar o HPV

Os remédios para HPV ajudam a destruir as verrugas e podem ser utilizados apenas pelo médico no consultório ou aplicados pelo paciente em casa, dependendo dos sintomas e da gravidade da infecção.

O tratamento para o HPV é demorado e, por vezes, dispendioso mas a falta de tratamento pode levar ao agravamento das lesões, aumentar as chances de contágio da doença e, em alguns casos, pode levar ao câncer. Estima-se que, com o tratamento correto, a cura do HPV possa ser alcançada em cerca de 2 anos.

Saiba quais são os remédios para tratar o HPV

Remédios para HPV

Alguns remédios para combater o HPV podem ser aplicados pelo médico no consultório, como por exemplo o Ácido tricloroacético (ATA) a 70 e a 90%, que atua destruindo as verrugas, a Podofilina a 15%, no caso de pequenas lesões, já que causa uma pequena irritação local, ou o 5-fluorouracil, que impede a divisão do vírus HPV nas lesões, favorecendo a sua eliminação.

É importante que o medicamento escolhido seja aplicado 1 a 2 vezes por semana no consultório médico para que o tratamento seja eficaz.

Tratamento em casa com remédios tópicos

Em alguns casos, o tratamento para o HPV pode ser realizado em casa, por meio do uso de:

  • Podofilotoxina a 0.15%, que deve ser aplicada 2 vezes ao dia, por 4 dias consecutivos. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 dias para que o tratamento possa ser iniciado novamente; 
  • Imiquimode a 5% associada ao ácido tricloroacético, que deve ser aplicada nas verrugas genitais ao deitar, 3 vezes por semana, por até 4 meses. É importante lavar a área tratada após 6 a 10 horas da aplicação do medicamento.

O médico geralmente deixa as informações relacionadas ao modo e tempo de uso do medicamento por escrito para que a pessoa possa seguir o tratamento corretamente e, assim, seja eficaz. Saiba como alcançar a cura do HPV.

Remédio natural contra HPV

Um ótimo remédio natural contra o HPV é a pomada preparada com barbatimão porque ela é rica em taninos que desidratam as células infectadas, causando sua descamação e morte. Esta pomada teve sua eficácia comprovada em estudos, não causa efeitos colaterais e parece não ter contraindicações podendo ser utilizada em homens, mulheres, crianças e grávidas.

A pomada de barbatimão está sendo melhor estudada para que possa ser comercializada mas seu uso deve ser restrito de acordo com as orientações médicas. Saiba mais sobre a pomada de barbatimão.

Tratamento caseiro para HPV

Um excelente remédio caseiro para HPV consiste aumentar as defesas naturais do organismo. Por isso, é recomendado:

  • Parar de fumar;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Beber bastante água e sucos de frutas;
  • Aumentar o consumo de frutas cítricas;
  • Ingerir, no mínimo, 2 frutas diferentes por dia;
  • Evitar as carnes, especialmente as vermelhas;
  • Comer sempre saladas e legumes, variando-os todos os dias;
  • Evitar comidas cheias de gorduras e as bebidas alcoólicas.

Ao adotar estas medidas, o organismo ficará mais forte e poderá combater o vírus do HPV mais rapidamente, mas isto não exclui a necessidade do uso dos medicamentos e qualquer outro tratamento médico.

Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais fácil será a cura desta doença, por isso veja de forma simples no vídeo a seguir como identificar os primeiros sintomas:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar